Produto Excluído

Curso Cultivo Cogumelo: Shimeji e Hiratake

(Cód. 231170)
Visitas: 574
R$ 338,00

/Curso

Compre com segurança pelo MF PAGO

Curso Cultivo Cogumelo: Shimeji e Hiratake



Sinopse:

Apesar de serem cogumelos do mesmo gênero, o Shimeji e o Hiratake têm sistemas de produção bastante distintos, sendo que o do Hiratake tem tecnologia mais simples e exige menor investimento inicial. Aprenda, como este curso, os procedimentos necessários para a cultivo desse dois cogumelos. São abordados os seguintes assuntos: - Cultivo do Hiratake - Compostagem - Pasteurização - Inoculação - Incubação e colheita - Processamento - Cultivo do Shimeji - Produção do substrato - Inoculação e incubação - Frutificação e colheita - Controle de pragas e doenças.


Programa:

- Importância dos cogumelos - Importância da tecnologia de cultivo na produtividade dos cogumelos - Importância na reciclagem de resíduos agroindustriais - Valor nutricional - Valor medicinal - Valor gastronômico - Biologia e obtenção de inoculantes de //Pleurotus// SPP - Produção de matrizes primárias - Técnicas por via vegetativa - Técnicas por via reprodutiva - Técnicas da fusão de protoplasma - Técnicas de preservação das matrizes - Produção de matrizes secundárias - Produção da semente (inoculante) ou "spawn" - Inoculantes produzidos em serragem - Produção de inoculantes em grãos de cereais - Qualidade e cuidados com a "semente" - Cultivo do hiratake e shimeji - Cultivo de hiratake - Substratos para o cultivo (Formulações) - Compostagem - Pasteurização (fase I) - Pasteurização severa (fase II) - O pasteurizador - Dimensões - As paredes - A porta - O teto - O piso - Circulação do ar - Inculação e incubação (Fase III) - Frutificação e colheita (Fase IV) - Temperatura - Umidade relativa - Luminosidade - Granulometria das partículas de substrato - pH - Oxigênio e dióxido de carbono - Açúcares e compostos fenólicos - Colheita - Processamento - Custo de produção do Hiratake - Cultivo de Shimeji - Produção do substrato - Peneiramento dos materiais - Composição do substrato - Inoculação - Incubação ou "Corrida do Micélio" - Estádio de estabilidade do micélio - Indução dos primórdios - Frutificação - Custo de produção do Shimeji - Doenças e pragas do Hiratake e Shimeji - Fungos competidores e parasitas - Bactérias - Vírus - Pragas - Deformações de natureza abiótica - Recomendações para defesa preventiva - Comercialização do Hiratake e Shimeji - Comercialização do cogumelo fresco - Hiratake desidratado - Hiratake defumado e desidratado - Conservas


Formato:

O Curso a Distância do CPT é constituído de um completo Livro Interativo e Filmes, em DVD. Este formato pedagógico permite que o aluno conheça tanto a teoria, através da leitura do livro e realização de exercícios, quanto a prática, por meio dos filmes com depoimentos dos professores e demonstração das técnicas.


Certicado:

Ao fazer um Curso a Distância do CPT, o aluno será submetido a uma avaliação e, sendo aprovado neste curso, receberá um certificado emitido pela UOV - Universidade Online de Viçosa. A UOV é uma Instituição Certificadora Oficial, Mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Nossos certificados são registrados, contendo em sua frente o nome da Instituição Certificadora e o do CPT - Centro de Produções Técnicas, o nome do aluno, o título do curso, a carga horária de 40 horas, a data da emissão do certificado e as assinaturas do responsável pelo Setor de Avaliação e do Diretor do CPT. Em seu verso, é descrito o Programa do Curso, com impressão do carimbo oficial da Instituição Certificadora, o número do Registro e assinatura do responsável pelo Registro. O Registro do Certificado fica oficializado e o Setor é responsável por prestar informações a qualquer pessoa, empresa ou instituição sobre a veracidade do documento. O certificado é impresso em papel especial e é enviado em envelope com proteção adequada, para que não seja danificado ou amassado. Veja um exemplo ilustrativo do Certificado de Conclusão de Curso.Este Curso foi elaborado para ser estudado em 40 horas e possui uma avaliação constituída de 20 questões elaboradas, criteriosamente, abordando todo o conteúdo do Curso. Para ser aprovado, o aluno deverá obter um desempenho igual ou superior a 70% (setenta por cento) no resultado final. Abaixo desta média, o aluno poderá solicitar ao Setor de Avaliação e Certificação, nova oportunidade, recebendo novo “Cartão-Respostas”. Por exigência oficial, o seu “Cartão-Respostas” original deverá ser enviado para o Setor de Avaliação e Certificação, onde ficará armazenado por, no mínimo, 10 anos.O aluno que não realizar a prova não receberá o certificado.


Duração:

60 min


Coordenação:

Professor Augusto Ferreira da Eira, do Departamento de Defesa Fitossanitária da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP - Botucatu e do Setor de pesquisa e desenvolvimento da FUNGIBRAS, e a Engenheira Agrônoma Fernanda Silveira Bueno, Consultora e Especialista em produção de cogumelo.


Você e mais 574 pessoas visitaram esse produto.

Publicidade