Detalhes sobre a cidade de Borá
O nome Borá vem de uma abelha, que, no início do século XX, proliferava na região. O município foi criado em 1964, desmembrado de Paraguaçu Paulista. O início do povoamento de Borá, deu-se por volta de 1918 quando os membros da família Vedovatti, atravessando as águas do Borá, iam a Sapezal, cidade em que faziam seu comércio de gêneros alimentícios.
Em 1919 chegaram as famílias portuguesas de Manoel Antônio de Souza, Antônio Caldas e Antônio Troncoso, construindo suas residências no acampamento dos engenheiros, localizado na fazenda de propriedade de Dionízio Zirondi.
A eles o Município deve a abertura das primeiras picadas ligando-o ao Distrito de Sapezal e ao Município de Paraguaçu Paulista.
Em fins de 1923, José da Costa Pinto, doou um alqueire de suas terras, que se situavam no centro das propriedades, para que fosse erguida a Capela Santo Antônio de Borá, conforme ficou sendo conhecida a localidade.
Embora o Estádio Municipal de Borá não possua arquibancada, a cidade possui duas equipes amadoras de futebol: Borá F.C., fundado em 1962, e Borá E.C., fundado em 2004.
Geografia
Demografia
Dados do Censo - 2000
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 8,19
Expectativa de vida (anos): 75,97
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,30
Taxa de Alfabetização: 88,91%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,794
IDH-M Renda: 0,686IDH-M Longevidade: 0,850IDH-M Educação: 0,845
(Fonte: IPEADATA)
HidrografiaRio do PeixeRodoviasSP-284SP-421
Mais detalhes sobre Borá