Cajazeiras - Paraíba - Informações sobre a cidade

Município de Cajazeiras
[[Ficheiro:|270px|none|center|]]
Brasão Bandeira
Hino
Aniversário 22 de agosto
Fundação 10 de julho de 1876
Gentílico cajazeirense
Lema A Bimis Fundamentos
Prefeito(a) Léo Abreu (PSB)
(2009 – 2012)
Localização

06° 53' 24" S 38° 33' 43" O06° 53' 24" S 38° 33' 43" O
Unidade federativa  Paraíba
Mesorregião Sertão Paraibano IBGE/2008
Microrregião Cajazeiras IBGE/2008
Região metropolitana
Municípios limítrofes Santa Helena, São João do Rio do Peixe, Nazarezinho, São José de Piranhas, Cachoeira dos Índios, Bom Jesus.
Distância até a capital 477 km
Características geográficas
Área 586,275 km²
População 57.875 hab. est. IBGE/2009
Densidade 97,7 hab./km²
Altitude 298 m
Clima semiárido
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,685 médio PNUD/2000
PIB R$ 229.200 mil IBGE/2005
PIB per capita R$ 4.030,00 IBGE/2005

Cajazeiras é um dos maiores e mais ricos municípios da Paraíba. Situado na extremidade ocidental do estado. Cajazeiras é atualmente a cidade que mais cresce na Paraíba segundo o IBGE.

A cidade possui clima interiorano, com suas praças bem cuidadas, coretos e igrejas. É especialmente movimentada pela manhã, quando muitas pessoas das cidades vizinhas vem à cidade acessar serviços bancários, do comércio e da Prefeitura.

Índice

História

Foi exatamente a árvore cajazeiras que deu origem ao nome da Fazenda Cajazeiras e conseqüentemente ao município. A área foi concedida ao pernambucano Luiz Gomes de Albuquerque pelo governador da Capitania, Jerônimo José de Melo.

Conforme documentos do final do século XVIII, o governador da Capitania, Luiz Antônio Lemos Brito, concedeu por sesmaria a Francisco Gomes Brito e José Rodrigues da Fonseca as terras que margeavam a Lagoa de São Francisco. As sobras das mesmas terras eram concedidas, após 13 anos, a Luiz Gomes de Albuquerque, justamente o pai de Ana Francisca de Albuquerque, depois conhecida como Mãe Aninha, a mãe de Inácio de Sousa Rolim, o padre Rolim. Do casamento com Ana e Vital de Sousa Rolim, nasce Inácio, no Sítio Serrote, no dia 22 de agosto de 1800. No mesmo ano, começa a construção da casa da família Rolim no Sítio das Cajazeiras, Luiz Gomes fez doação do sítio à filha Ana de Albuquerque que, quando contraiu o seu matrimônio com Vital de Souza Rolim, transformou a localidade em uma grande fazenda de gado.

Às margens do rio que atravessava a fazenda construíram, no ano de 1804, uma casa conhecida como "A Casa Grande da Fazenda". Próximo ao local, foi feito um reservatório d’água denominado de "Açude Grande" que destinava-se ao abastecimento dos moradores e para a criação de animais.

Numa pequena colina, percebiam-se as manifestações de uma comunidade às vistas de um reservatório d'água, até hoje chamado de "Açude Grande".

No ano de 1915 houve uma grande seca, sendo necessário a ampliação do açude. Ana de Albuquerque iniciou a construção da Capela de Nossa Senhora da Piedade, da qual era devota, no ano de 1834.

A pequena Capela que foi construída por "Mãe Aninha" (Ana de Albuquerque, mãe do Padre Rolim) veio a ser a catedral do bispado, cuja padroeira era Nossa Senhora da Piedade, hoje Matriz de Nossa Senhora de Fátima. O 1º Vigário foi padre José Tomaz de Albuquerque e o 1º bispo foi dom Moisés Coelho, que tomou posse no dia 29 de junho de 1915.

O casal também teve outros filhos, mas foi Inácio que se destacou e pela inteligência e pelo espírito visionário,depois de ter recebido os princípios da sua formação na cidade do Crato-CE, ele se ordena sacerdote em setembro de 1825, em solenidade presidida por Dom Tomaz de Noronha, no Palácio Episcopal de Olinda-PE.

As origens da cidade estão ligadas à "Escolinha de Serraria", criada por volta de 1829, numa casa de madeira, pelo padre Inácio de Souza Rolim, e que após quatro anos, começou a crescer em Cajazeiras - terra natal do mestre - e foi escolhia para receber as bênçãos de um educador preocupado em conscientizar os seus alunos para novos caminhos, embasados política, cultural e religiosamente. Sete anos depois, a escolinha se muda para um prédio maior, de alvenaria, e começa a atrair alunos de vários Estados do Nordeste do Brasil.

Foi no ano de 1843 que o Padre Rolim, ergueu uma "Casa Escola" na fazenda dos seus pais, mais tarde denominada de colégio, que começou a atrair estudantes de vários municípios circunvizinhos e até de outras províncias, inclusive, em regime de internado, como o Padre Cícero, do Juazeiro do Norte, conhecido missionário.

Outras personalidades estudaram e passaram a morar nas imediações do colégio, sendo esse o motivo pelo qual costuma-se dizer que Cajazeiras é a terra que ensinou a Paraíba a ler. Foram as moradias construídas perto do colégio que deram origem ao município de Cajazeiras, fundado pelo Padre Inácio de Souza Rolim em 22 de agosto de 1863.

O Colégio funcionou no mesmo prédio onde foi instalada a Escola Normal criada em 1836, hoje Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

No dia 20 de junho de 1864 foi instalado oficialmente o primeiro governo municipal assumindo o comando cajazeirense o vereador-presidente da Câmara, padre José Tomaz de Albuquerque.

De acordo com relato do historiador Deusdedith Leitão, antes mesmo que conquistasse a sua desejada autonomia a cidade de Cajazeiras já experimentara relativa projeção no cenário político da província, ao eleger o bacharel Manoel de Sousa Rolim como deputado na legislatura de 1844 a 1845. Contudo, limitava-se à representação do distrito à Câmara Municipal de Sousa, de cujo poder participou como representante dos cajazeirenses, o futuro comandante Vital de Souza Rolim.

Na condição de vereador e representante do distrito junto à Câmara Municipal de Sousa coube a Vital Rolim (neto do fundador) instalar em 20 de junho de 1864 o município de Cajazeiras, que fora criado pela lei provincial de número 92 de 23 de novembro de 1863 cujo destino político e administrativo era confiado à Câmara Municipal também instalada no mesmo dia, sob a presidência do benemérito sacerdote cajazeirense Padre José Tomaz de Albuquerque que fora igualmente o primeiro vigário da paróquia.

No período de 12 anos que Cajazeiras passou como vila, um dos mais agitados politicamente, foi marcada por episódios que inquietaram a sua gente e concorreram para desencadeamento de fatos, como o brutal assassinato do tabelião Leandro Soares.

Esse período marcava os desencontros entre liberais e conservadores que, inclusive, chegaram a motivar a intervenção oficial feita pelo barão de Maraú.

No dia 10 de julho de 1876 pela Lei de n o 616 foi elevada à categoria de cidade a então Vila de Cajazeiras.

Apesar de Cajazeiras ter duas importantes datas na sua história, a Câmara Municipal, no ano de 1948 aprovou um projeto de Lei de autoria do então vereador Geminiano de Sousa que estabelecia o dia 22 de agosto, dia do nascimento do Padre Inácio de Souza Rolim, para ser comemorado o dia da cidade, que foi transformado em feriado municipal.

Ensino e educação

Existem diversos colégios no município, como Colégio Nossa Senhora de Lourdes (CNSL, fundado pelo próprio Padre Rolim, e o mais conhecido da cidade), Colégio Nossa Senhora do Carmo (em Cajazeiras, o CNSC foi o que mais aprovou em vestibulares em 2010), Colégio & Curso Definição GEO, Colégio Masters Gold, entre outros. Em termos de Ensino Superior a cidade possui faculdades particulares: FASP (Faculdade São Francisco da Paraíba), FAFIC (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras), FSM (Faculdade Santa Maria) uma faculdade federal: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)e um instituto federal (IFPB).

Geografia

Clima

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. O regime pluviométrico é baixo e irregular com médias anuais de 880,6 mm/ano com mínimas e máximas de 227,1 e 1961,0 mm/ano respectivamente. A estação seca ocorre nos meses de setembro a dezembro e a chuvosa restringe-se a um período de 3 a 4 meses por ano.

Surpreendentemente, a cidade conta com temperaturas relativamente agradáveis, em comparação com as médias de outras cidades, especialmente diante do fato que está localizada em pleno alto sertão paraibano.

Vegetação

A vegetação típica é a caatinga xerofítica, com ocorrência de cactáceas, arbustos e árvores de pequeno a médio porte.

Relevo

O município está inserido na unidade geoambiental da Depressão Sertaneja, que apresenta um pediplano arrasado, durante com elevações residuais alongadas.

Hidrografia

O município situa-se nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, na sub-bacia do Rio do Peixe. Os principais cursos d’ água são os riachos Papa Mel, do Cipó, Terra Molhada, dos Mirandas, do Meio, da Caiçara, do Amaro e das Marimbas, todos de regime intermitente. Conta com os recursos da Lagoa do Arroz (80.220.750 m³) e os açudes Escurinho, Descanso, Cajazeiras e Eng° Ávidos (255.000.000m3).

Economia

A cidade de Cajazeiras possui um dos maiores PIBs do Sertão Paraibano. A principal atividade econômica é a agropecuária, seguida da industria e comércio.

Infra-Estrutura

A cidade é um polo regional no setor educacional contando com vários cursos de graduação oferecidos por diversas instituições de ensino superior, dentre elas merece destaque a Universidade Federal de Campina Grande que conta, entre outros, com um curso de medicina instalado na cidade no ano de 2007. Contudo, a cidade possui uma rede hospitalar, tanto pública quanto privada, ainda em desenvolvimento, sendo auxiliada neste setor pela vizinha cidade de Sousa. A cidade possui um aeroporto, que vem se modernizando ultimamente para melhor servir a região e a cidade de Cajazeiras, que tem experimentado um crescimento acelerado nos últimos anos.

Cultura

O corpo do fundador da cidade está enterrado em local inexato dentro da Matriz de Nossa Senhora de Fátima (Primeira Capela da Cidade). Reformas inconsequentes modificaram o perfil da construção, mas sem tirar sua beleza. Igualmente bela é a Igreja Nossa Senhora da Piedade que data de 1834.

Esportes

Times de Futebol

Filhos ilustres

Quem nasce em Cajazeiras é cajazeirense
Fonte: Wikipédia
Previsão do tempo em Cajazeiras/PB

Nós usamos cookies necessários para fazer o nosso site e sua navegação funcionarem. Também gostaríamos de coletar cookies de análise de desempenho e outros que nos ajudem a fazer melhorias medindo como você usa o nosso site. Política de Cookies.

Você pode aceitar todos os cookies clicando em “Aceitar todos” ou rejeitar os que não são necessários clicando em “Rejeitar cookies não necessários”.

Para visualizar e alterar suas preferências, clique em Definições de cookies.