Detalhes sobre a cidade de Arealva
A atividade econômica predominante no município é a agrícola.
História
O surgimento do município de Arealva ocorreu em 1867, quando ainda se chamava Povoado de Soturna. O nome do povoado está relacionado à sua proximidade do trecho do rio Tietê, onde havia uma ilha chamada Soturna. Nessa época, o povoado pertencia ainda ao município de Pederneiras, comarca de Jaú.
Em 1870, a família Prestes realizou uma doação de 10 alqueires de terras para o bispado de Botucatu, para se constituir como patrimônio, em 20 de Dezembro de 1911. Nesta data, foi criado o Distrito de Paz de Soturna.
Em 24 de Dezembro de 1924, o Distrito de Soturna passou a pertencer a Iacanga, quando ocorreu sua municipalização. Logo depois, em 1927, o Distrito de Soturna e o município de Iacanga passaram à jurisdição do município de Pederneiras que acabara de se titular comarca.
Em 24 de Dezembro de 1948, finalmente foi assinada a Lei n.º 233, que elevou o distrito de Soturna à categoria de município com o nome de Arealva. Esse nome originou-se da existência de AREIA ALVA nas praias da ilha que deu o primeiro nome ao povoado.
Em 1 de Abril de 1949, tomou posse o primeiro Prefeito do município Job Garcia de Almeida, juntamente com a Câmara Legislativa composta de 13 vereadores.
Geografia
Limita-se com os municípios de Itaju, Bariri, Pederneiras, Bauru, Boracéia, Iacanga e Reginópolis
Demografia
Dados do Censo - 2000 População total: 7.244
Urbana: 5.245Rural: 1.999Homens: 3.725Mulheres: 3.519
Densidade demográfica (hab./km²): 14,30
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 12,35
Expectativa de vida (anos): 73,21
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,41
Mais detalhes sobre Arealva