Site em português Site in English
HOME APRESENTAÇÃO CADASTRO COMPRAR VENDER CONTATO AJUDA LEILÕES LISTA RURAL BANNERS

LiveZilla Live Help

São Sepé - Rio Grande do Sul

Veja mais detalhes de São Sepé


Município de São Sepé
[[Ficheiro:|270px|none|center|]]
"Ouro de Terra"
Brasão desconhecido
Bandeira desconhecida
Brasão desconhecido Bandeira desconhecida
Hino
Aniversário
Fundação 29 de abril de 1876
Gentílico sepeense
Lema
Prefeito(a) Arno Cleri Reinstein Schroder (PP)
(2005 – 2008)
Localização
Localização de São Sepé
Localização de São Sepé no Rio Grande do Sul
Localização de São Sepé em Brasil
São Sepé
Localização de São Sepé no Brasil
30° 09' 39" S 53° 33' 54" O30° 09' 39" S 53° 33' 54" O
Unidade federativa  Rio Grande do Sul
Mesorregião Centro Ocidental Rio-grandense IBGE/2008[1]
Microrregião Santa Maria IBGE/2008[1]
Região metropolitana
Municípios limítrofes Santa Maria, Caçapava do Sul, Formigueiro, Vila Nova do Sul, Restinga Seca, Cachoeira do Sul, São Gabriel
Distância até a capital 270 km
Características geográficas
Área 2.188,832 km²
População 24.353 hab. est. IBGE/2009[2]
Densidade 11,3 hab./km²
Altitude 85 m
Clima Não disponível
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,775 médio PNUD/2000[3]
PIB R$ 203.748 mil IBGE/2005[4]
PIB per capita R$ 8.247,00 IBGE/2005[4]

São Sepé é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

Índice

História

O atual município pertenceu até 1809 à Rio Pardo, um dos quatros municípios da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul. No entanto, ainda no mesmo ano, o território de São Sepé passou a fazer parte do município de Cachoeira do Sul, antiga freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira, nome que tinha desde de 1779.

A emancipação de São Sepé veio após muitas lutas, a começar pela tão sonhada construção da Capela de Nossa Senhora da Conceição, autorizada pela Resolução n.66 de 6 de junho de 1846 e, com a Revolução Farroupilha. Apesar da emancipação ter ocorrido há mais de 150 anos ainda existem pessoas como o Dr. Rafael que acreditam que São Sepé faz parte do município de Cachoeira do Sul.

Com o crescimento do povoado, São Sepé elevou-se à categoria de Freguesia, em 1850.

A criação do município ocorreu a 29 de abril de 1876, pela Lei Provincial n.1209.

Origem do nome

Existem duas versões a respeito da origem do nome São Sepé. A popular diz que o nome do município é uma homenagem à memória do valente guerreiro Sepé Tiaraju, que nasceu, viveu e combateu nos Sete Povos das Missões, na época pré-açoriana. Os missionários ensinavam que ganhariam o céu aqueles que tombassem em luta pela defesa das Reduções Cristãs contra os exploradores. Por esse motivo, segundo a tradição, o guerreiro morto passou a ser invocado como São Sepé, tornando-se assim símbolo do sentimento indígena de libertação.

Historiadores asseguram que no território do hoje município de São Sepé, havia um conjunto de aldeias da tribo dos Guaranis, da qual Tiaraju seria cacique, originando-se assim, a referência póstuma feita ao índio Sepé, de tanto simbolismo na memória popular.

Outra versão afirma que São Sepé teve origem em uma estância missioneira já existente em 1751, chamada San Sepé e que o nome São Sepé que se atribuiu ao município não em relação direta com o índio Sepé Tiaraju.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 30º09'38" sul e a uma longitude 53º33'55" oeste, estando a uma altitude de 85 metros. Sua população estimada pelo IBGE em 2007 era de 23.578 habitantes. Fica perto da cidade de Santa Maria.

Economia

A economia do município é baseada nas atividades agropastoris, com destaque para as culturas do arroz, soja (mais expressivas) e milho. Na pecuária destacam-se as criações de gado de corte e leite. São Sepé assiste a uma debandada populacional para os centros maiores, especialmente por parte dos jovens que buscam formação profissional nas universidades das cercanias.

São Sepé não vive mais seu apogeu. Pelo contrário, agora, devido a grande quantidade de pessoas idosas e ao número também enorme de crianças, a população ativa deste município acabou bastante reduzida, logo, a arrecadação da cidade não é suficiente para assegurar as necessidades mais emergenciais.

Turismo

As atrações turísticas de São Sepé ainda não têm expressão econômica, mas podem seduzir os visitantes para que vejam um fogo-de-chão, permanentemente aceso há mais de 200 anos. São seis gerações que alimentam as chamas durante 24 horas, há mais de 200 anos. A Gruta do Marco, entre Tupanci e Cerrito, faz homenagem à índia Pulquéria que teria estado ali. A fonte da bica, a praça das Mercês e a igreja de Nossa Senhora das Mercês são outros atrativos a incrementar o turismo do município.

Fogo de Chão

Na Fazenda Boqueirão, em São Sepé, o fogo de chão é mantido aceso desde o início do século XIX - há mais de 200 anos, portanto. Ao redor desse fogo, os gaúchos que lidavam com o gado se aconchegavam contra o frio, passavam o chimarrão de mão em mão e tomavam decisões. A família Simões Pires, agora na sexta geração, mantém esse fogo de chão permanentemente aceso, alimentado por toras de madeira de lei chamadas guarda-fogo. Localizada no hoje distrito de Vila Block, a propriedade rural de São Sepé é o centro de romarias nativistas e tradicionalistas para cultuar essa chama que não se apaga.

Mídia

Circulam atualmente no município de São Sepé três jornais semanais: Jornal A Fonte, Jornal A Palavra e Jornal O Guia. Entre os jornais que já circularam anteriormente cita-se o jornal O Centenário e o jornal A Cidade, editado nos municípios de São Sepé e Caçapava do Sul. Existem ainda duas rádios, uma em AM e outra em FM.



Quem nasce em São Sepé é sepeense


Fonte: Wikipedia

Produtos no Rio Grande do Sul





Alimentos em Geral Defensivos Agrícolas Implementos Mudas/Ramas Serviços
Alimentos para Nutrição Animal Diversos Instalações Rurais Peças/Aditivos/Acessórios Shopping MF Rural
Animais Embalagens Máquinas Pesadas Pneus Tratores Agrícolas
Caminhões Exportação/Importação Máquinas/Equipamentos Procuro/Compro/Troco Utensílios Agropecuários
Carrocerias/Furgões Fazendas/Imóveis Rurais Medicamentos Sementes Veículos
Colheitadeiras/Colhedoras Fertilizantes Agrícolas
Os anúncios que estão em nosso site são de vendedores cadastrados.br />
Efetue uma busca no site para verificar se existe algum produto ou serviço que deseja.

Para entrar em contato com eles basta clicar no anúncio e em seguida em "Fale com o Vendedor".

Caso tenha alguma dúvida sobre o funcionamento do site entre em contato conosco.

Continuar    Cancelar