Produtos rurais Classificados rurais negócios rurais Compra venda de trator MF Rural Site de classificados de fazendas e intermediação de negócios rurais Agronegócio Compra e venda de trator e fazendas Site de anúncios de classificados rurais trator para compra e venda de produtos rurais Portal de negocios rurais

Veja mais detalhes de Atibaia
Município da Estância Climática de Atibaia
Vista tendo ao fundo a Pedra Grande
"Estância de Atibaia"
Brasão da Estância Climática de Atibaia
Bandeira da Estância Climática de Atibaia
Brasão Bandeira
Hino
Aniversário
Fundação 24 de junho de 1665 (345 anos)
Gentílico atibaiense
Lema
Prefeito(a) José Bernardo Denig (PV)
(2009 – 2012)
Localização
Localização da Estância Climática de Atibaia
Localização da Estância Climática de Atibaia em São Paulo
Localização de Atibaia em Brasil
Estância Climática de Atibaia
Localização da Estância Climática de Atibaia no Brasil
23° 07' 01" S 46° 33' 00" O23° 07' 01" S 46° 33' 00" O
Unidade federativa  São Paulo
Mesorregião Macro Metropolitana Paulista IBGE/2008[1]
Microrregião Bragança Paulista IBGE/2008[1]
Região metropolitana
Municípios limítrofes Norte: Bragança Paulista;
Leste: Piracaia, Nazaré Paulista e Bom Jesus dos Perdões;
Sul: Mairiporã, Franco da Rocha e Francisco Morato;
Oeste: Campo Limpo Paulista e Jarinu
Distância até a capital 65 km
Características geográficas
Área 478,101 km²
População 126.757 hab. est. IBGE/2009[2]
Densidade 271,4 hab./km²
Altitude 803 m
Clima tropical de altitude Cwb
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,819 elevado PNUD/2000[3]
PIB R$ 1.461.408 mil (2005) IBGE/2005[4]
PIB per capita R$ 11.513,00 IBGE/2005[4]

Atibaia é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º07'01" sul e a uma longitude 46º33'01" oeste, estando a uma altitude de 803 metros. Sua população é de 119.029 habitantes de acordo com o censo do IBGE em 2007.

Índice

História

Origem do nome

Antes da fundação de Atibaia, este era o nome dado ao sítio onde hoje se encontra o município. Larga controvérsia tem havido entre os tupinólogos que têm procurado definir o verdadeiro significado desta palavra.

Segundo frei Francisco dos Prazeres Maranhão, em seu glossário de palavras indígenas, o nome Tybaia significa rio da feitoria.

Para João Mendes de Almeida, em seu Dicionário Geográfico da Província de São Paulo, teve origem no rio que lhe empresta o nome, concluindo: "Atibaia corruptela de Tipai, rio alagado. Por isso os antigos diziam Tipaia e não Atibaia, de Ti, rio; Pa, aférese de iupá, lagoa, alagadiço e I, preposição significando em, alusiva a correrem várzeas extensas por entre alagadiços".

Dizendo finalmente que devido à presença de uma serra em Atibaia, a origem do nome pode estar na mesma corruptela Tipai, morro dependurado. De ti, montão e pai, dependurado.

Entretanto Teodoro Sampaio diz que Atibaia, antigamente Tibaya, como escreveu Aires de Casal, significa água saudável, podendo ainda ser água trançada, revolta ou confusa.

Plínio Airosa, em valiosa colaboração para o jornal O Estado de São Paulo, conclui "Tibaia significa água salobra, acre, rio e água ruim poluída". Mas esse mesmo tupinólogo em seu livro Primeiras noções de Tupi, define: "Atibaia – (Ty-Baio) – o rio manso de águas tranquilas, de água agradável ao paladar".

Seja como for, hoje se escreve e se diz Atibaia. As formas Tybaia, Thibaya, Atubaia etc. já estão fora do domínio de nosso povo.

Fundação

A fundação do município de Atibaia está ligada ao contexto histórico da atuação dos bandeirantes, desbravadores que saiam à frente de pequenas comitivas para explorar terras virgens, em busca de índios e minerais preciosos. A maioria das expedições partia de São Paulo, e a rota mais procurada era a que levava aos tesouros das Minas Gerais. Tratava-se de uma viagem longa e árdua, que requeria muitas paradas para descanso e reabastecimento. A primeira delas, ainda nas proximidades de São Paulo, ficava numa colina banhada por um rio onde hoje se encontra Atibaia.

Jerônimo de Camargo, bandeirante descendente de uma das mais conhecidas famílias da vila de São Paulo, profundo conhecedor de toda a região, acabou por fixar-se no local e fundou uma fazenda de gado e, no alto da colina, construiu uma capelinha sob a invocação de São João Batista no dia 24 de junho de 1665, data que marcou a fundação do município, e na qual é feriado municipal atualmente.

Nesta mesma época, o padre Mateus Nunes de Siqueira chegou do sertão com um grupo de índios guarus catequizados e, por ordem da Câmara Municipal de São Paulo, instalou-os ao lado do sítio de São João Batista. O pequeno núcleo confirmou-se, então, como parada obrigatória para quem seguia em direção a Minas Gerais e o povoado começou a desenvolver-se lentamente.

Em 1679, a igrejinha passou a ser capela curada - isto é, a ter padre próprio - e, em 1687, recebeu a visita do Padre Providencial, que celebrou missa na localidade. Jerônimo de Camargo faleceu em Jundiaí, no princípio de 1707, mas seus descendentes deram continuidade ao trabalho nas fazendas de gado e à luta pela emancipação do vilarejo. Finalmente, por alvará de 13 de agosto de 1747, a aldeia tornou-se "freguesia" e assim nasceu o distrito de São João de Atibaia (ou Tybhaia, conforme a grafia da época).

Em vista da falta de Justiça e de queixas recebidas, a corte portuguesa elevou o distrito de Atibaia à categoria de vila e município, por portaria de 27 de junho de 1769. No ano seguinte, foi instalada a primeira Câmara Municipal, com grandes solenidades no levantamento do pelourinho. A partir daí, já independente e com administração própria, a vila pôde encetar o seu progresso. De fato, em pouco tempo tornou-se uma espécie de celeiro da capital paulista, graças ao grande desenvolvimento da pecuária e da cultura de cereais, em especial de trigo.

Em 22 de abril de 1864 recebeu o título de município, de acordo com a lei provincial n.º 26. Em 20 de dezembro de 1905 o município de São João de Atibaia passou a denominar-se apenas Atibaia, pela Lei Estadual n° 675.

Proclamada a República, iniciou-se para Atibaia uma fase de grande desenvolvimento, com uma sucessão vertiginosa de melhorias: a instalação de redes de água, esgoto e luz elétrica, as inaugurações do Grupo Escolar José Alvim e do Hotel Municipal, a criação da primeira indústria têxtil, o alargamento das ruas, o ajardinamento das praças - todos esses fatores alteraram significativamente o perfil da vila pobrezinha de São João do Atibaia e deram origem à Atibaia que conhecemos hoje.

Turismo

Atibaia vista da Pedra Grande.

A Pedra Grande é um dos pontos turístico de Atibaia, se localiza a 1.450 metros acima do nível do mar. No alto de uma colina, aflora um enorme monólito que proporciona um excelente local para a prática de asa delta, para-glider, escalada, rappel e mesmo de um magnífico mirante para toda Atibaia e regiões vizinhas a ela.

A partir da Pedra Grande é possível ver, em dias com boa visibilidade, sete municípios.

Existem dois acessos principais que levam ao cume da Pedra Grande, um para carros e outros através de trilhas: - Acesso para carros: Na Rodovia D. Pedro I - SP-065 sentido Jacareí, pegue à direita no primeiro retorno após passar por Atibaia (após passar a ultima entrada). Você vai ter acesso a uma rua de terra, a partir desse ponto tem-se placas indicativas até o cume. O trajeto possui aproximadamente 10 km. - Acesso via trilhas: existem 3 trilhas principais, catalogadas, que levam ao cume da Pedra Grande. Todas partem a partir de um mesmo ponto, situado no final do Bairro Arco-Iris, bairro que fica em frente ao Pouso de Asa Delta. As 3 trilhas são: Minha Deusa (aprox. 2,4 km), Mangueira (aprox. 2,6 km) e Monges (aprox. 3 km), que seguem caminhos: à esquerda, centro e direita a partir de seu início comum. O ideal para subidas é sair cedo e sempre levar água consigo, para evitar desidratação. Nas trilhas Minha Deusa e Mangueira, tem-se 2 nascente de água (potável?). Caso sua pela trilha dos Monges (considera a mais bonita), para se ter acesso à nascente, dever-se-a retornar uns 15 minutos quando esta se encontra com a Mangueira.

Inaugurado em 2008 num dos pontos mais aconchegantes e belos do município, o Teleférico de Atibaia, liga o Lago do Major à parte alta do município, num percurso de 550 m, passando por sobre o lago, sobre o balneário, sobre um lindo espelho d’água, próximo ao Centro de Convenções e, ainda, com uma bela vista da paisagem local e do Morro da Pedra Grande.

Com equipamento de última geração, proporciona um agradável convívio com a natureza, com muita segurança e tranquilidade.

Juntamente com o "passeio de charrete", é uma boa opção de lazer para os turistas, bem como para os habitantes de Atibaia.

Estância climática

Pedra Grande vista a partir de Atibaia.

Atibaia é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Geografia

Clima

O clima de Atibaia é Tropical de altitude, tendo invernos relativamente frios e secos e verão quente e chuvoso.

Gráfico climático para atibaia
J F M A M J J A S O N D
 
 
239
 
27
18
 
 
218
 
28
18
 
 
160
 
27
18
 
 
76
 
25
16
 
 
74
 
23
13
 
 
56
 
22
12
 
 
43
 
22
12
 
 
38
 
23
13
 
 
81
 
24
14
 
 
124
 
24
15
 
 
145
 
26
16
 
 
201
 
26
17
Temperaturas em °CPrecipitações em mm
Fonte: Canal do Tempo

Demografia

Vista geral do centro de Atibaia.

(Censo de 2000)

População total: 111.300

  • Urbana: 96.874
  • Rural: 14.426
    • Homens: 55.335
    • Mulheres: 55.965

Densidade demográfica: 232,80 hab./km²

Mortalidade infantil até 1 ano: 12,57 por mil

Expectativa de vida: 73,08 anos

Taxa de fecundidade: 2,24 filhos por mulher

Taxa de Alfabetização: 92%

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,819

  • IDH-M Renda: 0,791
  • IDH-M Longevidade: 0,801
  • IDH-M Educação: 0,866

(Fonte: IPEADATA)

Hidrografia

  • Rio Cachoeira
  • Rio Atibaia
  • Represa Usina de Atibaia

Rodovias

Duplicação da Fernão Dias em Atibaia no ano de 1995, nota-se a construção de uma nova ponte sobre o rio Atibaia. No canto esquerdo superior há o trevo com a rodovia Dom Pedro I.
  • SP 354 - Edgard Máximo Zambotto liga à Rodovia Dom Pedro I em Atibaia à Cajamar(Rodovia Anhanguera).
  • SP-8 - Arão Sahm
  • SP-65 - Rodovia Dom Pedro I - que liga a Rodovia Anhanguera no trecho Campinas às rodovias Carvalho Pinto e Presidente Dutra no trecho de Jacareí
  • BR-381- Rodovia Fernão Dias - com seu principal trecho ligando as regiões metropolitanas de São Paulo à de Belo Horizonte

Ônibus Municipal

O município possui uma empresa que faz a ligação entre o movimentado centro aos demais bairros urbanos e rurais, o chamado transporte urbano. Viação Atibaia-São Paulo. Parte de sua frota está adaptada para acessibilidade.

Ônibus Intermunicipais e Interestaduais

  • Viação Santa Cruz - Pouso Alegre, Alfenas, Itajuba, Santos.
  • Empresa de Ônibus Pássaro Marron - São José dos Campos, Taubaté, Pindamonhangaba, Campos do Jordão
  • Breda Transportes e Serviços - Igaratá, Santa Isabel, Arujá, Mogi das Cruzes, Bertioga, São Sebastião.
  • Rápido Fênix Viação - Suburbano (circular) - Itatiba.

Convencional - Campinas.

  • Auto Viação Cambuí - Cambuí, Camanducaia, Itapeva, Extrema, Vargem.
  • Viação Util - Lavras, São João Del Rey, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Mariana.
  • Expresso Kaiowa - Foz do Iguaçu, Cascavel
  • Auto Viação Bragança - Suburbano (circular) - Bragança Paulista, Mairiporã.

Convencional - São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Mairiporã, Bragança Paulista, Pinhalzinho, Socorro, Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Sião, Ouro Fino, Varginha.

  • Viação Atibaia-São Paulo - Suburbano (circular) - Mairiporã, Piracaia, Jarinu, Campo Limpo Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista.

Convencional - São Paulo, Mairiporã, Jarinu, Jundiaí, Piracaia, Joanópolis, Campinas, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista, Guarulhos.

Administração

  • Prefeito: José Bernardo Denig (PV) (2009/2012)
  • Vice-prefeito: Ricardo dos Santos Antônio (PT)
  • Presidente da câmara: Wanderley Silva de Souza (PDT) (2010/2011)[5]


Quem nasce em Atibaia é atibaiense


Fonte: Wikipedia

Produtos em Atibaia





Alimentos em Geral Defensivos Agrícolas Implementos Ônibus Serviços
Alimentos para Nutrição Animal Diversos Instalações Rurais Peças/Aditivos/Acessórios Shopping MF Rural
Animais Embalagens Máquinas Pesadas Pneus Tratores Agrícolas
Caminhões Exportação/Importação Máquinas/Equipamentos Procuro/Compro/Troco Utensílios Agropecuários
Carrocerias/Furgões Fazendas/Imóveis Rurais Medicamentos Sementes Veículos
Colheitadeiras/Colhedoras Fertilizantes Agrícolas Mudas/Ramas
Atendimento Online MF Rural