Detalhes sobre a cidade de Zé Doca
No dia 8 de julho de 1958, chega por essas terras José Timóteo Ferreira, conhecido como "Zé Doca" e a sua esposa Maria Ferreira, acompanhada de 14 filhos, muitos deles nascidos na longa viagem que fizera, juntamente com cerca de 10 famílias, de Cambuci - CE até chegar nessa região. Homem empreendedor e de extrema coragem, começa então a derrubar a cabo de machado as primeiras árvores, criando o "Centro" (nome dado a povoados no interior do Maranhão) de Zé Doca que, mais tarde, se tornaria um belo vilarejo.
em 11 de julho de 1960, faleceu vitima das adversidades aqui encontradas. Mas já em 1960, o povoado contava com cerca de 08 casas. Os primeiros comerciantes logo aqui se estabeleceram, muitos homens com visão empresarial que não hesitaram em receber o órgão do Governo Federal SUDENE, que procurou até o ano de 1972, implantar o projeto de colonização do oeste maranhense, responsabilidade mais tarde passada ao órgão governamental COLONE.
No decorrer do tempo, Zé Doca recebeu centenas de famílias nordestinas (principalmente cearenses) que assim como seu fundador vinham a procura de melhores condições de vida, fugindo das grandes secas do nordeste e eram aqui assentadas no lotes da SUDENE e posteriormente COLONE.
Em pouco espaço de tempo o povoado de Zé Doca se tornou um grande produtor de arroz, milho, pimenta do reino e farinha. Zé Doca se consolidou também como região importante com a construção da BR 316, se desenvolvendo e tornando-se o maior distrito do município de Monção, superando este em tamanho e número de habitantes.
Em 4 de outubro de 1987, Zé Doca teve sua emancipação política e se tornou município. Em 1996, assume a prefeitura Alcir Mendonça, que empreendeu um grande projeto de urbanização e crescimento municipal, sendo lembrado até hoje como o homem que "construiu" Zé Doca. Assume em 2009 Raimundo Nonato Sampaio, conhecido pela população como Natim.
Instituições de Ensino
Em 2006, chega ao município a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), mas o marco do desenvolvimento científico e tecnológico se dá em 2007, com a instalação no município de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão. O Campus está localizado em sede própria, situada a Rua da Tecnologia, nº 215, Vila Amorim, à direita no sentido São Luis/Zé Doca, a 200m da BR-316 no km 199. O Campus está desenvolvendo no município ações de Educação, ofertando cursos técnicos na área de química, sendo referência em pesquisas sobre energias alternativas, formando, em 2009, a primeira turma do curso técnico em Biocombustíveis. A instituição além de atuar como agente formador no município de Zé Doca, conta com uma das maiores equipes de docentes em diversas áreas, e com diversos projetos científicos na área de química, inclusive com trabalhos premiados e reconhecidos nacionalmente pela importância para o desenvolvimento de novas tecnologias. O Campus do IFMA oferece outros cursos como Técnicos em Secretariado Escolar, Técnico em Gerenciamento de Unidade de Alimentação; Técnico em Saneamento Ambiental, Técnico em Alimentos, e também um curso técnico em Análises Químicas, mas sem muita expressão, visto que o foco e carro chefe da insituição é mesmo o curso de Biocombustíveis. Atualmente a instituição está oferecendo cursos superiores como Licenciatura em Química e Tecnologia em Alimentos. Com a implantação do Campus Zé Doca/IFMA, com oportunidade de oferta da Educação Técnica Profissionalizante e Cursos Superiores, consequentemente influenciarão maior perspectiva de desenvolvimento na região.
Mais detalhes sobre Zé Doca