Município de Jandira | |||||
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Hino | |||||
Aniversário | 8 de dezembro de 1963 | ||||
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Fundação | 28 de fevereiro de 1964 | ||||
Gentílico | jandirense | ||||
Lema | Se o senhor não guardar esta cidade, em vão vigiará a sentinela. | ||||
Prefeito(a) | Walderi Braz Paschoalin (PSDB) (2009 – 2012) |
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Localização | |||||
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Unidade federativa | São Paulo | ||||
Mesorregião | Metropolitana de São Paulo IBGE/2008 | ||||
Microrregião | Osasco IBGE/2008 | ||||
Região metropolitana | São Paulo | ||||
Municípios limítrofes | Itapevi (O), Barueri (NE)Cotia (S) e Carapicuíba (L) | ||||
Distância até a capital | 32 km | ||||
Características geográficas | |||||
Área | 17,523 km² | ||||
População | 112.130 hab. est. IBGE/2009 | ||||
Densidade | 6.467,1 hab./km² | ||||
Altitude | 720 m | ||||
Clima | Subtropical Cfb | ||||
Fuso horário | UTC-3 | ||||
Indicadores | |||||
IDH | 0,801 elevado PNUD/2000 | ||||
PIB | R$ 1.091.263 mil IBGE/2005 | ||||
PIB per capita | R$ 9.917,00 IBGE/2005 |
Jandira é um município do estado de São Paulo, na Região Metropolitana da capital, microrregião de Osasco. A população estimada em 2009 era de 112.130 habitantes e a área é de 17,5 km², o que resulta numa densidade demográfica de 6468,2 hab/km². Jandira é uma palavra que vem do Tupi-Guarani, e significa abelha melífera, já que nessa região havia muitas abelhas, o apelido da cidade passou a ser cidade favo de mel.
Seus limites são Barueri a norte e nordeste, Carapicuíba a leste, Cotia a sul e Itapevi a oeste.
O município é servido pelos trens da Linha 8 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Tornou-se município em 28 de fevereiro de 1964, com o desmembramento de Cotia, após a emamcipação político-administrativa ser aprovada pelos moradores atráves de plebiscito realizado em 8 de dezembro de 1963.
Índice |
Clima: O clima da cidade, como em toda a Região Metropolitana de SP, é o Subtropical. Verão pouco quente e chuvoso. Inverno ameno e subseco. A média de temperatura anual gira em torno dos 18Cº, sendo o mês mais frio Julho (Média de 14°C) e o mais quente Fevereiro (Média de 22°C). O índice pluviométrico anual fica em torno de 1400 mm.
A história dos municípios dessa região se confunde com os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, que trouxeram Antonio Agù(pioneiro-fundador de Osasco) e Henrique Sammartino (pioneiro-fundador do município), imigrante italiano que adquiriu em 11 de abril de 1912 glebas de terra dos proprietários Nicola Beneducci e Miguel Samarone, e deu a elas o nome de Sítio das Palmeiras, devido à existência de grandes palmerias nativas existentes no local. Em 1925 a Estrada de Ferro Sorocabana inaugura um posto de abastecimento de carvão chamado "km 32". Em 20 de março de 1931, foi inaugurado o posto telegráfico, que significou o embrião da pequena Vila Jandira, pertencente ao município de Cotia. Nos anos 50, Jandira é elevada a distrito de Cotia. No dia 25 de janeiro de 1951, é fundada a União Pró-Jandira, entidade criada para trabalhar pela emancipação. Em 1958, há uma tentativa de anexação de Jandira a Barueri, por meio da lei de número 170/53 de 28 de abril de 1958, chamada de lei Quinquenal, mas a União Pró-Jandira luta pela emancipação, tornando Jandira município no dia 8 de dezembro de 1963, por meio de um plebiscito, sendo homologado em 28 de fevereiro de 1964 pelo governador Adhemar de Barros. Em 7 de março de 1965, toma posse o primeiro prefeito de Jandira, Oswaldo Sammartino, filho do pioneiro Henrique Sammartino.
As primeiras pequenas escolas rurais de vila Jandira eram pequenas salas de aula improvisadas em casas alugadas, sempre muito distantes umas das outras. Em 1922, foi criada a primeira delas, chamada de escolinha do km 32, em um grande casarão colonial localizado em uma chácara às margens do rio Barueri Mirim, de propriedade de Hipólita Santana de Figueredo. A primeira instituição de ensino oficial foi o Instituto José Manuel da Conceição (que encerrou suas atividades em 1969), tendo sido inaugurado em 8 de fevereiro de 1928.
Nos anos 30 foi constituída a primeira instituição pública de ensino: a Escolhinha Mista da parada Jandira.
Na década de 1950, Jandira ganha mais 2 escolas, sendo a última um galpão de madeira localizada na praça Nilo de Andrade Amaral (hoje praça Anielo Gragnano). Essa escola era a mais importante do distrito, recebendo o nome de Grupo Escolar Professor Vicente Themudo Lessa. Em 1966, o Grupo Escolar já estava saturado, sendo necessária a construção de um anexo no jardim das Palmeiras, até a construção do Centro Educacional de Jandira (atual EE Professor Vicente Themudo Lessa) em 1973.
Hoje, Jandira conta com 14 escolas estaduais, 15 escolas municipais, uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Escola SENAI Professor Vicente Amato CFP 1.27, fundada em 25 de maio de 1994), um Pólo da Universidade Abertal do Brasil (UAB) (parceria com insitituições de Ensino Superior do Governo Federal)e uma instiuição particular de Ensino Superior (Faculdade Eça de Queiroz - FACEQ).
O distrito de Jandira contava com rústicas estradas de terra batida, muitas das quais abertas por Henrique Sammartino desde sua chegada em 1912, onde carros de boi exerciam a função de transporte da produção dos sítios da região para ser comercializada na estação de Barueri. Com o crescimento da extração de lenha para as locomotivas a vapor da Estrada de Ferro Sorocabana, os carros de boi passaram a transportar lenha para a estação de Barueri, até março de 1925, quando a Sorocabana instalou um posto telegráfico no distrito. Dois anos depois a Sorocabana iniciou a construção de uma estação (inaugurada em 20 de março de 1931) e de um desvio, em terreno doado por Henrique Sammartino, para transportar lenha, a produção agrícola e tijolos de sua olaria. Esse desvio mais tarde seria desmontado e sua área se tornaria a parte inicial da 1ª rua do distrito, a Rua Conceição Sammartino.
Na década de 1940 inicia-se um tímido crescimento urbano que iria se intensificar nas 3 décadas seguintes. Algumas imobiliárias começaram a lotar as áreas do pequeno distrito, sendo que em 1946 chega a Jandira o primeiro topógrafo, José Albino Pereira, que inicia a demarcação de ruas e loteamentos. Nessa mesma época começam a aparecer os primeiros automóveis e caminhões (que iriam substituir os carros de boi) que assim impulsionam a abertura de novas ruas.Nos anos 50 é inaugurada pela Sorocabana a estação Coração de Jesus (atual estação Sagrado Coração). Entre 1948 e 1956 a Light instala a instalação da rede elétrica no distrito.
Com a emancipação político administrativa de Jandira em 1964, a cidade ganha uma nova estação ferroviária (construída em 1962), além de um departamento de trânsito: o SERMJ (Serviço Municipal de Estradas de Rodagem de Jandira). A construção da Auto Pista Oeste (atual rodovia Castelo Branco) impulsionou o crescimento industrial do município. Até 1972, Jandira não possuía rede telefônica o que obrigava seus moradores se utilizarem dos telefones públicos de Barueri. Em 20 de dezembro de desse ano é inagurado pela Companhia Telefônica Brasileira o primeiro telefone da cidade, localizado na praça Aniello Gragnano, sendo inaugurada posteriormente pela Telesp (atual Telefonica) a central telefônica de Jandira, ao lado da escola estadual professor Vicente Themudo Lessa.
Em 1973 é inaugurada pelo estado a Via de Acesso SP-032/280 ‘’João de Góes’’, ligando a rodovia Castelo Branco ao município. Em 1977 a empresa Benfica Barueri Transporte e Turismo inicia a operação das linhas de ônibus municiapis, partindo da praça Anielo Gragnano para os bairros de Sagrado Coração, Jardim Grabriela e Parque Santa Tereza. Em 1976 é inaugurada, pelo governo do estado, a rede de abastecimento de água além de um reservatório locoalizado no Jardim Sorocabano, capaz de atender a maior parte da cidade. O restante da cidade, incluindo o distrito industrial do Jardim Alvorada recebeu a rede de abastecimento de água em abril de 1983.
Nos anos 80 é construída a Via Expressa Mauri Sebastião Barufi ligando Jandira a Itapevi, o centro de Jandira é reorganizado com inauguração dos novos prédios das estações Jandira em 1983 e Sagrado Coração (em 1987) e do Terminal Rodoviário Intermunicipal em 1986 (atualmente denominado Reverendo Virgílio dos Santos Rodrigues).
Apesar desses avanços, o aceeso á rodovia Castelo Branco e ao distrito industrial era feito utilizando-se a passagem de nível sobre os trilhos da ferrovia, o que ocasionava muitos acidentes. Com isso é iniciada a construção de um viaduto sobre os trilhos da Fepasa em 1988, sendo concluídas as obras 10 anos depois. Nos anos 90 a cidade inaugura a estrada intermunicipal Barueri–Itapevi,localizada na região sul de Jandira e a subestação de eletricidade Sagrado Coração da Eletropaulo, que garante o abastecimento elétrico na cidade. No projeto da estrada intermunicipal estava incluída a construção de um novo terminal intermunicipal de ônibus que iria ser concluído em 2002.
1ºJosé de Albuquerque 1949-1952
2ºJosé Alípio Sampaio 1952
3ºJoaquim Nicolau Salum Filho 1952-1956
4ºAnthero Correia de Godoy 1956-1958
5ºJoão Ribeiro 1958-1962
1º Oswaldo Sammartino 1965-1969
2º Clécio Soldé 1969-1973
3º Alan Kardec Roberto de Albuquerque 1973-1977
4º Dorvalino Abílio Teixera 1977-1983
5º José Roberto Piteri 1983-1988*
6º Walderi Braz Paschoalin 1988-1992
7º José Roberto Piteri 1993-1996
8º Walderi Braz Paschoalin 1996-2000
9º Paulo Henrique Barjud 2001-2004
10º Paulo Henrique Barjud 2005-2008
11º Walderi Braz Paschoalin 2009-2012
Dados do Censo - 2000 População total: 110.045
Densidade demográfica (hab./km²): 5246,11 Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 11,62 Expectativa de vida (anos): 71,35 Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,58 Taxa de alfabetização: 93,37% Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,801
(Fonte: IPEADATA)
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