Publicidade
 Produtos Agrícolas por estado
 Produtos Agrícolas por cidade
Produtos Agrícolas em Aracaju Produtos Agrícolas em Amparo de São Francisco Produtos Agrícolas em Aquidabã Produtos Agrícolas em Arauá Produtos Agrícolas em Areia Branca Produtos Agrícolas em Barra dos Coqueiros Produtos Agrícolas em Boquim Produtos Agrícolas em Brejo Grande Produtos Agrícolas em Campo do Brito Produtos Agrícolas em Canhoba Produtos Agrícolas em Canindé de São Francisco Produtos Agrícolas em Capela Produtos Agrícolas em Carira Produtos Agrícolas em Carmópolis Produtos Agrícolas em Cedro de São João Produtos Agrícolas em Cristinápolis Produtos Agrícolas em Cumbe Produtos Agrícolas em Divina Pastora Produtos Agrícolas em Estância Produtos Agrícolas em Feira Nova Produtos Agrícolas em Frei Paulo Produtos Agrícolas em Gararu Produtos Agrícolas em General Maynard Produtos Agrícolas em Gracho Cardoso Produtos Agrícolas em Ilha das Flores Produtos Agrícolas em Indiaroba Produtos Agrícolas em Itabaiana Produtos Agrícolas em Itabaianinha Produtos Agrícolas em Itabi Produtos Agrícolas em Itaporanga d`Ajuda Produtos Agrícolas em Japaratuba Produtos Agrícolas em Japoatã Produtos Agrícolas em Lagarto Produtos Agrícolas em Laranjeiras Produtos Agrícolas em Macambira Produtos Agrícolas em Malhada dos Bois Produtos Agrícolas em Malhador Produtos Agrícolas em Maruim Produtos Agrícolas em Moita Bonita Produtos Agrícolas em Monte Alegre de Sergipe Produtos Agrícolas em Muribeca Produtos Agrícolas em Neópolis Produtos Agrícolas em Nossa Senhora Aparecida Produtos Agrícolas em Nossa Senhora da Glória Produtos Agrícolas em Nossa Senhora das Dores Produtos Agrícolas em Nossa Senhora de Lourdes Produtos Agrícolas em Nossa Senhora do Socorro Produtos Agrícolas em Pacatuba Produtos Agrícolas em Pedra Mole Produtos Agrícolas em Pedrinhas Produtos Agrícolas em Pinhão Produtos Agrícolas em Pirambu Produtos Agrícolas em Poço Redondo Produtos Agrícolas em Poço Verde Produtos Agrícolas em Porto da Folha Produtos Agrícolas em Propriá Produtos Agrícolas em Riachão do Dantas Produtos Agrícolas em Riachuelo Produtos Agrícolas em Ribeirópolis Produtos Agrícolas em Rosário do Catete Produtos Agrícolas em Salgado Produtos Agrícolas em Santa Luzia do Itanhy Produtos Agrícolas em Santa Rosa de Lima Produtos Agrícolas em Santana do São Francisco Produtos Agrícolas em Santo Amaro das Brotas Produtos Agrícolas em São Cristóvão Produtos Agrícolas em São Domingos Produtos Agrícolas em São Francisco Produtos Agrícolas em São Miguel do Aleixo Produtos Agrícolas em Simão Dias Produtos Agrícolas em Siriri Produtos Agrícolas em Telha Produtos Agrícolas em Tobias Barreto Produtos Agrícolas em Tomar do Geru Produtos Agrícolas em Umbaúba

 
Você está vendo Produtos Agrícolas em tobias barreto

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Facebook


Produtos Agrícolas na cidade de tobias barreto em Sergipe.


Foram encontrados 0 anúncio‎s. Clique no menu ao lado para consultar Produtos Agrícolas em outra região.



<< Voltar Avançar >>
Página 1 de 1



Produtos Agrícolas em tobias barreto-SE

Detalhes sobre a cidade de Tobias Barreto

Aprendeu as primeiras letras com o professor Manuel Joaquim de Oliveira Campos. Estudou latim com o padre Domingos Quirino, dedicando-se com tal aproveitamento que, em breve, iria ensinar a matéria em Itabaiana, onde também dedicou-se à música, sendo cantor e flautista da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (nome atual).

Em 1861 seguiu para a Bahia com a intenção de freqüentar um seminário mas, sem vocação firme, desistiu de imediato. Sem ter prestado exames preparatórios voltou à sua vila donde sairá com destino a Pernambuco. Em 1854 e 1865 o jovem Tobias, para sobreviver, deu aulas particulares de diversas matérias. Na ocasião prestou concurso para a cadeira de latim no Ginásio Pernambucano, sem conseguir, contudo, a desejada nomeação.

Em 1867 disputou a vaga de Filosofia no referido estabelecimento. Venceu o prélio em primeiro lugar, mas é preterido mais uma vez por outro candidato.

Para ocupar o tempo entrega-se com afinco à leitura dos evolucionistas estrangeiros, sobretudo o alemão Ernest Haeckel que se tornaria um dos mais famosos cientistas da época com seus livros "Os Enigmas do Universo" e "As Maravilhas da Vida".

No campo das produções poéticas passou Tobias a competir com o poeta baiano Antônio de Castro Alves, a quem superava, contudo, no lastro cultural.

O fato de ser mestiço prejudicou-lhe a vida amorosa numa época cheia de preconceitos, conforme testemunho de Sílvio Romero.

Na oratória Tobias se revelava um mestre, qualquer que fosse o tema escolhido para debate. O estudo da Filosofia empolgava o sergipano que nos jornais universitários publicou "Tomás de Aquino", "Teologia e Teodicéia não são ciências", "Jules Simon", etc.

Ainda antes de concluir o curso de Direito casou-se com a filha de um coronel do interior, proprietário de engenhos no município de Escada.

Eleito para a Assembléia Provincial não conseguiu progredir na política local.

Dedicou vários anos a aprofundar-se no estudo do alemão, para poder ler no original alguns dos ensaístas germânicos, à frente deles Ernest Haeckel e Ludwig Büchner". Conta Hermes Lima, em sua magnífica biografia de Tobias, que ele "para irritar o burguês, com uma nota mais ostensiva de superioridade, abria freqüentemente seu luminoso leque de pavão: o germanismo". Foi em alemão que Tobias redigiu o "Deutscher Kampfer" (O lutador alemão). Mais tarde sairiam de sua pena os "Estudos Alemães".

A residência em Escada durou cerca de dez anos. Ao voltar ao Recife, aos escassos proventos que recebia juntaram-se os problemas de saúde que acabaram por impedí-lo de sair de casa.

Tentou uma viagem à Europa para restabelecer-se fisicamente. Faltavam-lhe os recursos financeiros para isso. Em Recife abriram-se subscrições para ajudá-lo a custear-lhe as despesas.

Em 1889 estava praticamente desesperado. Uma semana antes de morrer enviou uma carta a Sílvio Romero solicitando, angustiosamente, que lhe enviasse o dinheiro das contribuições que haviam sido feitas até 19 de junho daquele ano. Sete dias mais tarde falecia, hospedado na casa de um amigo.

A obra de Tobias é de significativo valor, levando em conta que o professor sergipano não chegou a conhecer a capital do Império.

Suas "Obras Completas", editadas pelo Instituto Nacional do Livro, incluem os seguintes títulos: "Ensaios e Estudos de Filosofia e Crítica", 1875. "Brasilien, wie es ist", 1876. "Ensaio de pré-história da literatura alemã". "Filosofia e Crítica". "Estudos Alemães", 1879. "Dias e Noites", 1881. "Polêmicas", 1901. "Discursos", 1887. "Menores e Loucos", 1884.



Mais detalhes sobre Tobias Barreto
Consulte abaixo as categorias divididas por estado

Atendimento Online MF Rural