Publicidade

 Alimentos em Geral por estado

 Alimentos em Geral por cidade

Alimentos em Geral

Você está vendo Alimentos em Geral em Conceição de Ipanema

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Foram encontrados 0 anúncios de Alimentos em Geral na cidade de Conceição de Ipanema em Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para consultar Alimentos em Geral em outra região.
Minas Gerais
X
Conceição de Ipanema
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Alimentos em Geral em Conceição de Ipanema/MG

Detalhes sobre a cidade de Conceição de Ipanema

A região foi primeiramente habitada por índios aimorés. O primeiro branco a chegar naquelas terras foi José Pedro de Alcântara, seguido por Manoel Francisco de Paula Cunha, desertor da Guarda Nacional, fugitivo da Guerra de Santa Luzia, em 1842. O povoado teve seu início na fazenda de Francisco Inácio Fernandes Leão, em 1850. Naquele ano, o fazendeiro mandou construir em sua propriedade uma capela em honra a Nossa Senhora da Conceição.

Em 1920, um grupo de moradores liderados por Laudelino José da Luz adquiriu as terras da fazenda e as doou à Igreja Católica. A partir de 1917, iniciou-se a migração alemã para a região com aquisição das terras do Córrego do Funil pelos descendentes de alemão Carlos Henrique Saar, Frederico Kaiser e Antônio Keller com influência acentuada nos cultura do município.

O povoado de Conceição, no município de Ipanema, cresceu, tornando-se distrito a 27 de dezembro de 1948 pela lei nº336, com a denominação de Conceição de Ipanema. O distrito foi elevado a município a 12 de dezembro de 1953 pela lei nº 1039. A 31 de janeiro de 1955, a Câmara Municipal foi instalada e Antônio Heringer tornou-se o primeiro prefeito,teve como vice-prefeito José de Oliveira. O rio José Pedro, que nasce na vertente do Caparaó e desagua no rio Doce, corta o município ao meio, formando cinco praias e quatro cachoeiras, pontos de lazer para a população. O rio recebeu este nome em homenagem ao desbravador José Pedro de Alcântara.


Etimologia

O topônimo é formado por dois termos. A palavra Conceição refere-se a Maria, mãe de Jesus, e Ipanema que na língua tupi significa "rio ruim, rio sem peixe" (y-panéma). A ideia original é que o arraial dedicado a Nossa Senhora da Conceição ficava na região de Ipanema.


População
Origens

A população do município é composta por uma grande porcentagem de descendentes de imigrantes alemães, italianos e espanhóis. É registrada a presença das famílias alemãs: Braun, Heins, Heringer, Hermsdorf, Horst, Kaiser, Keller, Klein, Knaip, Saar, Sathler e Rot. Da imigração italiana estão os Bertolacci, os Paviones e os Garonci. As famílias espanholas são Gamito, Huebra e Sanchez.

Essas pessoas chegaram à região a partir da década de 20, através de Juiz de Fora e Manhumirim. A comunidade rural do Funil é resultado de uma colônia alemã que ainda conserva costumes e o seguimento da Igreja Luterana.

Hoje

Hoje,em Conceição de Ipanema vive uma população de 4.536 habitantes, segundo o IBGE (2008). A taxa de crescimento anual é negativa de 0,88%.

Mais detalhes sobre Conceição de Ipanema

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado