Marília - São Paulo - Informações sobre a cidade

Município de Marília
Brasão Bandeira
Hino
Aniversário 4 de abril
Fundação 1929
Gentílico mariliense
Lema
Prefeito(a) Mário Bulgarelli (PDT)
(2005 – 2008)
Localização

22° 12' 50" S 49° 56' 45" O22° 12' 50" S 49° 56' 45" O
Unidade federativa  São Paulo
Mesorregião Marília IBGE/2008
Microrregião Marília IBGE/2008
Região metropolitana
Municípios limítrofes Norte: Getulina, Guaimbê, Júlio Mesquita;
Leste: Álvaro de Carvalho, Vera Cruz, Ocauçu;
Sul: Campos Novos Paulista;
Oeste: Echaporã, Oriente e Pompéia.
Distância até a capital 443 km
Características geográficas
Área 1.170,054 km²
População 225.938 hab. est. IBGE/2009
Densidade 193,1 hab./km²
Altitude 675 m
Clima tropical de altitude Aw
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,821 elevado PNUD/2000
PIB R$ 2.811.838 mil IBGE/2007
PIB per capita R$ 12.892,00 IBGE/2007

Marília é um município brasileiro do estado de São Paulo. Fica distante da capital do estado 443 km por rodovia; 529 km por ferrovia e 376 km em linha reta. Localiza-se a uma latitude de 22º12'50" sul e a uma longitude de 49º56'45" oeste, estando a uma altitude de 675 metros. Sua população estimada pelo IBGE em 2009 era de 225.938 habitantes, sendo assim, a 13ª maior cidade do interior paulista em número de habitantes.

Índice

História

Em 1923, Antônio Pereira da Silva e seu filho José Pereira da Silva foram os pioneiros da região, desbravaram terras próximas aos rios Feio e Peixe cujo nome dado foi Alto Cafezal.

Um deputado da época, Sr. Bento de Abreu Sampaio Vidal, originário de São Carlos e Araraquara, em 1926, procede o loteamento de seu patrimônio.

Ficheiro:Palacete almeida nogueira1.jpg
Villa Barbosa: palacete de residência das famílias Almeida e Nogueira, proprietários da Fazenda Bomfim. 1929.
José da Silva Nogueira (Cel. José Brás), 1º vice-presidente da Camara de Marília.1929

Cel. José Brás (José da Silva Nogueira), origem familiar de Itapetininga SP, em 1927, faz sua "entrada" em Marília. Os Nogueira tinham cerca de 40% das terras da fazenda Bomfim. Suas faixas de terras foram loteadas e principiou o processo civilizatório de Marília, antigamente espigão do Alto Cafezal. Hoje, onde temos a Rua Cel. Galdino de Almeida, Av. Rio Branco e Cel. José Brás (José da Silva Nogueira) passando pela vila Barbosa até as universidades (Univem, Unesp e Unimar) eram terras desbravadas pelos Nogueira e Almeida. Descendentes dos antigos Nogueira ainda continuam residindo em Marília.

A Companhia Paulista de Estradas de Ferro vinha avançando seus trilhos de Piratininga até chegar a Lácio; e de acordo com o esquema dessa companhia, as estradas que iam sendo inauguradas no ramal, eram denominadas por ordem alfabética; sendo que o próximo ramal deveria ter seu nome começado pela letra "M". Foram propostos vários nomes, como "Marathona", 'Mogúncio" e "Macau", mas Bento de Abreu não ficou satisfeito com nenhum desses; em uma de sua viagens de navio à Europa leu o livro de Tomás Antônio Gonzaga "Marília de Dirceu", de onde tirou o nome de Marília.

A cidade de Marília, com essa denominação foi criada pela Lei Estadual nº 2161, em 22 de dezembro de 1926, ainda como um distrito de Cafelândia. Em 1928 é elevada a categoria de município, por Lei Estadual nº 2320, de 24 de dezembro de 1928. Sendo que sua instalação oficial deu-se a 4 de abril de 1929, data em que é comemorado seu aniversário. É, por isso, um município relativamente novo.

Estátua de Bento de Abreu Sampaio Vidal, um dos fundadores de Marília

No início a economia de Marília era baseada no cultivo de café que com o tempo foi sendo substituído pelo algodão. Graças ao algodão, em 1934 e 1935 foram instaladas as duas primeiras indústrias no município (duas fábricas de óleo). Com a expansão da industrialização ao interior paulista, houve um aumento da malha ferroviária e rodoviária, com isso Marília ligou-se a várias regiões do estado de São Paulo e ao norte do Paraná.

Prédios do CDHU "Paulo Lúcio Nogueira", jurista. Zona Sul.

Na década de 1940 o município se firmou como pólo de desenvolvimento do Oeste Paulista, quando se verificou um grande crescimento urbano e populacional.

Na década de 70, houve um novo ciclo industrial no município com a instalação de novas indústrias, pricipalmente na área alimentícia e metalúrgica. Com a posterior instalação de vários cursos universitários, Marília pode atrair vários jovens a região o que ajudou no desenvolvimento do comércio do município.

Hoje Marília conta com aproximadamente 50 indústrias na área alimentícia sendo conhecida como "Capital Nacional do Alimento".

Em 22 de março de 2005, o prefeito Mário Bulgarelli sanciona a lei nº 6230 que institui que a bandeira Municipal tem de ser terciada em vertical com partes idênticas, duas laterais em azul (não mais em vermelho) com a tira central na cor branca onde é aplicada o Brasão de Armas do Município no seu exato meio. A antiga bandeira era de 1978. A bandeira vermelha (cor original) simbolizava o café, sempre presente na história do município; já a cor azul tem origem incerta (especuladores dizem ter mudado a cor de vermelho para azul para parecer com a bandeira do MAC – Marília Atlético Clube. Outros dizem que o azul é a cor da logo da administração do "ex-prefeito" Camarinha)

Em 2010, por imposição da justiça, a bandeira da cidade retornou à sua aparência original. Sai o azul das faixas laterais para o retorno do vermelho.

Atualmente o Município de Marília é composto dos Distritos de Marília, Amadeu Amaral, Avencas, Dirceu, Lácio, Padre Nóbrega e Rosália.

Geografia

Marília está sobre a Serra dos Agudos.

O município de Marília está em toda sua extensâo situado sobre o ramo ocidental da serra dos Agudos que o atravessa de leste a oeste. Os contrafortes dessa serra terminam geralmente em paredões de grés revestidos de vegetação. Dentro do município recebe algumas denominações especiais: Serra de Avencas, Serra de Cincinatina (onde fica o Morro Redondo); Serra do Tiveron; Serra do Scomparim : Serra do Macuco e Serra de Casa Grande.

Clima

O clima do município é tropical de altitude com as seguintes características:

Demografia

Dados do Censo - 2000

(Fonte: IPEADATA)

Distritos de Marília - População

Hidrografia

Administração

Poder executivo

Prefeitura e a Câmara Municipal de Marília

O poder executivo do município de Marília é representado pelo prefeito e seu gabinete de secretários, seguindo o modelo proposto pela Constituição Federal. Atualmente o prefeito municipal é o Professor Mário Bulgarelli - PDT, reeleito para mandato até 2012; e seu vice, José Ticiano Toffoli - PT.

Poder legislativo

O poder legislativo é representado pela Câmara Municipal, composta por 13 vereadores. Cabe à Câmara elaborar e votar leis fundamentais à administração e ao executivo, especialmente o orçamento municipal (conhecido como Lei de Diretrizes Orçamentárias). Devido ao poder de veto do prefeito, em períodos de conflito entre o executivo e o legislativo, o processo de votação deste tipo de lei costuma gerar bastante polêmica.

Imigração

Japonesa

Japan Fest - festival de culturas orientais organizado pela comunidade japonesa, que ocorre todo ano, no mês de abril
Maquete no Japan Fest.

Marília possui junto com Londrina uma das maiores concentrações de nipo-descendentes do interior do Brasil.

Em Marília, a comunidade nipônica criou o Nikkey Clube, clube em que se conserva as tradições japonesas. O time do Nikkey Clube de beisebol é um dos mais conhecidos no interior nessa categoria.

Anualmente, sempre no mês de abril, a comunidade realiza o Japan Fest, festival com diversas atrações destinadas ao público oriental entre elas a apresentação de grupos tradicionais japonesas, exposição de artesanato, concurso de beleza (Miss Nikey), além disso ficam a disposição do público diversos estandes onde se pode degustar da culinária nipônica ou até inscrever-se em uma das agência de empregos no Japão.

Italiana

Os italianos também fazem parte da cultura mariliense. Como a comunidade japonesa, a comunidade italiana realiza anualmente uma festa típica, trata-se da "Festa de Santo Antônio" realizada na avenida e comunidade de mesmo nome, e também a "Festa italiana" com comidas e danças típicas.

Educação

O município é um centro regional de ensino superior com excelência na área de Medicina com a FAMEMA, contando também com outras univeridades e faculdades. O ensino técnico e tecnológico do município também tem grande destaque. Assim as instituições de ensino de Marília atraem todos os anos milhares de estudantes de diversas partes do país.

Ensino superior

Universidades e faculdades públicas

Universidades e faculdades particulares

Esporte

O time de futebol local é o Marília Atlético Clube, o Tigrão , único time da região que disputa competições a nível nacional. Em 2009 caiu para a série A2 paulista depois de permanecer nos últimos sete anos na elite do futebol paulista. Além do campeonato estadual, atualmente o Marília também disputa a série C do campeonato brasileiro (único representante paulista na divisão), após ter caído da série B em 2008, divisão que disputou de 2003 a 2008.

O primeiro medalhista olímpico brasileiro na natação nasceu em Marília. Ao participar dos Jogos Olímpicos de Helsinque (Finlândia) em 1952, Tetsuo Okamoto levou a medalha de bronze nos 1.500m livre de natação. Tetsuo faleceu em 2 de outubro de 2007.

Transporte

Aéreo

O Aeroporto Frank Miloye Milenkovich, situado em Marília, está há 3 km do centro da cidade.

Inaugurado em 1938 o aeroporto fez grande historia na aviação brasileira. Principalmente por se tratar do berço da companhia aérea TAM Linhas Aéreas. O atual Aeroporto possui uma pista asfaltada, com comprimento de 1.700 m e 45 m de largura, comportando aeronaves como Boeing 737 e Airbus A320. Funciona 24 horas por dia com voos para Araçatuba, Bauru, Guarulhos, Juiz de Fora, Presidente Prudente e São Paulo.

Segundo dados fornecidos pela ANAC, a Rota Marília-São Paulo é a 8ª mais rentável do País.

Rodoviário

A Estação Rodoviária de Marília foi inaugurada em 1938, quando a cidade tinha apenas nove anos de emancipação, sendo a primeira rodoviária do Brasil. Na época a cidade concentrava grande parte do transporte rodoviário do estado.

Ela se localizava na antiga Avenida Barão de Mauá (hoje Avenida Tancredo Neves), onde atualmente se encontra a loja Torra Torra.

A nova rodoviária de Marília, inaugurada em 2003, tem um projeto diferenciado e uma boa infraestrutura, com áreas temáticas, mirante, lojas e posto de informação turística.

Urbano

Marília conta com transporte urbano servido por linhas regulares que levam aos quatro cantos da cidade. Centralizada ao seu terminal urbano.

A frota de automóveis no município de Marília é de aproximadamente 77 mil veículos (Denatran-2006).

Centros Comerciais

Filhos Ilustres

Curiosidades

Fragmento do Meteorito Marília.
Quem nasce em Marília é mariliense
Fonte: Wikipédia
Previsão do tempo em Marília/SP

Nós usamos cookies necessários para fazer o nosso site e sua navegação funcionarem. Também gostaríamos de coletar cookies de análise de desempenho e outros que nos ajudem a fazer melhorias medindo como você usa o nosso site. Política de Cookies.

Você pode aceitar todos os cookies clicando em “Aceitar todos” ou rejeitar os que não são necessários clicando em “Rejeitar cookies não necessários”.

Para visualizar e alterar suas preferências, clique em Definições de cookies.