Município de Macaíba | |||||
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Hino | |||||
Aniversário | |||||
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Fundação | |||||
Gentílico | macaibense | ||||
Lema | |||||
Prefeito(a) | Marília Pereira Dias (PMDB) (2009 – 2012) |
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Localização | |||||
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Unidade federativa | Rio Grande do Norte | ||||
Mesorregião | Leste Potiguar IBGE/2008 | ||||
Microrregião | Macaíba IBGE/2008 | ||||
Região metropolitana | Natal | ||||
Municípios limítrofes | Natal, Parnamirim, São José do Mipibu, Vera Cruz, Bom Jesus, São Pedro, Ielmo Marinho, São Gonçalo do Amarante | ||||
Distância até a capital | 18 km | ||||
Características geográficas | |||||
Área | 512,487 km² | ||||
População | 66.380 hab. est. IBGE/2009 | ||||
Densidade | 123,6 hab./km² | ||||
Altitude | m | ||||
Clima | Tropical | ||||
Fuso horário | UTC-3 | ||||
Indicadores | |||||
IDH | 0,665 (RN: 34°) – médio PNUD/2000 | ||||
PIB | R$ 576.110 mil reais IBGE/2007 | ||||
PIB per capita | R$ 9.096,00 IBGE/2007 |
Macaíba é um município brasileiro localizado no estado do Rio Grande do Norte. Localiza-se as margens do Rio Jundiaí há 18 km da capital estadual, Natal, do qual integra a sua região metropolitana. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2009 sua população era estimada em 66.380 habitantes numa área territorial de 512 km².
Seu principal destino turístico é o Solar Ferreiro Torto, um marco histórico, que remonta ao ano de 1614, quando era conhecido por Engenho Potengi.
Como pontos históricos destacam-se Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Capela de São José (mais antiga da cidade), o Solar da Madalena, Capela da Soledade, casa onde nasceu Henrique Castriciano, Obelisco Augusto Severo, Casarão dos Guarapes e Solar Caxangá.
Índice |
O nome Macaíba foi dado por Fabrício Gomes Pedrosa em 1855. Sua primeira denominação foi Coité, referência à predominância desse tipo de vegetação no local. As boas condições do solo e o clima com pluviosidade favorável propiciaram o desenvolvimento da atividade agropecuária.
Sua posição estratégica, a caminho de Natal, impulsionou o comércio. O posterior advento das linhas ferroviárias, no entanto, reduziu a importância de sua economia.
De seu território desmembraram-se os municípios de São Paulo do Potengi, São Gonçalo do Amarante e parte de São Tomé.
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