Detalhes sobre a cidade de Padre Bernardo
Em meados da década de 1930, romeiros originários de regiões vizinhas, principalmente do Vão dos Angicos, iniciaram a tradição de realizar festa em louvor ao Divino Espírito Santo, na área em que se desenvolveria o povoamento.
Em 1951, foram doadas terras para a função religiosa por Jerônimo de Amorim, que contribuiu com dez alqueires ao Santo Padroeiro Divino Espírito Santo, localidade onde hoje encontra-se a Igreja do Divino Espírito Santo. Em 1957, o núcleo urbano foi fundado pelo professor, José Monteiro Lima, que dividiu sua Fazenda Barro Alto, em sítios e lotes, doando as famílias sem recursos e vendendo aos que desejavam fixar-se na região, a fim de que o Distrito tivesse um grande impulso e logo emancipasse.Essa ocupação desenvolveu-se a cerca de 12 quilômetros à esquerda do rio Maranhão, nas margens do Córrego Barro Alto. O nome de Padre Bernardo foi, de fato, oficializado por lei de 22 de novembro de 1955. A denominação é homenagem ao pároco de Luziânia, que visitava constantemente o novo povoado com o objetivo de realizar casamentos e batizados, além de atender à demanda religiosa da localidade. 1963, através do Projeto de Autoria do Deputado Olinto Meireles, e através da Lei Estadual nº 4797, o Distrito foi elevado a categoria de Município, constituindo-se termo judiciário da Comarca de Luziânia, ocorrendo sua instalação em 9 de maio de 1964. E para obter uma copia fiel do historico do município ou da cidade de Padre Bernardo, GO., qualquer pessoa pode fazer o pedido do mesmo na camara municipal de padre bernardo-go.
Economia
A pecuária movimenta a economia de Padre Bernardo, participando da arrecadação com 32,31%. Na agricultura, o forte são o cultivo de soja e milho. O comércio local, como restaurantes, bares, lojas de roupas e calçados, bancos, supermercados, entre outros, é pequeno e atende às necessidades básicas da população. As indústrias que merecem destaque na região são as de cerâmica, os laticínios e as confeccões.
Eventos e festas
JaneiroFolia de Reis - 6Folia São Sebastião - 20FevereiroCarnaval de ruaMaioFesta do divino - 9 a 19Aniversário da Cidade - 9JunhoExposição AgropecuáriaJulhoFesta de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Padre Bernardo - 16 aniversario de adrianoprsOutubroDia do Evangelho - 31
Cultura
A tradição da festa de que deu origem à cidade consegue reunir ainda hoje milhares de pessoas em louvor ao Divino Espírito Santo. A capela, construída em devoção à figura religiosa, em terreno doado por Rosa Fernandes Cabral, é palco da movimentação de fiéis que participam de missas, folias e atividades culturais.
As festividades duram nove dias, com encerramento na comemoração de pentecostes.
Ligações externas
Página da prefeitura
Mais detalhes sobre Padre Bernardo