Site em português Site in English
HOME APRESENTAÇÃO CADASTRO COMPRAR VENDER CONTATO AJUDA LEILÕES LISTA RURAL BANNERS

LiveZilla Live Help

Petrolina - Pernambuco

Veja mais detalhes de Petrolina

Município de Petrolina
Igreja Catedral de Petrolina
"A Califórnia Sertaneja"
Brasão de Petrolina
Bandeira de Petrolina
Brasão Bandeira
Hino
Aniversário {{{aniversário}}}
Fundação 1870
Gentílico petrolinense
Lema {{{lema}}}
Prefeito(a) Júlio Emílio Lóssio de Macedo (PMDB)
(2009 – 2012)
Localização
Localização de Petrolina
Localização de Petrolina em Pernambuco
Localização de Petrolina em Brasil
Petrolina
Localização de Petrolina no Brasil
09° 23' 34" S 40° 30' 28" O09° 23' 34" S 40° 30' 28" O
Unidade federativa  Pernambuco
Mesorregião São Francisco Pernambucano IBGE/2008 [1]
Microrregião Petrolina IBGE/2008 [1]
Região metropolitana Pólo Petrolina-Juazeiro
Municípios limítrofes Juazeiro, Sobradinho, Casa Nova (BA), Lagoa Grande e Afrânio (PE)
Distância até a capital 734 km
Características geográficas
Área 4.756,8 km²
População 281.851 hab. est. IBGE/2009 [2]
Densidade 45,9 hab hab./km²
Altitude 376 m
Clima semi-árido BshW
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,747 médio PNUD/2000 [3]
PIB R$ 1.771.786 mil IBGE/2006 [4]
PIB per capita R$ 6.109,00 IBGE/2005 [4]

Petrolina é um município brasileiro do estado de Pernambuco, banhado pelo rio São Francisco. Em conjunto com o vizinho município de Juazeiro, na Bahia, forma o maior aglomerado urbano do semi-árido.

Integra, em conjunto com os municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, estes localizados em Pernambuco, e os municípios baianos de Juazeiro, Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova e Sobradinho, a Região de Desenvolvimento Econômico Integrado - RIDE - São Francisco.

Administrativamente, o município é composto pelos distritos sede, Curral Queimado, Rajada e pelos povoados de Cristália, Nova Descoberta, Tapera, Izacolândia, Pedrinhas, Uruas, Lagoa dos Carneiros, Caatinguinha, Caititú, Cruz de Salinas,Pau Ferro, Atalho e Aranzel.

Índice

Geografia

Vista desde a Ilha do Fogo no Rio São Francisco.

Localiza-se a uma latitude 09º23'55" sul e a uma longitude 40º30'03" oeste, estando a uma altitude de 376 metros. Sua população estimada em 2008 276.174 habitantes, dos quais 204 mil vivem na cidade (zona urbana do município)

Possui uma área de 4.756,8 km².

Os limites geográficos são: Ao sudeste com o município de Dormentes (PE), a leste com Lagoa Grande (PE), ao sul com Juazeiro (BA), a oeste com Casa Nova (BA) e noroeste com Afrânio (PE).

Clima

Segundo a Classificação climática de Köppen-Geiger, o clima nesta área apresenta-se como tropical semi-árido, tipo BshW, seco e quente na parte norte e semi-árido quente estépico na parte sul, caracterizado pela escassez e irregularidade das precipitações com chuvas no verão e forte evaporação em consequência das altas temperaturas.

História

Pelo caminho das águas, o capuchinho italiano frei Henrique realizava prédicas missionárias, provavelmente por todas as povoações ribeirinhas, inclusive, pelas ilhas: do Pontal, do Jatobá, do Fogo e do Massangano, entre outras banhadas pelo rio São Francisco, no trecho compreendido entre a "Villa de Coripós" e a "Passagem", hoje municípios de Santa Maria da Boa Vista e Petrolina.

Em meados do século XIX, por conta da distância e da exaustiva viagem frei Henrique lança a ideia da construção de uma capela ao então vigário de Coripós atualmente Santa Maria da Boa Vista. No ano de 1858, dá-se início a construção de uma capela como marco do Cristianismo para os moradores da pequena povoação da Passagem localizada na margem esquerda do Rio São Francisco, cujo local tinha uma área coberta de rocha que posteriormente serviu na construção da Igreja Catedral de Petrolina, conhecida como a "Pedra Grande", considerado hoje o marco zero, atual Praça do Centenário.

Em 1860, a capela foi aberta aos moradores parcialmente concluída, faltando ainda uma torre, recebendo a atual imagem de Nossa Senhora Rainha dos Anjos. A imagem que teria vindo, apenas para a inauguração, ficou definitivamente como padroeira do município.

Em 1862 a Capela de Santa Maria Rainha dos Anjos foi elevada à condição de Igreja Matriz ficando a povoação "Passagem de Juazeiro", elevada à categoria de freguesia pela lei nº 530, de 7 de junho de 1862, através do empenho do tenente-coronel da Guarda Nacional José Crispiniano Rodrigues Coelho Brandão – presidente da vila de Petrolina até 1875, recebendo a localidade a denominação de Petrolina em homenagem ao Imperador D. Pedro II, tendo a Freguesia a invocação de Santa Maria Rainha dos Anjos; vila pela lei nº 921, de maio de 1870; Comarca pela lei nº 1.444, de 8 de junho de 1879; município em 25 de abril de 1893, sendo o seu primeiro prefeito o tenente-coronel Manuel Francisco de Sousa Júnior; instalada oficialmente o município em 21 de Setembro de 1895 e a diocese em 30 de novembro de 1923, pela Bula Pontificada (Dominicis Gregis), sendo seu primeiro bispo D. Antônio Maria Malan.

Política

Administração

O médico Nilo de Souza Coelho, entrou para a política aos 26 anos de idade em 1947 para ser Deputado Estadual. Teve quatro mandatos como deputado federal. Foi governador de Pernambuco de 1967 a 1971. E, senador de 1979 a 1983. Com visão futurista, fez Petrolina de uma simples passagem de Juazeiro, na maior exportadora de frutas do Brasil.

O município desde meados da década de 50 é governado por integrantes ou aliados da família Coelho, sendo isto mudado quando no início de 2007 assumiu o ex-vice-prefeito Odacy Amorim de Sousa, devido ao afastamento do ex-prefeito Fernando Bezerra de Sousa Coelho para ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco.

Em janeiro de 2009, assumiu como prefeito o médico oftalmologista, Júlio Lóssio (PMDB), após ter derrotado expressivamente o Deputado Gonzaga Patriota (PSB), por uma diferença de 26.500 votos. O atual prefeito sucede Odacy Amorim de Sousa (PSB), que teve uma gestão muito bem avaliada e apoiada pelo povo, tendo sido parlamentar, atuando como vereador por três mandatos e eleito vice-prefeito do ex-prefeito Fernando Bezerra de Sousa Coelho, em 2004.

Educação

Algumas das escolas privadas de Petrolina são os colégios Dom Bosco(Diocesano)[1], Nossa Senhora Auxiliadora(Salesiano)[2], GEO, Escola Ana Nery, Encontro, Santa Bárbara, Colégio Patrícia Diniz, Colégio Recanto e Centro Educacional Vivência.

As principais escolas públicas de Petrolina são:EREMPOSC segunda escola de referência na cidade que só oferece esnsino medio e integral EREMCC (No IDEB, 2ª melhor de Pernambuco), Dom Malan, EMAAF, ESPAH, Polivalente, Otacílio Nunes de Souza, EPSAD e Escola de Aplicação (integrada à FFPP/UPE)[3].

Em termos de escola de idiomas, as escolas Cultura Inglesa (Inglês britânico)[4], Yázigi(inglês americano, espanhol e intercâmbios)[5], Wizard(Inglês americano, Japonês, Alemão, italiano, francês, espanhol e português) e aecus(inglês) têm destaque.

Petrolina também contém uma vasta rede de cursinhos Pré-vestibular, com destaque para GEO e Sagres além de matérias isoladas, com destaque ao Curso Orbital [6] com matérias biológicas(química e biologia), no qual um dos seus dois professores, Carlos Alberto, atua na área há 15 anos, sendo, assim, o mais experiente e o 1º na região. Além de outros com expressiva massa de alunos, como o TEMA da professora e jornalísta Vera Lúcia Medeiros [7],o CDF [8] - Curso de Física do professor Cristoney, que é considerado o melhor professor de Física da região do Vale do São Francisco, o BioS [9] com destaque em história(Prof. Adherbal), geografia(Prof. Jackson Djales) e espanhol (Prof. Juan Bandera). Por tais motivos, a cidade tem se tornado pólo atrativo aos estudantes de cidades num raio de mais de 500 km.

A cidade também dispõe de redes de ensino à distânica, como a ead.

Escolas técnicas federais

CEFET Sertão Pernambucano - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Do Sertao Pernambucano, Unidade I Industrial e Unidade II Agrícola.

SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem da Industrial

Universidades
  • Universidade de Pernambuco - Campus Petrolina
  • Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE)
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco- (UFRPE) extensão criada em 2010
Cursos Preparatórios para Concursos

- Complexo Jurídico Damásio de Jesus/Academia do Concurso Público

Comércio

O Comércio de Petrolina é bastante diversificado e descentralizado. O centro da cidade se caracteriza por lojas de móveis e eletrodomésticos, artigos do vestuário, alimentícios, aviamentos, medicamentos, eletro-eletrônicos, bancos, lotéricas, órgãos públicos e outros. Já nas principais avenidas que circundam a cidade pode-se encontrar principalmente o comércio de materiais de construção, peças e serviços para automóveis. Os bairros contam com estruturas complexas de comércio. Os principais bairros detém inúmeros ramos levando aos seus moradores a comodidade de não ter que deslocar-se ao centro.

Petrolina é cidade-tronco e seu comércio abastece inúmeras cidades vizinhas o que a torna um importante centro atacadista de alimentícios, medicamentos e vestuário.

Cultura

  • Bandeira: A bandeira de Petrolina foi idealizada pelo cidadão petrolinense Armindo Trajano Maia e adotada em 26 de setembro de 1971.

Suas cores significam: VERDE - esperança e a riqueza através da irrigação do sertão; AMARELO - as riquezas trazidas pelo Rio São Francisco; VERMELHO - o sangue nordestino, bravo, lutador e aguerrido; REMOS - a população que vive às margens do rio e o próprio rio; MANDACARU (Cereus Peruvianus - L) - simboliza o sertão e o sertanejo, que não se curvam ante as adversidades.

  • Lendas da Região:Nego d’água, Vapor Fantasma, Nossa Senhora da Rapadura. Esses são apenas alguns dos mitos que povoam a mente dos habitantes da região desde sua infância. São histórias passadas ritualmente de pai para filho e um dos grandes patrimônios das duas cidades. Entre essas lendas, a carranca se destaca como a mais importante. Sua representatividade é tão grande que sua imagem se tornou um dos símbolos locais.

Junto a este símbolo se destaca Ana das Carrancas, uma artesã consagrada em todo o brasil, considerada Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Ana das Carrancas faleceu em 1º de outubro de 2008.[5]

Esporte

Futebol

Petrolina já teve um charmoso e apreciado futebol amador. Times como Caiano, América, Náutico, Ferroviário, Palmeiras e outros abrilhantavam as tardes de domingo no então Estádio da Associação Rural (hoje Estádio Paulo Coelho). Hoje são dois times profissionais os quais se revesam entre a primeira e a segunda divisão do Campeonato Pernambucano de Futebol.

  • Clubes:
    • 1º de Maio Esporte Clube
    • Petrolina Futebol Clube

Festas e eventos

  • Festival da Primavera
  • Congresso Pedagógico do São Francisco
  • AnimeKai (Encontro de Animação Japonesa em Petrolina/Juazeiro)
  • ERAS (Encontro de RPG e Ação Social)
  • River Shopping Collection Week
  • São João
  • Carnaval Cultural Pernambucano.
  • Festival da Primavera (Acontece em Setembro - Aniversário do Município)
  • R.P.V (Rock Para Você)
  • MotoChico
  • Oi Music (Festival de Música Eletrônica e PopRock)
  • Sky Filter (Rave Open Air)
  • Inmusic (Festival de Música Eletrônica))
  • [Raíz & Remix]
  • Aberto de Xadrez (Torneio de xadrez de nível nacional)
  • Petrolina Fashion(acontece no mês de setembro)
  • Copa TV Grande Rio de Futsal
  • Forro das Antigas
  • Papa Noiz
  • Arena Schin
  • Skol beats
  • Forro no Beco
  • Vaquejada de Petrolina - Parque Geraldo estrela
  • Dia 15 de agosto Dia da padroeira da cidade Nossa Senhora Rainha Dos Anjos

Economia

Uvas no Vale do São Francisco, entre Petrolina e Juazeiro
flores de manga.

A região de Petrolina, devido ao clima seco e a irrigação, tornou-se o segundo centro vinícola do país, cujo primeiro lugar é ocupado pela Região Sul. A grande apreciação mundial dos vinhos e frutas do Vale do São Francisco se dá à sua temperatura elevada quase o ano todo que expõe as frutas ao stress contínuo e, assim, atribuindo gostos diferentes e, muitas vezes, melhores que em outros locais do mundo. Na lista dos melhores vinhos do Brasil – escolhidos em criteriosa avaliação de especialistas de várias partes do mundo, durante concurso internacional realizado em Petrolina, no Sertão do Estado, em setembro de 2009 – o Vale do São Francisco marcou presença, tendo alguns vinhos premiados. O Concurso Mundial de Bruxelas – Edição Brasil teve sua sexta edição realizada durante três dias em Petrolina. Jornalistas especializados e enólogos de várias partes do mundo (Inglaterra, Japão, França, Alemanha, Estados Unidos) avaliaram 160 amostras de vinhos produzidos no Brasil, dentre eles, os representantes do Vale do São Francisco. Idealizado pela belga Vinopress e organizado nacionalmente pela Vinho Magazine, o evento avaliou rigorosamente espumantes, tintos, brancos e rosados, secos e doces, além dos destilados. O Miolo Cuvée Giuseppe 2005 levou medalha de ouro. Nas representações de prata, destaque para o Espumante Asti Botticelli (Vinícola do Vale do São Francisco), Rio Sol Reserva 2007 (Vini Brasil), Rio Sol Winemakers Touriga Nacional 2008 (Vini Brasil) e Coleção Moscatel Seco (Botticelli)[10].

Políticas de incentivo aplicadas nas últimas décadas tornaram a região um celeiro de frutas tropicais, que são exportadas para as principais regiões do país e também para a América do Norte, o continente Europeu e também o Sudeste Asiático, particularmente o Japão. Um dos transportes mais utilizados para tais exportações, o aéreo se destaca por sua rapidez e, logo, conservação das frutas. Para tal foi necessária a reforma do aeroporto [11] que o tornou um dos maiores de Pernambuco e a segunda maior pista do nordeste brasileiro. São três as companhias aéreas que operam com voos regulares no aeroporto: a GOL Linhas Aéreas, OceanAir Linhas Aéreas e a TRIP Linhas Aéreas, qu fazem transporte civil para Recife e Salvador. As obras, encerradas em outubro de 2004, também foram responsáveis pelo reforço asfáltico da pista e do pátio de aeronaves, ampliado para 18.212 metros quadrados, com cinco posições de estacionamento para aviões de grande porte. A empresa de Luxemburgo Cargolux [12] aterrissa e decola na cidade com notável frequência levando frutas da região.

De acordo com dados das EMBRAPA, a região apresenta anualmente 2,5 milhões de safras e este fato tem despertado o interesse dos empresários para a região. Particularmente pelo grande desenvolvimento que a tecnologia proporcionou para as áreas irrigadas tem obtido no decorrer das últimas décadas.

As características climáticas favorecem não somente a produção de vinhos, mas também de outras frutas, atualmente a cidade responde por 90% das exportações nacionais de Manga e Uva.

O turismo de negócios e o artesanato, onde destaca-se a produção de carrancas, são outros potenciais de Petrolina.

Turismo de Petrolina

  • Bodódromo: um bom lugar para degustar carne de 'carneiro';
  • Museu do sertão;
  • Ponte Presidente Dutra;
  • River Shopping;
  • Antiga estação ferroviária;
  • ASCCOPER - "Forró pé de serra";
  • CEAP
  • Central de Artesanato;
  • Centro de Convenções Nilo Coelho;
  • Centro histórico;
  • Concha acústica;
  • Espaço Cultural Ana das Carrancas;
  • Espaço Cultural Lula Cardoso Aires (antigo açougue);
  • Espaço de Ciência e Cultura UNIVASF;
  • Espaço Trevo;
  • Igreja Catedral;
  • Igreja Matriz de Nossa Senhora Rainha dos Anjos;
  • Ilha do Rodeadoro
  • Memorial Dom Bosco;
  • Memorial Nilo Coelho;
  • Oficina do artesão Mestre Quincas;
  • Orla antiga e orla nova (alguns barzinhos e restaurantes)
  • Palácio episcopal;
  • Parque Aquático Ilha do Sol;
  • Parque municipal Josepha Coelho;
  • Petrolina Antiga (Orla Antiga)
  • Porta do Rio;
  • Praça do Centenário;
  • Serra da Santa;

Ilhas do São Francisco

Na região de Petrolina, diversas ilhas compõem um cenário bastante pitoresco. Apresentam areias finas, sendo que em algumas delas podem ser encontradas árvores frutíferas. As principais ilhas são: do Fogo (na fronteira entre os estados de Pernambuco e Bahia, onde passa a ponte Presidente Dutra que liga ambos os estados e as regiões norte e sul do Nordeste), Rodeadouro (que conta com a presença de infra-estrutura própria para o turismo fluvial), Massangano (a maior de todas as ilhas), Maroto, Amélia e Pantanal. Estas ilhas ficam na direção da barragem de Sobradinho, o segundo maior lago artificial do mundo e que controla toda a vazão do rio para produção hidroelétrica da região Nordeste.

O acesso a estas ilhas dá-se através das barcas no cais de Petrolina. Há outras ilhas na direção oposta, entretanto, a presença de pedras dificulta o acesso, tornando-o perigoso. Apenas os mais experientes e conhecedores se aventuram nesta direção.

O roteiro completo de viagem das barcas (que contam com infra-estrutura de restaurante, cabines e pista de dança) leva 5 horas. Paradas para mergulho nas águas do rio são obrigatórios e o divertimento garantido desde o início até final do passeio.

Emissoras de televisão

  • Canal 02 VHF - TV Grande Rio/Rede Globo - Petrolina
  • Canal 04 VHF - TV Aratu/SBT - Salvador
  • Canal 06 VHF - TVE Bahia/Cultura - Salvador
  • Canal 07 VHF - TV São Francisco/Rede Globo - Juazeiro
  • Canal 10 VHF - TV Itapoan/Record - Salvador
  • Canal 13 VHF - TV Pernambuco/Cultura - Caruaru
  • Canal 25 UHF - RIT
  • Canal 38 UHF - TV Pernambuco - Recife

Transportes

Aeroporto

Transporte coletivo

Atualmente em Petrolina há vinte linhas de ônibus administradas pela Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC).

Cidades-irmãs

Petrolina possui a seguinte cidade-irmã:

  • Brasil Juazeiro, Brasil[6]
CURIOSIDADES

A cidade de Petrolina já foi palco para apresentação do jornal nacional quando a caravana passou por aqui em 2006 o jornal foi apresentado por Wiliam Boner e Pedro Bial em frente a catedral de Petrolina. A cidade tem título de capital do sertão e do vale do São Francisco. os primeiros capítulos de senhora do destino foram gravados as margens do rio São Francisco. todo ano a cidade é visitada por um ator global para o evento de moda



Quem nasce em Petrolina é petrolinense


Fonte: Wikipedia

Produtos em Petrolina





Alimentos em Geral Defensivos Agrícolas Implementos Mudas/Ramas Serviços
Alimentos para Nutrição Animal Diversos Instalações Rurais Peças/Aditivos/Acessórios Shopping MF Rural
Animais Embalagens Máquinas Pesadas Pneus Tratores Agrícolas
Caminhões Exportação/Importação Máquinas/Equipamentos Procuro/Compro/Troco Utensílios Agropecuários
Carrocerias/Furgões Fazendas/Imóveis Rurais Medicamentos Sementes Veículos
Colheitadeiras/Colhedoras Fertilizantes Agrícolas
Os anúncios que estão em nosso site são de vendedores cadastrados.br />
Efetue uma busca no site para verificar se existe algum produto ou serviço que deseja.

Para entrar em contato com eles basta clicar no anúncio e em seguida em "Fale com o Vendedor".

Caso tenha alguma dúvida sobre o funcionamento do site entre em contato conosco.

Continuar    Cancelar