Detalhes sobre a cidade de Águas Lindas de Goiás
A existência de Águas Lindas é recente. Antes conhecida como Parque da Barragem, foi emancipada do município de Santo Antônio do Descoberto pela Lei Nº12797 de 27 de dezembro de 1995. Sua única razão de existência é Brasília. Começou a crescer às margens da BR-070 devido à exploração imobiliária. Os lotes eram oferecidos a valores baixos o que facilitou sua aquisição por parte da população de baixa renda que morava no Distrito Federal. Cresceu de forma desordenada em função disto, pois esta atividade não era fiscalizada. A exploração foi feita por corretores que não se preocupavam com a organização da cidade. Desta forma, a população cresceu e hoje, Águas Lindas de Goiás é composta por uma população de quase 200.000 habitantes. Em 1996 foi realizada a primeira eleição, tendo como vencedor do pleito o Sr. Ordalino Garcia de Melo, que assumiu a Prefeitura Municipal em Janeiro de 1997.
Generalidades
Águas Lindas está a 193 quilômetros da capital do estado que é Goiânia, situando-se, próximo à divisa oeste do Distrito Federal. As conexões da estrada com o Goiânia são feitas pela BR-153/Anápolis/BR-414/Cocalzinho de Goiás/BR-070.
A cidade não possui uma indústria principal, mas têm uma variedade de empresas comerciais pequenas que variam de escritórios, lojas de mantimento e supermercados.
Desde 2005, está sendo promovido em Águas Lindas, o programa de desenvolvimento econômico do Arranjo Produtivo Local (APL) de confecções. Trata-se de uma iniciativa do governo federal por meio do Ministério da Integração Nacional, Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Senai e Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
Possui 241 bairros entre os quais Jardim Paraíso, Águas Bonitas, Cidade do Entorno, Jardim Pinheiros, Jardim América, Jardim Brasília, onde se localiza a avenida comercial, Jardim da Barragem, Jardim Guaíra, Jardim Pérola, Jardim Querência e Padre Lúcio.
Violência
Águas Lindas de Goiás é um dos 10 municípios mais violentos do país. Dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública, revelam que a cidade é uma das mais violentas do entorno do DF
Mais detalhes sobre Águas Lindas de Goiás