Publicidade

 Alimentos em Geral por estado


Alimentos em Geral

Você está vendo Alimentos em Geral em Carbonita

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Foram encontrados 1 anúncios de Alimentos em Geral na cidade de Carbonita em Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para consultar Alimentos em Geral em outra região.
Minas Gerais
X
Carbonita
X

aboboras cabotia

aboboras cabotia

Vendo 5.000 kilos de aboboras cabotia de primeira qualidade, colheita recente.

Preço: R$ 0,90

Carbonita/MG
Anterior
Página 1 de 1
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Alimentos em Geral em Carbonita/MG

Detalhes sobre a cidade de Carbonita

A história de Carbonita começa em 1750, com as primeiras expedições dos bandeirantes à região, em busca da riqueza do seu subsolo. O primeiro nome do povoado, então pertencente ao município de Minas Novas, é Barreiras, em homenagem ao fazendeiro Manoel Barreiros, que doou partes de suas terras para a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Em 24 de Setembro de 1862, o então povoado de Barreiras passa a pertencer ao município de Itamarandiba, como Distrito. Em 31 de Dezembro de 1943, o Distrito de Barreiras toma nova denominação e ganha o novo e definitivo nome de Carbonita.

Em 3 de Março de 1963, o então distrito emancipou-se, passando à cidade de Carbonita.

A Etimologia deste vocábulo vem do francês "Charbon", Carbon, que significa carvão, mais "Ita", que significa pedra em tupi-guarani, por causa da grande quantidade de carvão de pedra existente no subsolo do município.

Muito da história de Carbonita pode ser encontrada no Livro "Carbonita - De ontem para hoje" do autor Benedito Lemos de Oliveira. O título descreve fatos importantes, acontecimentos e curiosidades do município durante décadas.


Geografia

Localizada no Vale do Jequitinhonha Carbonita tem sua base econômica na extração do carvão vegetal. Outro ponto interessante sobre sua população, é a redução significativa de habitantes durante o ano, quando muitos se deslocam para cidades mais desenvolvidas para trabalhar. Ainda sobre os seus habitantes, destacam-se pela hospitalidade e a vontade coletiva de lutar por uma Carbonita melhor.

Situada a 421 km de Belo Horizonte e a 135 km de Diamantina, na zona do Alto Jequitinhonha, ao Nordeste de Minas Gerais.

A área do município é de 1.337 km², com altitude variando de 972 m (máxima) e 625 m (mínima). Na sede do município a altitude é de 672 m acima do nível do mar.

As cidades que fazem fronteira com Carbonita são: Turmalina, Veredinha, Itamarandiba, Diamantina, Senador Modestino Gonçalves e Bocaíuva.

A hidrografia é representada pelos rios Jequitinhonha ao norte, Araçuaí ao sul e Soledade ao Centro, além dos rios São João e Itacarambi. Vários córregos cortam a cidade de Carbonita: Curralinho, que é o responsável pelo abastecimento de água em todo o perímetro urbano, Capoeirão, Constantino, Macaúbas, Tomé, Dois Córregos, Riacho, Retiro, Jqui, Àgua Limpa, Santana, Ribeirão, etc.

Vindo de Belo Horizonte, dois são os caminhos para se chegar ao município:

Passando por Curvelo e Diamantina, via BR-040, BR-135, BR-259 e BR-367;Passando por João Monlevade, Guanhães, São João Evangelista, Coluna e Itamarandiba, via BR-381, MG-129, BR-120 e BR-451.

O transporte aéreo pode ser feito de duas formas:

Indo de voô comercial até ao aeroporto de Montes Claros, que fica a 210 km de Carbonita, e seguindo o resto da viagem por acesso rodoviário; Mais detalhes sobre Carbonita

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado