Detalhes sobre a cidade de Conceição de Ipanema
A região foi primeiramente habitada por índios aimorés. O primeiro branco a chegar naquelas terras foi José Pedro de Alcântara, seguido por Manoel Francisco de Paula Cunha, desertor da Guarda Nacional, fugitivo da Guerra de Santa Luzia, em 1842. O povoado teve seu início na fazenda de Francisco Inácio Fernandes Leão, em 1850. Naquele ano, o fazendeiro mandou construir em sua propriedade uma capela em honra a Nossa Senhora da Conceição.
Em 1920, um grupo de moradores liderados por Laudelino José da Luz adquiriu as terras da fazenda e as doou à Igreja Católica. A partir de 1917, iniciou-se a migração alemã para a região com aquisição das terras do Córrego do Funil pelos descendentes de alemão Carlos Henrique Saar, Frederico Kaiser e Antônio Keller com influência acentuada nos cultura do município.
O povoado de Conceição, no município de Ipanema, cresceu, tornando-se distrito a 27 de dezembro de 1948 pela lei nº336, com a denominação de Conceição de Ipanema. O distrito foi elevado a município a 12 de dezembro de 1953 pela lei nº 1039. A 31 de janeiro de 1955, a Câmara Municipal foi instalada e Antônio Heringer tornou-se o primeiro prefeito,teve como vice-prefeito José de Oliveira. O rio José Pedro, que nasce na vertente do Caparaó e desagua no rio Doce, corta o município ao meio, formando cinco praias e quatro cachoeiras, pontos de lazer para a população. O rio recebeu este nome em homenagem ao desbravador José Pedro de Alcântara.
Etimologia
O topônimo é formado por dois termos. A palavra Conceição refere-se a Maria, mãe de Jesus, e Ipanema que na língua tupi significa "rio ruim, rio sem peixe" (y-panéma). A ideia original é que o arraial dedicado a Nossa Senhora da Conceição ficava na região de Ipanema.
População
Origens
A população do município é composta por uma grande porcentagem de descendentes de imigrantes alemães, italianos e espanhóis. É registrada a presença das famílias alemãs: Braun, Heins, Heringer, Hermsdorf, Horst, Kaiser, Keller, Klein, Knaip, Saar, Sathler e Rot. Da imigração italiana estão os Bertolacci, os Paviones e os Garonci. As famílias espanholas são Gamito, Huebra e Sanchez.
Essas pessoas chegaram à região a partir da década de 20, através de Juiz de Fora e Manhumirim. A comunidade rural do Funil é resultado de uma colônia alemã que ainda conserva costumes e o seguimento da Igreja Luterana.
Hoje
Hoje,em Conceição de Ipanema vive uma população de 4.536 habitantes, segundo o IBGE (2008). A taxa de crescimento anual é negativa de 0,88%.
Mais detalhes sobre Conceição de Ipanema