Detalhes sobre a cidade de Fortaleza dos Nogueiras
O devassamento do território do município, como bem indica sua denominação, foi obra dos irmãos Israel, Martinho, Manoel e Zifirino da Cruz Nogueira, que lá se fixaram, procedentes de Loreto, em 1906.
Os pioneiros desenvolveram o cultivo de cana-de-açúcar, arroz e algodão, instalando posteriormente um engenho para fabricação de açúcar e aguardente, além de firma comercial para atendimento da região. Ainda assim, Fortaleza dos Nogueiras cresceu lentamente até transformar-se em município pela Lei Nº 2155, de 22 de novembro de 1961. Em 31 de dezembro de 1961 o então povoado é elevado à categoria de cidade. Tendo seu primeiro prefeito o senhor ARTHUR COUTINHO, nomeado pelo governado do estado. Seu primeiro prefeito eleito foi o senhor RAIMUNDO BRAÚNA, amigo dos fundadores da cidade.
Prefeitos
lista com nomes POPULARES dos prefeitos
ARTHUR COUTINHO/ RAIMUNDO BRAÚNA/ LOURIVAL ARRUDA/ "PERNAMBUCO"/ MIGUEL ARRUDA/ NONATO MACEDO/ ZUZU/ NONATO MACEDO/ DR GILDÁSIO/ DR GILDÁSIO/ ELIOMAR NOGUEIRA/ JOSÉ ARNALDO/
Famílias tradicionais
NOGUEIRA SÁ FONSECA COELHO REGO ARRUDA ANDRADE MACEDO
etc...
Desenvolvimento do comércio
Fortaleza dos Nogueiras até então sofria com a distância das grandes cidades do estado, por isso seu comércio era precário. A população tinha que se deslocar em tropas com animais até as cidades de Riachão ou Balsas, fazendo compras anuais devido ao ruim acesso entre os municípios. O comércio da cidade só se fortaleceria com a chegada do senhor Antonio Teles de Sá e filhos, provindos de Bodocó-PE, a família Sá foi uma das principais responsáveis pelo aprimoramento do comércio, não apenas em Fortaleza dos Nogueiras, mas também, nas regiões da Serra Negra ( hoje Formosa da Serra Negra)e na região da Serra da Cinta.
Ligações externas
Foto da cidade
Mais detalhes sobre Fortaleza dos Nogueiras