Socorro - São Paulo - Informações sobre a cidade

Município da Estância Hidromineral de Socorro
[[Ficheiro:|270px|none|center|]]
Brasão Bandeira
Hino
Aniversário
Fundação 9 de agosto de 1829
Gentílico socorrense
Lema
Prefeito(a) Marisa de Souza Pinto Fontana
(2009 – 2012)
Localização

22° 35' 27" S 46° 31' 44" O22° 35' 27" S 46° 31' 44" O
Unidade federativa  São Paulo
Mesorregião Campinas IBGE/2008
Microrregião Amparo IBGE/2008
Região metropolitana
Municípios limítrofes Pedra Bela, Pinhalzinho, Monte Alegre do Sul, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, Monte Sião MG, Bueno Brandão MG, Munhoz MG e Toledo MG
Distância até a capital 135 km
Características geográficas
Área 448,074 km²
População 34.447 hab. est. IBGE/2009
Densidade 76,2 hab./km²
Altitude 752 m
Clima tropical de altitude Cwb
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,812 elevado PNUD/2000
PIB R$ 244.360 mil IBGE/2005
PIB per capita R$ 7.204,00 IBGE/2005

Socorro é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 22º35'29" sul e a uma longitude 46º31'44" oeste, estando a uma altitude de 752 metros. Sua população estimada em 2004 era de 33.700 habitantes.

Fica as margens do rio do Peixe e na Serra da Mantiqueira. Atualmente, a economia do município está voltada para o setor de confecções (malharias) e turismo ecológico e de esporte de aventura.

Índice

Estância hidromineral

Socorro é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

História

Fundada em 1738, por Simão Toledo Pizza.

Em 1829 foi erguida uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira do município, no local da atual Igreja Matriz.

A primeira missa foi realizada na data de 9 de agosto, data que se comemora o aniversário do município.

Em 1883 Socorro foi declarada município e em maio de 1889, como comarca. Em 1945 o então Governador do estado Fernando Costa, elevou a município a condição de Estância Sanitária.

Em 1978, Socorro se torna estância hidromineral e readquire seus direitos políticos.

A população de Socorro é em sua maioria descendente de imigrantes italianos.

São Paulo e o cultivo de café

No Estado de São Paulo, as plantações de café espalharam-se por grande parte do interior. Socorro ainda é um grande produtor do fruto. Os fazendeiros viram, por longos anos, que a atividade cafeeira gerava enorme fonte de renda, além de poder político. O café fez o Estado de São Paulo despontar como a maior potência do país, ao lado de Minas Gerais, grande produtor de leite, e da então capital Rio de Janeiro. A mão-de-obra escrava era largamente utilizada nas lavouras, pois além de ser barata, contribuiu com o economia do império através do tráfico negreiro. A partir de meados do século XIX, o Brasil passou a sofrer pressões externas para que tivesse fim o regime de escravidão. Com a proibição da entrada de negros no Brasil, e, mais tarde, com as leis que tomavam livres os negros recém nascidos e idosos, cai o regime de escravidão, em 1888, levando junto, um ano mais tarde, o Império. Nascia o Brasil República.

Chegam a São Paulo os imigrantes italianos para substituir a mão-de-obra escrava nas lavouras de café. Os fazendeiros do Estado sentiram a necessidade de escoar o café para o porto com mais eficiência. Começa então a construção de ferrovias do interior até o litoral. Em Socorro a Companhia Mogyana de Estradas de Ferro construiu uma estação de trem, o que fez desenvolver o município em todos os sentidos.

Em 1929, quebra a Bolsa de Nova Iorque, ocasionando uma grande depressão em todo o mundo. As exportações de café, que até então praticamente sustentavam o país, caíram expressivamente causando dívidas enormes aos cafeicultores paulistas que possuíam grandes estoques de café.

Nesse momento muitos italianos que trabalhavam nas lavouras tiveram a oportunidade de adquirir várias propriedades rurais a preços mais acessíveis.

Grandes Proprietários Rurais de Socorro no século passado:

Famílias tradicionais

Imigração italiana

Sociedade Italo-Brasileira Socorrense.

A Sociedade Ítalo – Brasileira Socorrense, foi fundada em 4 de outubro de 1904, nome de "Societá Di Mútuo Soccorso Itália Libera Giuseppe Garibaldi", no centro de Socorro. A criação da sociedade atenderia as necessidades em defesa dos imigrantes italianos frente as condições adversas de vida que então encontraram aqui no Brasil.

A sociedade estimularia a integração dos imigrantes com atividades recreativas e esportivas.

A instituição atendia a comunidade italiana em situações adversas: médico, farmacêutico, amparo a família, etc.

Em 4 de outubro de 1904, um grupo de imigrantes italianos, proveniente de varias regiões da Itália, principalmente de Vêneto, constituíram em Socorro onde moravam, uma sociedade italiana com o nome de Societá Di Mútuo Soccorso Itália Libera Giuseppe Garibaldi.

A Campanha de Nacionalização de Getúlio Vargas e as restrições aos eixistas (italianos, alemães e japoneses), obrigou sociedade a mudar seu nome para Sociedade Beneficente Socorrense.

Finalmente em 8 de dezembro de 1996, a Assembleia Geral aprovou a mudança do nome da Sociedade Beneficente Socorrense para a atual denominação: Sociedade Ítalo – Brasileira Socorrense.

Os objetivos atuais da instituição estão na preservação da cultura e o resgate das tradições italianas.

Por fim, para comemorar o centenário da formação no ano de 2004 a atual diretoria construiu um monumento aos imigrantes italianos que ficara eternamente exposto na praça rotatória do município que levou o nome de "Rotatória do Imigrante".

Vários dos integrantes da instituição foram agraciados com a "COMENDA GARIBALDINO" outorgada pela "ASSOCIAZIONE VETERANI E REDUCI GARIBALDINO" honrosa distinção concedida aqueles que prestam relevantes serviços na divulgação e promoção da cultura italiana.

Todos os anos no mês de outubro, é organizado pela sociedade uma grande festa de confraternização com comidas tradicionais, refrigerantes, chope, vinho e muita música italiana.

Atualmente a sociedade Ítalo – Brasileira Socorrense é a mais antiga associação da cidade de Socorro e uma das mais antigas do Brasil em plena atividade.

Companhia Mogyana de Estradas de Ferro

Em 1872, um grupo de fazendeiros resolveu criar uma ferrovia para propiciar o escoamento da produção de uma das regiões mais produtivas do Estado de São Paulo, a Mogi-Mirim e Amparo. Foi então que, no dia 18 de março do mesmo ano, originou-se a Companhia Mogyana de Estradas de Ferro, com sede em Campinas.

Em 21 de abril de 1909, foi inaugurado o ramal Socorro, que impulsionou o desenvolvimento da cidade, pois, além de facilitar o escoamento do café, conferiu eficiência ao transporte de gado. Até então, as cargas comerciais eram conduzidas por burros, mulas e éguas.

Religiosidade

A colonização brasileira foi fortemente marcada pelos atos religiosos que sempre a acompanharam. Na maioria das cidades de nosso território, a formação de núcleos populacionais surge com a edificação de ermidas, capelas ou igrejas. Sempre houve a necessidade da presença divina próxima dos colonizadores, pois era uma forma deles não se sentirem tão isolados. Não podemos esquecer que esses aventureiros estavam a milhas de distância de sua pátria e também rodeados por culturas extremamente opostas às suas, como os índios.

O município de Socorro tem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira pois, o idealizador da primeira capela, Capitão Roque de Oliveira Dorta, era seu devoto.

Filhos ilustres

Geografia

Possui uma área de 448,074 km².

A Estância Hidromineral de Socorro faz parte do Circuito das Águas Paulista.

Hidrografia

Rio do Peixe

Cachoeira em Socorro.

A cidade de Socorro é cortada pelo Rio do Peixe, cuja nascente fica no município de Senador Amaral em MG, atravessando os município paulistas de Socorro, Lindoia e Itapira. É o principal afluente do rio Mogi-Guaçu, onde deságua. Sua extensão total chega a 130 km. encontramos espécies como pacu, piratininga, acará, mandi, cascudo, entre outros.

No trecho socorrense, encontramos diversas cachoeiras, como a do Monjolinho, Saltinho, Cachoeira dos Sonhos, Cachoeira do Rio do Peixe, Cachoeira Véu de Noiva, Cachoeira Rancho Alegre, Cachoeira Santos Dummont e Cachoeira do Pinhal. Pequenas quedas d'água estão em todo o percurso devido à topografia acidentada. O grande desafio atual do rio para o Rio do Peixe é a conservação e o reflorestamento da mata ciliar, um importante tópico, pois a saúde do tio e sua fauna dependem diretamente deste trabalho. O município de Socorro também é cortado pelo rio Camanducaia. Na foto ao lado, cachoeira de Camanducaia.

Clima

O clima do município é marcado por invernos relativamente frios, com ocorrência de geadas, e nos anos mais frios, temperaturas negativas, e verões amenos devido, principalmente, à altitude e às chuvas abundantes nos meses mais quentes. A ocorrência de invernos mais frios está intimamente ligada à economia do município, uma vez que sua base são as malharias.

Rodovias

Curiosidade

A primeira ponte de concreto armado do Estado de São Paulo foi construído em Socorro pelo engenheiro Augusto Carlos de Vasconcelos. A ponte foi inaugurada no dia 3 de maio de 1910.

Para evitar despesas com desapropriações com a planejadas extensão da linha férrea, a Companhia Mogyana de Estrada de Ferro construiu uma estação terminal de Socorro num local um pouco mais afastado do centro da cidade, atualmente onde se encontra a Estação Rodoviária. Para possibilitar o acesso à estação, foi construída uma ponte inteiramente de concreto armado, sendo então a primeira desse gênero de construção no Estado de São Paulo.

Economia

A economia do município de Socorro estrutura-se em três atividades principais: agropecuária, turismo e malharia. Socorro faz parte da região do Circuito das Malhas - que, além desta, compreende as cidades de Monte Sião e Jacutinga, no sul de Minas, e a paulista Serra Negra. A região é caracterizada pela presença marcante do trabalho em domicílio, um tipo de relação trabalhista que assegura a manutenção de empregos de um setor econômico baseado na fabricação de tricôs.

Em 1968, Jorge Fruchi e seu sócio, Mina da Col, que dirigiam a loja O Município, receberam uma proposta para revender um modelo de máquina de costura japonesa chamada Brother 587, importada pela Elgin Máquinas S/A. Três meses mais tarde, chegam à loja as máquinas de tricô. A primeira máquina foi vendida a Glayds Vita Araújo, que já possuía uma Lanofix e fizera um curso na própria empresa, na cidade de São Paulo, e em seguida a ensinar outras pessoas interessadas em aprender a dominar o equipamento em Socorro.

Turismo

O município Socorro tem um grande potencial turístico. Conhecida como a Capital Nacional do Tricô e Malha. Em nível Nacional: umas das principais cidades.

A Feira Permanente de Malhas e o Moda Shopping atendem os turistas e cobrem as encomendas de grandes lojas da Capital. A cidade também tem um grande potencial para os Esportes de Aventura: hoje uma das principais cidades do Circuito Nacional e também faz parte do Projeto Socorro Acessível, em que as práticas esportivas incluem pessoas com necessidades especiais.

A cidade tem uma ampla cobertura de Hotéis e Pousadas distribuídas na cidade e fazem parte do Turismo Rural. Sem contar também com aproximadamente 12 alambiques, 10 pesqueiros e pequenas propriedades para a comercialização de produtos orgânicos.

Aventura

Para quem é viciado em adrenalina, gosta de emoções fortes e adora sair do lugar comum, Socorro é o local ideal para extravasar tudo isso.

A cidade é agraciada por uma topografia perfeita para a prática de esportes radicais e o turismo de aventura. São poucos os lugares que conseguem reunir tantas modalidades dessas atividades. E o mais interessante de tudo, é que existe a possibilidade de se praticar sendo apenas um iniciante.

A visão de empresários fez de Socorro um dos grandes destinos para quem quer se aventurar. A capacidade natural foi constatada após vários estudos e observação do local. Os recursos naturais são respeitados, assim como a 'personalidade' do lugar. Não podemos esquecer que estamos falando de natureza, e esta nos impõe respeito. Outro fator de elevante importância é o aumento de postos de trabalho, compostos também de mão de obra local. A maioria dos trabalhadores, monitores ou não, são capacitados em alguma área ligada ao turismo.

Principais modalidades de Esporte Aventura na cidade

Projeto: Socorro Acessível

Desde 2004, todos os setores de serviço (restaurantes, hotéis, teatros, etc.), tem o prazo de quatro anos para adaptarem os locais de acesso para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Socorro participa, desde seu início, da Adventure Sport Fair e, em 2005, o Ministério do Turismo fala pela primeira vez sobre acessibilidade neste evento. O esporte (turismo) de aventura, de todas as categorias de turismo, era o mais complexo, pois exigiria, não só adaptações como rampas de acesso, banheiros, cadeiras, mas também, criações (elaboração) de equipamentos que fossem seguros e ao mesmo tempo confortáveis aos praticantes. Em uma ação conjunta entre Ministério do Turismo,ONGs, Empresas locais do ramo e a prefeitura da cidade, realizaram estudos necessários para compor, o que é hoje, o cenário ideal para a prática de Turismo de Aventura para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Foram destinados verbas para a ONG Aventura Especial, com o objetivo de formar profissionais preparados para atenderem os novos praticantes. Profissionais foram indicados para o estudo das atividades propostas: anatomia do corpo dos praticantes e meios de comunicação. Hoje, Socorro é a única cidade do Brasil que tem a possibilidade, dentro dos critérios apreendidos, de oferecer todo o conforto para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, no segmento de Turismo de Aventura.

O projeto foi batizado de Aventureiros Especiais, e totalmente desenvolvido em Socorro, com autorização do Ministério do Turismo. Em função do sucesso do projeto, o município recebeu do Ministério do Turismo a missão de adaptar a cidade para receber o turista com deficiência ou mobilidade reduzida. Ruas e calçadas foram estrategicamente adaptadas para que todas as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida fossem atendidas, contemplando lugares onde o turista vai, como bancos, comércio, etc. Algumas obras já foram concluídas, outras estão em andamento e avanços tem sido alcançados no que diz respeito à participação da comunidade junto ao projeto. O município também passar a oferecer, entre as 24 modalidades esportivas de turismo de aventura do local, 8 totalmente adaptadas para atender esse público.

Administração

Quem nasce em Socorro é socorrense
Fonte: Wikipédia
Previsão do tempo em Socorro/SP

Nós usamos cookies necessários para fazer o nosso site e sua navegação funcionarem. Também gostaríamos de coletar cookies de análise de desempenho e outros que nos ajudem a fazer melhorias medindo como você usa o nosso site. Política de Cookies.

Você pode aceitar todos os cookies clicando em “Aceitar todos” ou rejeitar os que não são necessários clicando em “Rejeitar cookies não necessários”.

Para visualizar e alterar suas preferências, clique em Definições de cookies.