Detalhes sobre a cidade de Silvânia
Silvânia teve início por volta do ano de 1774, com a descoberta de lavras de ouro na região. Isso atraiu aventureiros de diversas regiões, inclusive da Bahia, os quais trouxeram consigo uma imagem de Nosso Senhor do Bonfim, o qual deu nome ao arraial que ali surgira. Somente no ano de 1833, a capelinha do arraial de Nosso Senhor do Bonfim recebeu o título de paróquia. O arraial recebeu o título de vila em 2 de abril de 1833. A vila obeteve o foro de cidade em 5 de outubro de 1857 através de uma resolução da província de Goiás.[5] A primeira escola pública de Silvânia foi criada em 1829, e Joaquim Gomes Pinto, seu primeiro professor. A educação ganhou destaque no município com a vinda das escolas Salesianas, o Ginásio Anchieta em 1926 e o Instituto Auxiliadora em 1937. O nome Bonfim, foi alterado para Silvânia em 1943, em homenagem à família Silva, de Vicente Miguel da Silva e seus descendentes, que ocupavam cargos de grande prestígio na cidade. Do município de Silvânia, foram desmembrados alguns municípios: Vianópolis, Leopoldo de Bulhões, São Miguel do Passa Quatro e Gameleira de Goiás. Silvânia continua sendo um importante polo comercial e educacional da região da estrada de ferro. Silvânia foi centro educacional do Estado. O poeta Léo Lynce trabalhou na cidade, e Ursulino Leão estudou no Ginásio Anchieta. Escritores da cidade: Antonio Americano do Brasil, Salomão Sousa, Antonio da Costa Neto, André de Leones, Hilda Magalhães, Edmar Camilo Cotrim, Inácio José de Paula, entre outros.
Igreja Nosso Senhor do Bonfim.
Economia
Economia baseada em pecuária, agricultura e produção de cerâmica (tijolos, que são vendidos principalmente em Brasília).
Cidade criada na época da exploração do ouro. Contribuiu para a formação de grandes figuras do Estado com o Ginásio Anchieta e Instituto Auxiliadora.
Turismo
Elementos turísticos: Igreja do Senhor do Bonfim, com mais de duzentos anos, e regiões marcadas pela exploração do ouro, como crateras originadas de tal exploração. Igreja de São Sebastião, que fica no bairro que leva o mesmo nome. Estação do trem-de-ferro. Conta com rede de hotéis, que podem ser classificados como pensões.
Bairros
Mais detalhes sobre Silvânia