Detalhes sobre a cidade de Paranaíta
Fundada pela mesmo colonizador de Alta Floresta, Sr.Ariosto da Riva, que percebeu a fertilidade das terras nas margens dos rios Teles Pires, Apiacás e Santa Helena, adquiriu a área e ali implantou um novo projeto de colonização.
Paranaíta beneficiou-se das experiências já adquiridas em Alta Floresta, pois localizava-se ao norte, mais dentro da Amazônia.
O projeto original da cidade foi prejudicado pela descoberta de ouro na região, introduzindo-se a lide garimpeira nas atividades dos colonos. Posteriormente se desenvolveu a agropecuária.
A denominação da colonização foi tomada do nome do Rio Paranaíta, que faz divisa do município, pelo leste, com o Estado do Pará. Segundo a prefeitura municipal o topônimo homenageia o Estado do Paraná, de onde veio grande parte dos habitantes do lugar, acrescido do sufixo "ita", que significa pedra.
Destaca-se na região um local chamado "Pedra Preta", de excepcional beleza. Uma enorme pedra que abriga um dos maiores painéis de pictogravuras do mundo.
O povoado foi criado em 29 de junho de 1979. E o Distrito Administrativo de Paranaíta foi criado em 1 de outubro de 1981, no município de Alta Floresta.
A Lei Estadual nº 5.004, de 13 de maio de 1986, criou o município de Paranaíta, com o território desmembrado do município de Alta Floresta.
Mais detalhes sobre Paranaíta