Publicidade
 Produtos Agrícolas por estado
 Produtos Agrícolas por cidade
Produtos Agrícolas em Aracaju Produtos Agrícolas em Amparo de São Francisco Produtos Agrícolas em Aquidabã Produtos Agrícolas em Arauá Produtos Agrícolas em Areia Branca Produtos Agrícolas em Barra dos Coqueiros Produtos Agrícolas em Boquim Produtos Agrícolas em Brejo Grande Produtos Agrícolas em Campo do Brito Produtos Agrícolas em Canhoba Produtos Agrícolas em Canindé de São Francisco Produtos Agrícolas em Capela Produtos Agrícolas em Carira Produtos Agrícolas em Carmópolis Produtos Agrícolas em Cedro de São João Produtos Agrícolas em Cristinápolis Produtos Agrícolas em Cumbe Produtos Agrícolas em Divina Pastora Produtos Agrícolas em Estância Produtos Agrícolas em Feira Nova Produtos Agrícolas em Frei Paulo Produtos Agrícolas em Gararu Produtos Agrícolas em General Maynard Produtos Agrícolas em Gracho Cardoso Produtos Agrícolas em Ilha das Flores Produtos Agrícolas em Indiaroba Produtos Agrícolas em Itabaiana Produtos Agrícolas em Itabaianinha Produtos Agrícolas em Itabi Produtos Agrícolas em Itaporanga d`Ajuda Produtos Agrícolas em Japaratuba Produtos Agrícolas em Japoatã Produtos Agrícolas em Lagarto Produtos Agrícolas em Laranjeiras Produtos Agrícolas em Macambira Produtos Agrícolas em Malhada dos Bois Produtos Agrícolas em Malhador Produtos Agrícolas em Maruim Produtos Agrícolas em Moita Bonita Produtos Agrícolas em Monte Alegre de Sergipe Produtos Agrícolas em Muribeca Produtos Agrícolas em Neópolis Produtos Agrícolas em Nossa Senhora Aparecida Produtos Agrícolas em Nossa Senhora da Glória Produtos Agrícolas em Nossa Senhora das Dores Produtos Agrícolas em Nossa Senhora de Lourdes Produtos Agrícolas em Nossa Senhora do Socorro Produtos Agrícolas em Pacatuba Produtos Agrícolas em Pedra Mole Produtos Agrícolas em Pedrinhas Produtos Agrícolas em Pinhão Produtos Agrícolas em Pirambu Produtos Agrícolas em Poço Redondo Produtos Agrícolas em Poço Verde Produtos Agrícolas em Porto da Folha Produtos Agrícolas em Propriá Produtos Agrícolas em Riachão do Dantas Produtos Agrícolas em Riachuelo Produtos Agrícolas em Ribeirópolis Produtos Agrícolas em Rosário do Catete Produtos Agrícolas em Salgado Produtos Agrícolas em Santa Luzia do Itanhy Produtos Agrícolas em Santa Rosa de Lima Produtos Agrícolas em Santana do São Francisco Produtos Agrícolas em Santo Amaro das Brotas Produtos Agrícolas em São Cristóvão Produtos Agrícolas em São Domingos Produtos Agrícolas em São Francisco Produtos Agrícolas em São Miguel do Aleixo Produtos Agrícolas em Simão Dias Produtos Agrícolas em Siriri Produtos Agrícolas em Telha Produtos Agrícolas em Tobias Barreto Produtos Agrícolas em Tomar do Geru Produtos Agrícolas em Umbaúba

 
Você está vendo Produtos Agrícolas em frei paulo

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Facebook


Produtos Agrícolas na cidade de frei paulo em Sergipe.


Foram encontrados 0 anúncio‎s. Clique no menu ao lado para consultar Produtos Agrícolas em outra região.



<< Voltar Avançar >>
Página 1 de 1



Produtos Agrícolas em frei paulo-SE

Detalhes sobre a cidade de Frei Paulo

Terras descobertas por volta de 1868 por missionários capuchinhos, entre eles frades Davi de Umbértide e Paulo Antônio Casanova. Este último deu o nome ao município.

Mas essa história começa muito antes. Quando os capuchinhos chegaram encontraram os índios comandados por Imbiracema. O lugar era conhecido como as ‘matas de Itabaiana', uma região propícia para o cultivo do algodão e a criação de gado. Além de índios, muitos ‘brancos' da crescente Vila de Itabaiana iam para lá. Por causa dos jenipapais, o lugar era conhecido como Chã de Jenipapo.

Em Itabaiana, os frades Paulo Casanova e Davi de Umbértide foram convidados por José Alves Teixeira e Brás Vieira de Matos, proprietários de terras em Chã de Jenipapo, para conhecer o lugar. Foram e ficaram. Providenciaram madeira e ergueram a capela de São Paulo. Naquela data comemorava-se o dia do apóstolo Paulo de Damasco. Também colaboraram para a formação do povoado, Antônio Teixeira, Lourenço da Rocha Travassos e Tomaz de Aquino e Silva.

Nossa São Paulo

O povoamento de Chã de Jenipapo passava a ser conhecido como aldeia de São Paulo. Em 29 de abril de 1886, o presidente da Província de Sergipe, Manoel de Araújo Góes, transforma a povoação em freguesia de São Paulo. O capitão João Tavares da Mota foi um dos maiores responsáveis pelas edificações do povoado. Nesse período, também fixa residência na região um judeu francês Goottchaux Ettinger, que montou a mais importante indústria descaroçadora de algodão.

Em 1890, com a chegada da República, o governador do Estado, Felisbelo Freire, atendendo a pedido do capitão Antônio Cornélio da Fonseca, transforma a freguesia em Vila de São Paulo de Itabaiana. Em 23 de outubro de 1920, por forte influência de um dos filhos mais ilustres de São Paulo, o engenheiro Gentil Tavares da Mota, a vila muda para cidade. Em 2 de março de 1938, por causa da repetição de nomes, São Paulo do sertão sergipano ganha o nome de Frei Paulo, homenagem ao seu fundador. Por algum tempo, os que nasciam lá eram chamados de paulistanos. Depois da mudança de nome para Frei Paulo, surgem os apelidos de ‘São Paulo moleque' e ‘São Paulo calça curta', mas oficialmente os nativos passam a se chamar frei-paulistanos.

CAMINHO DO DESENVOLVIMENTO

Em 1938 assume o primeiro prefeito de Frei Paulo, Napoleão Emygdio da Costa. Mas antes disso, o município ficou de 1893 a 1935 sob o comando de 18 interventores. O primeiro prefeito eleito foi Izauro Soares. A eleição aconteceu em 1947.

Frei Paulo chegou a ter três grandes jornais: O Paulistano, O Binóculo e Ação Jovem. Os dois primeiros foram fundados pelo jornalista Josias Ferreira Nunes. Os jornais divulgavam as notícias da cidade e eram também um grande instrumento literário. O município ainda teve um núcleo jornalístico, uma espécie de associação de defesa dos jornais.

Em 25 de abril de 1918, Josias Ferreira Nunes fundou o Clube Literário Sílvio Romero. Ele foi cenário para grandes debates culturais e recitais de poetas como Issac Ettinger, Tica Borges e Ariston Cerqueira. Outro ponto importante é a formação da banda de música do município. Em 1876 nascia a Lira Sagrado Coração de Jesus.

Em 1909, aparece a Lira Nossa Senhora da Conceição. As duas rivais travam grandes batalhas musicais. Em 1923, elas se unem e surge a União Lira Paulistana, que existe até hoje e tem o comando do maestro João Alves de Oliveira, o João de Santa, uma lenda viva da história de Frei Paulo.

O município tem ainda o Paulistano Futebol Clube, fundado em março de 1923, que chegou a ser campeão amador estadual em 1978. Frei Paulo possuiu três cinemas: Elite, São Luiz e Continental.

Lampião em Frei Paulo

A sede do município nunca foi invadida por Lampião. Os mais velhos dizem que a proteção veio da espada do apóstolo Paulo, o padroeiro. O livro ‘História de Frei Paulo', de Antônio Porfírio de Matos Neto, conta que o padre português Antônio Madeira, que também tem uma marcante passagem no município, sabendo que Lampião e seu bando iriam invadir a cidade, mandou colocar um caixão vazio na igreja e chamou o povo para chorar pelo filho querido que havia morrido. Quando Lampião soube da consternação da cidade, não quis entrar.



Mais detalhes sobre Frei Paulo
Consulte abaixo as categorias divididas por estado

Atendimento Online MF Rural