Alimentos em Geral na cidade de Mário Campos em Minas Gerais

Foram encontrados 0 anúncios de Alimentos em Geral na cidade de Mário Campos em Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para consultar Alimentos em Geral em outra região.
Minas Gerais
X
Mário Campos
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Alimentos em Geral em Mário Campos/MG

Detalhes sobre a cidade de Mário Campos Origem do nome da cidade

Existem duas versões para a origem do topônimo Mário Campos.

A primeira versão, confirmada por poucos dos antigos moradores, afirma ter sido uma homenagem prestada a um engenheiro que trabalhou na Estrada de Ferro Central do Brasil.

A segunda versão, confirmada por muitos dos antigos moradores, garante que o topônimo teve origem na homenagem prestada ao médico Dr. Mário Campos, que, no início da década de 30, trabalhou na Fundação Estadual de Assistência aos Lázaros-FEAL, órgão que administrava os leprosários. Não há muito conhecimento sobre este Dr., a não ser que veio da cidade de Juiz de Fora para Belo Horizonte e que trabalhou como médico especialista em hanseníase e administrou o leprosário da Colônia Santa Isabel, no início de sua fundação.

Antiga Estação do JacaréCasa ferroviária ao lado de onde ficava a estação.

Por volta de 1911 a 1918, iniciou-se a construção da estrada de ferro. Nesta época, aconteceram as primeiras desapropriações para dar passagem ao progresso, sendo que, na Reta do Jacaré foi derrubada uma casa para construir a Estrada de Ferro Central do Brasil. Foi construída a primeira parada de trens, naquele lugar, chamada de parada de Carlos Chagas.

A estação ferroviária do Jacaré foi inaugurada somente em 1923 e nos anos 1930 teve o nome alterado para o atual, Mário Campos. Entretanto, há guias que apontam Jacaré e Mário Campos como sendo duas paradas diferentes, distantes 2 km uma da outra.

Atualmente a estação encontra-se demolida[5], sobrou apenas uma velha plataforma e uma casa de turma. Só existe a plataforma e a base da estação, o estado da outra plataforma, a do antigo trem de subúrbio, é lamentavel. Este lugar em especial preserva características da década de 1950: à frente da estação ainda há um pequeno lago (conhecido como Lagoa do Campo Verde), integrante de uma praça, com várias árvores.

Preventório São Tarcísio

A construção deste complexo deu grande impulso às atividades econômicas de Mário Campos, atraindo novos moradores, favorecendo o comércio e o crescimento da região.

O preventório são Tarcisio foi construída entre 1930 e 1934, sendo constituído de um prédio central e vários pavilhões para abrigar crianças e adolescentes, filhos do hansenianos da Colônia Santa Isabel. Havia na entidade, uma organização bem gerenciada, no início por religiosos (irmãs). A arquitetura de seus prédios é muito bonita e foi, por muitos anos, o cartão postal de Mário Campos. Os prédios eram bem cuidados e a região era arborizada e cheia de jardins, em frente ao prédio central, havia dois lagos.

Mais detalhes sobre Mário Campos

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado