Login no MFRural
☰ Ir para as Categorias
Produto Excluído

muda de alho branco

(Cód. 392262)
Visitas: 26
Acesso para entrar em contato com o vendedor
R$ 6,50

/Unidade

Compre com segurança pelo MF PAGO

organico



Realizar o plantio de alho é desejo de muitos brasileiros. Afinal,o alho é um dos temperos mais versáteis e utilizados nas cozinhas por todo o país.

Mesmo que de uso comum e encontrado na maioria dos mercados, o alho tem um cultivo que requer uma série de cuidados específicos e pontos de atenção para garantir um ótimo desenvolvimento e colheita.
Você é um desses amantes? Quer saber como realizar o plantio de alho corretamente? Acompanhe esse artigo e saiba tudo sobre o uso, clima, luminosidade, solo, irrigação, cuidados e colheita deste delicioso tempero!
Os diversos usos do alho

O famoso alho, que tem o nome científico de Allium Sativum, é uma planta atinge de 50cm até 120cm, formando um bulbo com vários segmentos que são carinhosamente chamados de dentes e que podem ser ingeridos crus, cozidos ou assados.

Com sabor (e cheiro) fortes, seu uso é mais comum como tempero ou condimento em pratos salgados. Suas folhas, caules e flores também podem ser consumidos, porém são bem menos utilizados.

Outro uso comum é interligado aos fins medicinais, já que em diversos estudos realizados, o consumo constante de alho apresentou benefícios ao sistema cardiovascular. Porém, o seu consumo também é conhecido (para quem não aprecia tanto o seu cheiro) por gerar odor corporal característico e mau hálito.

Além disso, o alho também é usado como pesticida natural através de extratos ou macerados para combater pragas em hortas e pequenas plantações.
Qual a temperatura ideal para o plantio de alho?

Diferente do que muitas pessoas pensam, o alho pode ser cultivado em diversas regiões climáticas. Porém, nas regiões mais quentes e chuvosas, o plantio de alho pode ser um pouco mais difícil.

Nestes casos, será necessário um período mais frio no início ou metade do ciclo de cultivo para manter a temperatura entre 0°C e 15°C e, assim, estimular a formação dos bulbos (a cabeça do alho). Isso porque as plantas geralmente não formam os bulbos se a temperatura permanece acima de 25°C.

Portanto, a temperatura ideal para o plantio de alho é característica de climas amenos durante o desenvolvimento das plantas e formação dos bulbos, seguido de meses mais quentes para a maturação correta dos bulbos.
E a luminosidade?

Como a maioria dos cultivos, o tempo de exposição à luz do sol diária é essencial para garantir o sucesso do cultivo de alho.

Por isso, é necessária atenção extra ao local em que ficarão os cultivos de seus alhos, que necessitam apenas de algumas horas de exposição direta ao sol por dia.
Como escolher o solo?

Não há exigências quanto ao solo. O alho pode ser plantado em solos menos férteis, com menor disponibilidade de nitrogênio. Mas o ideal é um solo leve, bem drenado e rico em matéria orgânica.

O pH do solo pode ser de 5,5 a 8,3 (pH ideal de 6,2 a 7).
Como fazer o plantio de alho?

O alho pode ser cultivado facilmente em hortas, pomares, jardins, vasos e jardineiras. Geralmente o plantio é realizado no outono (as melhores cabeças colhidas normalmente são plantadas nessa estação), sendo que em regiões mais frias, pode ser plantado no fim do verão, no começo do outono ou no início da primavera.

Em regiões com inverno ameno, o plantio pode ser feito no outono ou no inverno. Para cultivo em regiões mais quentes, os dentes podem ser armazenados sob refrigeração (0°C a 10°C) pelo período de um ou dois meses antes do plantio definitivo ser realizado (o período adequado de refrigeração varia com o cultivo).

O cultivo de alho pode ser realizado a partir de sementes, mas é muito mais comum realizar o plantio dos dentes do alho.

Em plantações comerciais, é recomendado separar os dentes por tamanho, pois o plantio de dentes de mesmo tamanho tende a produzir bulbos mais uniformes.Em pequenas plantações domésticas, isso é menos importante! Só devendo ser evitado o plantio de dentes muito finos, danificados ou com sinais de apodrecimento.

Para garantir o plantio correto é necessário:

Plantar cada dente no local definitivo a uma profundidade de 3 a 5cm (ou até 8cm em regiões com temperaturas mais baixas);
Coloque a parte mais fina do dente de alho virada para cima;
O espaçamento entre as linhas de plantio deve ser de 25 a 30cm e de 10cm entre as plantas.

OBS: Os dentes também podem ser plantados em bandejas, sementeiras ou germinados fora da terra, sendo transplantados após brotarem ou criarem raízes maiores. Em pequenas plantações, sem linhas de plantio, o espaçamento pode ser de 15 a 18 cm entre as plantas. Espaçamentos maiores que estes propiciam que as plantas gerem cabeças maiores, mas a produtividade por área diminui.
Como fazer a irrigação correta?

As regas devem ser realizadas com frequência para que o solo seja mantido sempre úmido durante a fase inicial de crescimento da planta. Quando os bulbos estiverem crescendo, diminua a frequência das regas.

Quando faltar por cerca de 10 a 20 dias antes da colheita, suspenda a irrigação.
Quais os cuidados necessários com os cultivos?

É importante lembrar de sempre retirar plantas invasoras que podem competir com o alho por nutrientes e recursos, pelo menos durante os três primeiros meses de cultivo.

Lembre-se também de não plantar o alho em locais onde houve cultivo de alho ou cebola recentemente, pois cultivar seguidamente no mesmo local aumenta muito o risco de surgimento de doenças na plantação.
Quando e como colher o alho?

A colheita ocorre de 16 a 36 semanas após o plantio, dependendo do local utilizado, da região onde o plantio é realizado e da época do ano.

Para identificar o momento correto para a colheita, basta observar quando as folhas mais velhas começarem a amarelar e secar, pois esse é o sinal de que as cabeças de alho estão prontas para a colheita.

Para uma colheita correta, arranque a planta inteira e sem destacar as folhas, preferencialmente em dias secos e ensolarados.

Após a colheita, é necessário realizar a cura, que é o processo em que o alho perde o excesso de água. Esse processo consiste em deixar os bulbos secando ao sol por alguns dias e, quando as folhas e a camada externa dos bulbos estiverem completamente secas, os bulbos podem ser armazenados em locais frescos e secos.

Também é importante para a conservação das cabeças de alho, mantê-las sempre em ambiente seco e com boa ventilação. Com isso, as cabeças de alho podem ser armazenadas por até quase um ano sem perder suas características.

Você e mais 26 pessoas visitaram esse produto.

Esta página contém anúncios de muda de alho branco.


O MF Rural é um site de anúncios de compra e venda de produtos agrícolas para todo Brasil, com relação de ofertas de insumos ou produtos agropecuários de interesse do produtor rural.


Podem ser encontrados(as) produtos rurais usados ou novos com preços, fotos, vídeos, disponibilidade, cidade, estado de localização, quantidade e outros.


O sistema do site é diferente de sistemas de classificados onde os produtos simplesmente são apresentados com alguns dados e os interessados em comprar ou vender entram em contato para realizar negócio.


No MF Rural o sistema é de Mercado Físico, logo, todos os anúncios devem estar com valor de venda e caso um comprador queira negociar a mercadoria, através de nosso portal, ele consegue os dados como nome, telefone, cidade e e-mail do vendedor anunciante.


Assim o interessado comprador decide como irá fechar negócio, se vai pagar preço à vista, à prazo, em parcelas, financiado, como vai ser o transporte ou frete, quem vai pagar o valor do frete, se vai levar em transporte próprio, enfim, todos os detalhes de uma negociação normal com revenda, loja ou particular.


Os produtos são separados por categorias, mas também por marca, tamanho, modelo, localização, preço, região, novos ou usados, etc. Criamos também páginas onde as ofertas ficam separadas por estado, ou município do Brasil. Veja em muda de alho branco


Muitas pessoas usam o site para pesquisar preços de muda de alho branco e conseguir fazer melhores negócios, adquirindo produtos mais baratos ao alcance de um clique.


Essas pessoas procuram normalmente na internet pelos sites de busca onde encontrar, onde achar ofertas de algum produto agrícola, e fatalmente acabam caindo no site MF Rural, onde tem um grande número de anúncios rurais bem diversificados.


Muitas vezes encontram e conseguem adquirir produtos de qualidade, barato e com bom preço e condições que normalmente não encontrariam no comércio ou mercado livre local.


Portanto caso você pense algum dia, "quero vender" ou "quero comprar" produtos rurais ou agropecuários, acesse sempre o site MF Rural, onde a comercialização ocorre entre os próprios negociantes e onde você pode encontrar muitas informações a respeito de mercado de muda de alho branco, assim como algumas notícias ou informativos sobre agricultura ou pecuária no Brasil.


Com pouco trabalho você coloca toda sua produção à disposição de produtores rurais ou pessoas do Agronegócio de todo Brasil.


Na lavoura, no campo, na roça, na fazenda, no sítio, na chácara ou até mesmo em meio à sua plantação ou pastagem você consegue hoje acessar todas as ofertas rurais que estão anunciadas, através de um celular ou tablet conectado à internet. Isso é cada vez mais tendência e colocamos tudo isso disponível em seu próprio bolso.


Também poderá encontrar Leilões de gado on-line de gado, cavalos, ovinos, caprinos, jumentos, e também Leilão de trator, máquinas e implementos agrícolas.


No MF Rural é muito fácil Comprar e Vender.