Site em português Site in English
HOME APRESENTAÇÃO CADASTRO COMPRAR VENDER CONTATO AJUDA LEILÕES LISTA RURAL BANNERS


LiveZilla Live Help

Alto Taquari - Mato Grosso

Veja mais detalhes de Alto Taquari

Município de Alto Taquari
[[Ficheiro:|270px|none|center|]]
""
Brasão de Alto Taquari
Bandeira desconhecida
Brasão Bandeira desconhecida
Hino
Aniversário
Fundação 13 de maio de 1986
Gentílico taquariense
Lema Alto Taquari, a cada dia melhor
Prefeito(a) Maurício Joel de Sá (DEM)
(2005 – 2008)
Localização
Localização de Alto Taquari
Localização de Alto Taquari no Mato Grosso
Localização de Alto Taquari em Brasil
Alto Taquari
Localização de Alto Taquari no Brasil
17° 49' 33" S 53° 16' 55" O17° 49' 33" S 53° 16' 55" O
Unidade federativa  Mato Grosso
Mesorregião Sudeste Mato-Grossense IBGE/2008 [1]
Microrregião Alto Araguaia IBGE/2008 [1]
Região metropolitana
Municípios limítrofes Mineiros-Go, Costa Ric-MS e Alto Araguaia-MT
Distância até a capital 480 km km
Características geográficas
Área 1.394,760 km²
População 6.505 hab. est. IBGE/2009 [2]
Densidade 4,0 hab./km²
Altitude 851 m
Clima tropical
Fuso horário UTC-4
Indicadores
IDH 0,804 elevado PNUD/2000 [3]
PIB R$ 542.440 mil IBGE/2005 [4]
PIB per capita R$ 100.601,00 IBGE/2005 [4]

Alto Taquari é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Localiza-se a uma latitude 17°49'34" sul e a uma longitude 53°16'56" oeste, estando a uma altitude de 851 metros. Sua população estimada em 2004 era de 5.226 habitantes.

Possui uma área de 1.399,22 km².

Índice

História

O primeiro nome da cidade foi Cabeceira, após alguns anos passou a ser chamada de Taquari em referência à nascente de um rio próximo à sede municipal, o Rio Taquari. O termo Taquari tem origem Tupi, e designa uma espécie de bambu ou taquara. Conta-se que povos indígenas, antigos habitantes da área, usavam a haste de taquara, abundante na região do citado rio, para fabricar cachimbos e flechas.

A posição geográfica de Alto Taquari, lhe permitiu desenvolver ao longo dos anos, vínculos históricos com dois Estados da Federação vizinhos do município: Goiás e Mato Grosso do Sul. O município localiza-se no sudeste mato-grossense, entre duas grandes bacias fluviais - a do Prata e a do Tocantins. A cabeceira do Ribeirão Furnas, tributário do Rio Taquari que contribui para a Bacia do Prata, é o extremo meridional do estado de Mato Grosso. O Rio Taquari é um dos formadores da extensa planície pantaneira, e vai agrega inúmeros afluentes durante seu percurso até desaguar suas águas no Rio Paraguai.

No dia 7 de maio de 1938 foi criado o Distrito policial de Alto Taquari, e em 17 de outubro de 1958, o Distrito de Paz. O município só foi fundado em 13 de maio de 1986 pela Lei 4.993. A população, além de mato-grossenses, possui emigrantes vindos do Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Geografia

Relevo 
suavemente ondulado, Planalto Taquari-Itiquira.
Formação geológica 
coberturas não dobradas do Fanerozóico, sub-bacia ocidental da Bacia do Paraná.
Limites 
estado de Goiás e de Mato Grosso do Sul.
Área plantada de soja 
70.000 hectares[5]
Área plantada de algodão 
13.000 hectares[5]
Área plantada de milho 
4.000 hectares[5]
Área plantada de arroz 
1.000 hectares[5]
Total de área plantada 
88.000 hectares[5]
Área restante do município 
ocupada pela pecuária[6]

Avanços

Com o objetivo de diminuir o custo do produtor rural, foram reformados no município de Alto Taquari vários mata-burros, estradas vicinais e pontes. Além disso, foi implantado também no município o sistema de consórcio, no qual, produtores, Governo do estado e Prefeitura se uniram para o asfaltamento de estradas que ligam as propriedades rurais.

Outra técnica implantada pelo município que, além de diminuir custos, visa preservar o meio ambiente é a adequação de estradas rurais, com práticas que buscam a recuperação, adequação, manutenção e conservação das estradas rurais de leitos naturais pavimentados ou não, levando em consideração sua integração com as áreas agrícolas com o objetivo de se evitar a erosão do solo, a degradação do meio ambiente, a garantia de tráfego normal de veículos e o escoamento da produção agrícola.

Turismo

Pelo quarto ano consecutivo a Expo Taquari foi considerada um sucesso total.

Apesar da crise pela qual passa o município de Alto Taquari, devido a quebra na agricultura, a IV Expo Taquari superou as expectativas dos organizadores do evento.

O parque de exposições contou com uma estrutura adequada para atender a população e visitantes de várias partes da região sul de Mato Grosso e estados vizinhos, oferecendo segurança, médicos de plantão, praça de alimentação, show e danceteria.



Quem nasce em Alto Taquari é taquariense


Fonte: Wikipedia

Produtos em Alto Taquari





Alimentos em Geral Defensivos Agrícolas Fertilizantes Agrícolas Medicamentos Sementes
Alimentos para Nutrição Animal Diversos Implementos Mudas/Ramas Serviços
Animais Embalagens Instalações Rurais Peças/Aditivos/Acessórios Tratores Agrícolas
Caminhões Exportação/Importação Máquinas Pesadas Pneus Utensílios Agropecuários
Carrocerias/Furgões Fazendas/Imóveis Rurais Máquinas/Equipamentos Procuro/Compro/Troco Veículos
Colheitadeiras/Colhedoras
Os anúncios que estão em nosso site são de vendedores cadastrados.br />
Efetue uma busca no site para verificar se existe algum produto ou serviço que deseja.

Para entrar em contato com eles basta clicar no anúncio e em seguida em "Fale com o Vendedor".

Caso tenha alguma dúvida sobre o funcionamento do site entre em contato conosco.

Continuar    Cancelar