Detalhes sobre a cidade de Maraial
A região possuia inicialmente muitas palmeiras do tipo maraial, o que teria originado o seu nome. Há registros também de que a família Maraiá teria sido a primeira a estabelecer-sa na região. O povoado iniciou a partir da construção da ferrovia, quando se estabeleceu um pequeno comércio para abastecer os trabalhadores. Em 1884 foi inaugurada a estação.
O distrito de Maraial foi criado em 17 de Dezembro de 1904, subordinado ao município de Palmares. Em 14 de Janeiro de 1913, tornou-se uma vila. Foi elevado à categoria de município em 11 de Setembro de 1928. O município foi instalado em 1 de janeiro de 1929.
Obs.: O povoado de Frei Caneca não faz mais parte da cidade de Maraial, mas sim de Jaqueira!
Geografia
Localiza-se a uma latitude 08º46'57" sul e a uma longitude 35º48'32" oeste, estando ao nível do mar. Sua população estimada em 2004 era de 15 480 habitantes.
Possui uma área de 196 km².
Acesso rodoviário
PE-125, PE-126 e BR-101 (via Palmares)
Fontes
Confederação Nacional de MunicípiosDiagnóstico do município de Maraial - Ministério das Minas e Energia
Mais detalhes sobre Maraial