Publicidade

 Alimentos em Geral por estado

 Alimentos em Geral por cidade

Alimentos em Geral

Você está vendo Alimentos em Geral em Lagamar

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Foram encontrados 0 anúncios de Alimentos em Geral na cidade de Lagamar em Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para consultar Alimentos em Geral em outra região.
Minas Gerais
X
Lagamar
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Alimentos em Geral em Lagamar/MG

Detalhes sobre a cidade de Lagamar

Lagamar era uma região de peregrinação de romeiros. Diz-se que no lugar havia uma lagoa de água salobra, de onde vem o nome atual da cidade. Porfírio Rodrigues Rosa é tido como o fundador do município, emancipado há menos de meio século.

As primeiras notícias acerca das terras em que hoje se situa o município de Lagamar, datam de 1931, quando Sebastião da Costa Mattos e Flausina Pacheco, proprietários de uma grande fazenda denominada “Carrapato” e adjacências que eram ocupados também pelas famílias Fernandes Caixêta e Costa Mattos.

Estas famílias exerceram papel importante como participantes do início da formação de uma comunidade, que mais tarde, no decorrer dos dias vinha-se tornar o município de Lagamar.

A fazenda carrapato, que ficava às margens do córrego carrapato que deu origem ao seu nome, era ponto de pousada dos boiadeiros e viajantes que ali se aportavam, por ser um lugar saudável, bonito e de terras produtivas, atraindo muita gente para a região, desejosos de adquirirem terras e fazerem parte daquela comunidade que aos poucos se aflorava.

Por volta de 1938, chegou à região Porfírio Rodrigues Rosa, que para ali vinha com objetivo de abrir uma estrada que ligasse o povoado de S. Pedro da Ponte Firme, que pertencia ao município de PRESIDENTE OLEGÁRIO à VAZANTE. A finalidade da estrada, era facilitar os Romeiros, devotos de Nossa Senhora da Lapa, de Vazante, que era muito frequentada, mas com grandes dificuldades pela falta de estrada. Conta-se que seu plano era arrojado: Fundar uma cidade. Desejoso de fundar a sonhada cidade mudou-se para as margens do córrego carrapato e com muita coragem e heroísmo, começou abrindo estradas, construindo acampamentos e ranchos para as famílias que trabalhavam na construção dessas estradas.

Logo foi construída a primeira casa do povoado, residência do Sr. Porfírio Rodrigues Rosa. Assim outras casas foram construídas dando inicio ao povoado, fundado em 17 de Dezembro de 1938, pela lei nº 148, recebendo o atual nome.


Origem toponímica

A versão sobre a origem do nome do município de LAGAMAR, diz que, neste local, havia uma pequena lagoa de Água Salgada. Devido à mesma apresentar-se muito salobre (que contém sal) tendo as características das águas marinhas. Daí é que se deu o nome de Lagamar à antiga Fazenda Carrapato, desbrava pelo fundador do município PORFÍRIO RODRIGUES ROSA.

Elevou-se à categoria de município em 31 de dezembro de 1962 pela Lei nº 2.764. Nesta data foi nomeado para gerir os destinos do novo Município JOSÉ AMÉRICO FERREIRA, empossado em 1º de Março de 1963 permanente até 30 de agosto do mesmo ano.


Geografia

Sua área é de 1.425 km² A altitude da sede do Município é de 860m acima do nível do mar. Sua população estimada em 2009 era de 7.873 habitantes.


Clima

Temperado médio. A umidade relativa do ar varia entre as médias de 60 a 70%, segundo classificação de Koppen. O clima caracterizado como subtropical úmido.

Máxima: 35°C Mínima: 16°C Média Anual: 22°C


Solo

Podemos destacar basicamente os tipos de solos sendo eles:

Cerrados: Solo podzolizados, com cascalhos e vegetação predominante de cerrados. Várzea: Solo plano, escuro, muito rico em fertilidade, com umidade relativa alta.

Classificação do solo:

-Campo -Várzea de cultura -Meia cultura -Cerrado


Empresas

Dentre as Empresas da Cidade se destacam a CALA Calcario Lagamar Ltda, Galvani, Fosfértil, Scavasul, Cerâmica Martins e Tonson Transportes, Fagundes.

Mais detalhes sobre Lagamar

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado