Produtos rurais Classificados rurais negócios rurais Compra venda de trator MF Rural Site de classificados de fazendas e intermediação de negócios rurais Agronegócio Compra e venda de trator e fazendas Site de anúncios de classificados rurais trator para compra e venda de produtos rurais Portal de negocios rurais

Veja mais detalhes de Ibirapitanga
Município de Ibirapitanga
Ficheiro:Ibirapitanga.jpg
"Cachoeira-do-Pau"
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido Bandeira desconhecida
Hino
Aniversário 3 de agosto
Fundação 1961
Gentílico ibirapitanguense
Lema
Prefeito(a) Antônio Conceição de Almeida (PSL)
(2009 – 2012)
Localização
Localização de Ibirapitanga
Localização de Ibirapitanga na Bahia
Localização de Ibirapitanga em Brasil
Ibirapitanga
Localização de Ibirapitanga no Brasil
14° 09' 50" S 39° 22' 26" O14° 09' 50" S 39° 22' 26" O
Unidade federativa  Bahia
Mesorregião Sul Baiano IBGE/2008 [1]
Microrregião Ilhéus-Itabuna IBGE/2008 [1]
Região metropolitana
Municípios limítrofes Ubaitaba, Ubatã, Gandu, Maraú, Camamu,
Distância até a capital 350 km
Características geográficas
Área 470,264 km²
População 24.223 hab. est. IBGE/2009 [2]
Densidade 40,0 hab./km²
Altitude 113,0 m
Clima quente e seco
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,601 médio PNUD/2000 [3]
PIB R$ 53.255 mil IBGE/2005 [4]
PIB per capita R$ 2.761,00 IBGE/2005 [4]

Ibirapitanga é um município brasileiro do estado da Bahia. Localizada na microrregião cacaueira do sul do estado, Ibirapitanga limita-se com os municípios de Camamu, Gandu, Igrapiúna, Maraú, Piraí do Norte, Ubatã e Ubaitaba. Sua população estimada em 2007 era de 23.197 habitantes e se divide entre a Sede, a Zona Rural e três outros distritos: Itamarati, Camamuzinho e Novo Horizonte. O nome Ibirapitanga significa "Pau-Brasil" em tupi-guarani. Antigamente a cidade também era conhecida como Cachoeira-do-Pau. Fundada em 1961, Ibirapitanga está a 113 m de altitude e seu município ocupa uma área total de 472 km². Até meados da década de 1990, Ibirapitanga esteve entre os dez municípios maiores produtores de cacau da Bahia e sua economia até hoje baseia-se fundamentalmente na monocultura agrícola.

Índice

História

Ibirapitanga surgiu de uma palhoça construída em 1915, tendo como desbravador o senhor José Meneses. No ano de 1961, Cachoeira do Pau (como se chamava antes da emancipação) foi emancipada pela Lei Estadual número 1444, sancionada pelo então governador da Bahia, Juraci Magalhães, passando a vigorar a partir de 1963. Assim, criou-se o município de Ibirapitanga, com o nome originado da língua tupi-guarani que significa Pau-Brasil. Ibirapitanga é um município em fase de desenvolvimento, com aproximadamente 75% da população vivendo em zonas urbanas (a sede e seus três distritos) e o restante na zona rural. O primeiro prefeito de Ibirapitanga foi Raymundo Pereira Mimoso, do antigo Partido Social Democrático (PSD), empossado em 7 de abril de 1963. O santo padroeiro da cidade é Nossa Senhora do Carmo, para a qual, até início da década de 1990 (auge da lavoura cacaueira), fazia-se um grande festejo popular com novenas, barracas de comidas típicas, diversos shows, quebra de cacau, a tradicional "Gincana da Festa da Padroeira" e a missa do dia 16 de julho. Atualmente, a festa mais popular é o São Pedro. O hino municipal com letra e música de Francisco Quinto de Souza (prefeito entre 1983-1988) pode ser visto no YouTube (Hino de Ibirapitanga). Atualmente, a cidade é governada pelo prefeito Antônio Conceição Almeida, conhecido como Gude, que tomou posse no dia primeiro de janeiro de 2009.

Geografia

  • APA do Pratigi

Localizada na região do Baixo Sul do estado da Bahia, Ibirapitanga, juntamente com outros dez municípios, faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, instituída pela Fundação Odebrecht. http://www.fundacaoodebrecht.org.br/modeloApaPratigi/programasDisBaixoSulApresentacao.php

  • Usina Hidrelétrica do Funil

O reservatório da Represa do Funil fica num perímetro de quase 22 quilômetros entre os municípios de Ubatã, Ubaitaba, Ibirapitanga.

Turismo

Mini-Maratona Pinta Roxa

A tradicional corrida ocorre sempre no dia primeiro de janeiro de cada ano. Com um percurso de 14 km, a corrida começa na estrada Ubatã-Ibirapitanga com chegada no Ponto do Bigode.

Festa Junina de São Pedro

A festa surgiu a partir das apresentações da tradicional Quadrilha Arriba Saia, organizada anualmente por um grupo de amigos. Irreverente, a Quadrilha tinha seus participantes travestidos: homens de lindas e desinibidas damas e as mulheres de respeitosos cabras machos. E até hoje é das melhores festas de São Pedro do sul da BAHIA !

Forró do Tchaka

Forró em homenagem a um saudoso filho de Ibirapitanga, morto injustamente por intrigas políticas. O Forró do Tchaka foi realizado pela primeira vez em 1997. A festa é organizada por um grupo de amigos e é realizada geralmente no final de cada mês de julho.

Educação

  • Centro Educacional de Ibirapitanga
  • Grupo Escolar Rômulo Galvão
  • Grupo Escolar Luís Viana Filho
  • Colégio Leur Lomanto (Camamuzinho)


Quem nasce em Ibirapitanga é ibirapitanguense


Fonte: Wikipedia

Produtos na Bahia





Alimentos em Geral Defensivos Agrícolas Implementos Ônibus Serviços
Alimentos para Nutrição Animal Diversos Instalações Rurais Peças/Aditivos/Acessórios Shopping MF Rural
Animais Embalagens Máquinas Pesadas Pneus Tratores Agrícolas
Caminhões Exportação/Importação Máquinas/Equipamentos Procuro/Compro/Troco Utensílios Agropecuários
Carrocerias/Furgões Fazendas/Imóveis Rurais Medicamentos Sementes Veículos
Colheitadeiras/Colhedoras Fertilizantes Agrícolas Mudas/Ramas
Atendimento Online MF Rural