Produtos rurais Classificados rurais negócios rurais Compra venda de trator MF Rural Site de classificados de fazendas e intermediação de negócios rurais Agronegócio Compra e venda de trator e fazendas Site de anúncios de classificados rurais trator para compra e venda de produtos rurais Portal de negocios rurais

Veja mais detalhes de Nova Andradina
Município de Nova Andradina
Monumento Central.jpg
""Cidade Sorriso""
Brasão de Nova Andradina
Bandeira de Nova Andradina
Brasão Bandeira
Hino
Aniversário
Fundação 1958
Gentílico nova-andradinense[1]
Lema
Prefeito(a) José Gilberto Garcia (PMDB)
(2005 – 2008)
Localização
Localização de Nova Andradina
Localização de Nova Andradina no Mato Grosso do Sul
Localização de Nova Andradina em Brasil
Nova Andradina
Localização de Nova Andradina no Brasil
22° 13' 58" S 53° 20' 34" O22° 13' 58" S 53° 20' 34" O
Unidade federativa  Mato Grosso do Sul
Mesorregião Leste de Mato Grosso do Sul IBGE/2008 [2]
Microrregião Nova Andradina IBGE/2008 [2]
Região metropolitana
Municípios limítrofes Ribas do Rio Pardo, Bataguassu, Anaurilândia, Rio Brilhante e Taquarussu.
Distância até a capital 280 km
Características geográficas
Área 4.776,096 km²
População 45.916 hab. est. IBGE/2009 [3]
Densidade 9,10 hab./km²
Altitude 380 m
Clima Tropical de altitude
Fuso horário UTC-4
Indicadores
IDH 0,786 médio PNUD/2000 [4]
PIB R$ 573.513.000,00 (MS: 8º) – IBGE/2007[5]
PIB per capita R$ 13.186,00 IBGE/2007 [5]

Nova Andradina é um município brasileiro do estado de Mato Grosso do Sul. Sexta maior cidade e quinto maior PIB do Estado, sendo o principal centro urbano e econômico da região sudeste de Mato Grosso do Sul.

Popularmente denominada de "Capital do Vale do Ivinhema", a cidade tem como destaque principal a criação e abate de bovinos, o que também lhe rendeu o título de capital do boi, pela importância de ser um dos principais pólos pecuários do Brasil.

Índice

Geografia

Nova Andradina, possui localização privilegiada, podendo em menos de uma hora de viagem de veículo estar nos Estados de SP ou PR. Sua localização é estratégica. As principais cidades próximas de São Nova Andradina: Campo Grande / MS km (300), Dourados / MS km (180), Presidente Prudente / SP (km 270) e Maringá / PR (km 290), sendo que Nova Andradina está a 65 km da divisa com os Estados de São Paulo e Paraná, Através da Usina Hidrelétrica Eng. Sérgio Motta, conhecida também como Usina Porto Primavera, que liga os três Estados por rodovia pavimentada.

Terminal Rodoviário Décio de Azevedo Mattos
Ficheiro:Central.jpg Rotatória
Rotatória Central

Economia

Potencial de consumo (2005): 0,01%.

Centro de zona A

Nova Andradina, com 46 mil habitantes e 5 relacionamentos diretos, é um Centro de Zona A. Nível formado por cidades de menor porte e com atuação restrita à sua área imediata; exercem funções de gestão elementares. Nova Andradina é uma das 192 cidades no Brasil com a classificação Centro de Zona A[6]. A cidade exerce influência sobre os municípios de Anaurilândia, Ivinhema, Angélica, Bataiporã e Taquarussu (Centros Locais).

Agricultura

Soja, milho, arroz, algodão, feijão, trigo, mandioca, cana.

Pecuária

Bovinos (600 mil cabeças), bubalinos, suínos, ovinos, equinos, aves

Principais indústrias

Destacam-se 01 frigorifico de médio porte (Frigonova), 01 usina de produção de etanol (Energética Santa Helena), 01 fábrica de fios de cobre (Corfio), 01 fecularia do Grupo Yamakawa, 01 fábrica de móveis, e diversas outras de médio e pequeno porte nos mais variados ramos.

Comércio

Avenida Antonio Joaquim de Moura Andrade
Alameda Antonio Costa Santos
Obelisco

De intensa atividade comercial, principalmente nos meses de novembro e dezembro, a cidade recebe neste período pessoas oriundas de todas as cidades vizinhas (Batayporã/MS, Taquarussu/MS, Ivinhema/MS, Angélica/MS, Anaurilândia/MS, Novo Horizonte do Sul/MS, Deodápolis/MS, Bataguassu/MS, Primavera/SP e Rosana/SP), tornando-se o mais importante centro de consumo da região, o que a faz ser conhecida como "Capital do Vale do Ivinhema". Esses consumidores são atraídos pelo comércio novaandradinense, em razão da cidade possuir grandes lojas de rede como Magazine Luiza, Móveis Gazin, Romera, Ponto Certo, Lojas Floraí, O Boticário, Veronezi Tintas, Rede Farmais, Sertão Materiais para Construção, Caiado Pneus, Rede Econômica de Supermercados, Rede Smart de Supermercados, Cacau Show, Gebon Sorvetes, entre outras. Concessionárias de Veículos: Automóveis: Ford, Chevrolet e Fiat; Motos: Sundown, Suzuki, Honda e Yamaha.

Serviços

Estabelecimentos bancários

Banco do Brasil, Caixa Economica Federal, HSBC, Bradesco, Cooperativa Sicredi, Banco Credi Vale.

Educação

Centro Municipal de Inclusão Digital
Ensino Superior
  • Possui 06 estabelecimentos e outros com cursos interativos:
  • UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul): Licenciatura em Computação, Matemática e Letras (Português/Inglês).
  • FINAN (Faculdades Integradas de Nova Andradina): Direito, Letras, Ciências Contábeis, Administração, Turismo, Pedagogia e Tecnologia em Açúcar e Álcool.
  • IESNA (Instituto de Ensino Superior de Nova Andradina): Administração
  • UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul): História, Geografia e Administração.
  • ANAEC (Associação Novaandradinense de Educação e Cultura): Pedagogia
  • FATEC (Faculdade de Tecnologia de Nova Andradina) Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Gestão em Agronegócio.
  • IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul).
  • Unigranet - (Centro Universitário da Grande Dourados - Cursos Via Internet) - Administração de empresas, Ciências Contábeis, Pedagogia, Letras, Teologia, Serviço Social e cursos de técnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Agronegócios, Produção Publicitária, Negócios Imobiliários.
  • Unipar, Uniderp, Dom Bosco
Ensino técnico
  • IFMS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul): Técnico em Informática e Técnico em Agropecuária.
  • Senai
  • Colégio Cena (Técnico em Açucar e Alcool, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Enfermagem e Técnico em Enfermagem do Trabalho)
  • Curso de Técnico em Marketing na EE. profª Nair Palácio de Souza
Escolas de línguas estrangeiras
  • CDI
  • Wizard
  • CCAA

Saúde

Conta com 02 hospitais, sendo 01 da rede Cassems e 01 público, também se encontra em fase de conclusão o Hospital Regional que em breve será entregue a população do município.

Órgãos e instituições públicas

Corpo de Bombeiros
Vara do Trabalho

Agência da Previdência Social (Inss), Agência Regional do Trabalho, Sede da 5ª Zona Eleitoral, Agência da Receita Federal, 01 Vara do Trabalho, Ministério Público Estadual (Promotoria de 2ª Entrância), Defensoria Pública de MS (Defensoria de 2ª Entrância), Procon, Agência Regional do Iagro, Agência Regional da Agraer, Comarca de Segunda Entrância (03 Varas Cíveis, 01 Vara da Infância e Juventude e 01 Vara Criminal), sede da 7ª Subseção da OAB, Procuradoria Regional do Estado, Conselho Tutelar, Agência Fazendária Estadual, sede do 8º Batalhão de Polícia Militar, Delegacia de Atendimento à Mulher, Delegacia Regional de Polícia Civil, 01 DP de Polícia, Corpo de Bombeiros (3º Sub-Grupamento), Junta Militar de Alistamento, Instituto Médico Legal(IML regional), Agência do SINE, Escritório Regional da Junta Comercial, Hemonúcleo Regional, AGESUL Regional (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de MS).

Turismo

Parque de Exposições Henrique Martins

Àreas de entretenimento

A cidade é muito bem servida de praças, onde praticamente cada bairro possui a sua, costumam ser tomadas pelas pessoas no verão, por outro lado, a cidade possui clubes particulares, pesqueiros com área de lazer, bares de excelente qualidade, como a rede "cachaçaria água doce", lanchonetes, restaurantes, pizzarias, e um importante museu sobre nova andradina e região.

Principais eventos

  • EXPONAN - Exposição Agropecuária e Industrial de Nova Andradina
  • FEJUNA - Festa Julina de Nova Andradina
  • NEW ROAD MOTORCYCLE - Encontro de Motociclistas
  • CANTA NOVA - Festival de Canções

Esporte

Estádio Andradão
Motódromo Municipal

A cidade tem como maior destaque o futebol, o extinto time do SENA (Sociedade Esportiva Nova Andradina) atingiu seu apogeu quando foi campeão estadual de futebol profissional em 1992. Dívidas e falta de apoio empresarial faliram o clube.

Entretanto, em 2008 foi criado o CENA (Clube Esportivo Nova Andradina), sendo que no mesmo ano foi vice-campeão sul-matogrossense de futebol da Série B, ganhando o direito de disputar o campeonato estadual da série A de 2009. O município conta com o mais novo estádio de MS, o que levou os torcedores a exigir um time de qualidade, à altura do estádio.

O município também conta com um ginásio de esportes com capacidade para 2.000 pessoas. O ginásio é utilizado para as principais competições estudantis do município e do Estado. Também, já abrigou jogos da equipe de futsal de Nova Andradina, em jogos da Copa Morena, que é a principal competição de futsal do Centro-Oeste.

Além do futebol, a cidade se destaca por possuir uma das mais importantes provas do atletismo sul-matogrossense, a "Corrida Ciclística e Pedestre de Nova Andradina", é evento esportivo anual das modalidades atletismo e ciclismo, a prova tem sua largada na cidade de Batayporã (8 km de Nova Andradina), e chegada em Nova Andradina, e conta com a participação de atletas de vários Estados brasileiros.

Nova Andradina normalmente realiza todos os anos sua etapa do campeonato estadual de motocross, a cidade possui um dos melhores motódromos do Estado.

Política

Prefeitos

  • 1.ª Gestão: (1962~1966) Teutly Soares Leitão (PSD) - Vice: Antonio Nunes Costa
  • 2.ª Gestão: (1967~1969) Alcides Menezes de Faria (ARENA) - Vice: Alonso Severino da Silva
  • 3.ª Gestão: (1970~1972) Décio Azevedo Mattos (ARENA) - Vice: Clarindo da Silva Nantes
  • 4.ª Gestão: (1973~1976) Alcides Menezes de Faria (ARENA) - Vice: Waldecir Franzoni Barbosa
  • 5.ª Gestão: (1977~1982) Antonio Rozário Migliorini (ARENA) - Vice: Durval Andrade Filho
  • 6.ª Gestão: (1983~1988) Getúlio Gideão Bauermeister - Vice: Luiz Carlos Ortega
  • 7.ª Gestão: (1989~1982) Durval Andrade Filho (PFL) - Vice: Tyokaio Oshiro
  • 8.ª Gestão: (1993~1996) Dr. Francisco Dantas Maniçoba (PMDB) - Vice: Vivaldo Silvio Pereira de Oliveira
  • 9.ª Gestão: (1997~2000) Luiz Carlos Ortega Batel (PTB) - Vice: Antonio Rosário Migliorini
  • 10.ª Gestão: (2001-2004) Roberto Hashioka Soller(PL) - Vice: Helder José Faria (PT)
  • 11.ª Gestão: (2005-2008) Roberto Hashioka Soller(PL) - Vice: Helder José Faria (PT)
  • 12.ª Gestão: (2009-2012) José Gilberto Garcia(PMDB) - Vice: Raulino Baronceli-DEM

Vereadores

10.ª Legislatura 1 de janeiro de 2005~31 de dezembro de 2006
Nome Apelido Partido Votos Observação
Antonio Francisco Ortega Batel Tonho Ortega PL - Presidente da Câmara Bienio 2005-2006
Adriano Palopoli Adriano Palopoli PL -
Dilson Casarotto Dilson Casarotto PL - Faleceu em 10 de julho de 2005
Glauco José Lourenço Glauco PMDB - 1.º Suplente Dilson Casarotto
Eduardo Grechi Reche Reche PPS - Cassado em 21 de junho de 2006
João Lúcio Santolini João Lucio PMDB - 1.º Suplente Eduardo Grechi Reche
José Carlos Paiva Souza Tito PSDB -
Luiz Tadao Mitsunaga Tadao PT -
Milton Fernandes Sena Milton Sena PDT -
Paulo Rogério Rosa de Sousa Rogério de Souza PP -
Regina Célia Dan Célia Dan PT -
11.ª Legislatura 1 de janeiro de 2007~31 de dezembro de 2008
Nome Apelido Partido Votos Observação
Glauco José Lourenço Glauco PMDB - Presidente da Câmara Bienio 2007-2008
Adriano Palopoli Adriano Palopoli PMDB -
Antonio Francisco Ortega Batel Tonho Ortega PMDB -
João Lúcio Santolini João Lucio PMDB -
José Carlos Paiva Souza Tito PSDB -
Luiz Tadao Mitsunaga Tadao PT -
Milton Fernandes Sena Milton Sena PDT -
Paulo Rogério Rosa de Sousa Rogério de Souza PR -
Regina Célia Dan Célia Dan PT -
12.ª Legislatura 1 de janeiro de 2009~31 de dezembro de 2010
Nome Apelido Partido Votos[7] Observação
Adriano Palopoli Adriano Palopoli PMDB 1.263 Presidente da Câmara Bienio 2009-2010
Mario Ferreira de Oliveira Marião da Saúde PR 957
Glauco José Lourenço Glauco PMDB 907
Maria Eugênia Bruno Andreassi Maria Eugênia PMDB 722 Licenciada
Márcio Pereira Costa Márcio Costa PMDB 668 1.º Suplente: Maria Eugênia
José dos Santos Correia Zé Bugre PMDB 696
Antonio Tomaz de Souza Tomaz PDT 671
Sandro Roberto Hoici Dr. Sandro DEM 669
Claudinei Santi Bambrila Magrelo Bambrila PSDB 664
Vicente de Souza Lichoti Vicente Lichoti PT 624


Quem nasce em Nova Andradina é nova-andradinense[1]


Fonte: Wikipedia

Produtos em Nova Andradina





Alimentos em Geral Defensivos Agrícolas Implementos Ônibus Serviços
Alimentos para Nutrição Animal Diversos Instalações Rurais Peças/Aditivos/Acessórios Shopping MF Rural
Animais Embalagens Máquinas Pesadas Pneus Tratores Agrícolas
Caminhões Exportação/Importação Máquinas/Equipamentos Procuro/Compro/Troco Utensílios Agropecuários
Carrocerias/Furgões Fazendas/Imóveis Rurais Medicamentos Sementes Veículos
Colheitadeiras/Colhedoras Fertilizantes Agrícolas Mudas/Ramas
Atendimento Online MF Rural