Detalhes sobre a cidade de Rio Negrinho
Móveis: 167Madeireiras: 44Construção civil: 44Metalúrgicas, máquinas e equipamentos: 37Alimentos: 33Artefatos de madeira: 21Confecções: 15Papel e embalagens de papelão: 11Plásticos: 05Tintas, vernizes e solventes: 02Outros: 31Agricultura, pecuária e extração mineralReflorestamento: pinus e eucaliptoCriação animal: bovinos, suínos, caprinos e avesAgricultura: milho, soja, feijão e fumoExtração mineral: saibro e areiaMovimentação econômicaProduto Interno Bruto (PIB): 471.931 (2005)Renda per capita: 10.849 (2005)Arrecadação ICMS – Retorno: 10.354Arrecadação Tributos Municipais: 3.992Arrecadação Tributos Federais – Retorno: 5.692
História
Segundo o Historiador José Kormann por volta de 1872 vieram os primeiros civilizados a Rio Negrinho, já em 1873 os Franco,Gravi, de Oliveira e Carvalho tomaram posse de terras no município, eles que vieram de São José dos Pinhais. Em 1880 Instalaram-se em Rio Negrinho as famílias de José Brey com hospedaria e Luiz Scholtz com casa comercial e José Hantschel com sapataria. Em 1913 Foi inaugurada a Estação Ferroviária e em 1918 e inaugurada no centro de Rio Negrinho a móveis Cimo com a alcunha de Willy Jung e Companhia. A primeira escola foi inaugurada com a frequência de 25 alunos em 1920 sendo Roberto Hoffmann o professor de alemão e a professora Adelaide Ferreira da Costa a responsável pelas aulas de português. O cemitério teve sua primeira sepultura em 1924 com o sepultamento de Max Rschke porteiro da Cimo, em 1928 e inaugurada a igreja protestante e em 1948 a atual igreja matriz. O colégio São José e o seminário foram fundados em 1958 pelo padre Luiz Gonzaga Steiner.
História da data de fundação
Rio Negrinho tem sua data de comemoração de aniversário no dia 24 de abril, por ser a data de aniversário de nascimento de Jorge Zipperer um dos pioneiros do município e fundador da Willy Jung e cia, que futuramente passou a se chamar Cimo( companhia industrial de móveis).Apesar de que Jorge Zipperer, nasceu a 24 de abril de 1879, o aniversário de fundação foi escolhido dia 24 de abril de 1880, ano esse de inauguração da Estrada Dona Francisca em Rio Negrinho, em 1925 Rio Negrinho tornou-se distrito, pois era ligado a São bento do Sul e finalmente em 1953, através da lei de número 133 de autoria e competência da Assembleia Legislativa teve sua emancipação política.
Significado do nome
Rio Negrinho tem esse nome em homenagem ao rio que passa bem ao centro do município.
Fatos importantes
24 de abril de 1880 data atribuída á fundação , através da Lei Municipal nº 7, de 15 de junho de 1971 em homenagem a Jorge Zipperer.
Mais detalhes sobre Rio Negrinho