Alimentos em Geral na cidade de Monjolos em Minas Gerais

Foram encontrados 0 anúncios de Alimentos em Geral na cidade de Monjolos em Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para consultar Alimentos em Geral em outra região.
Minas Gerais
X
Monjolos
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Alimentos em Geral em Monjolos/MG

Detalhes sobre a cidade de Monjolos

O Senhor Feliciano Correia de Melo é considerado como fundador de Monjolos, logo primeiro habitante do povoado. Era ele proprietário da Fazenda Saquim, mais conhecida por Fazenda Soim, mais tarde denominada Fazenda do Açude. Suas Terras abrangiam vasta extensão, desde a sede da fazenda até o local onde surgiu o povoado de Monjolos. Aí existia uma grande senzala, um moinho e o monjolo movido pela força da queda d’água de um pequeno córrego. Esse moinho passou a ser mais importante centro abastecedor de fubá de todos os moradores da circunvizinhança. E o vai e vem das pessoas, na sua fala física: “vou no monjolo trocá fubá” , batizou o lugarejo com o nome de Monjolos. Há uma referência para o nome pluralizado: Monjolos, isto devido a existência abundante na região da árvore com o mesmo nome.

Nas proximidades da senzala, Feliciano de Melo construiu a primeira casa de alvenaria do lugar, este senhor era casado com D. Maria Ambrozina, mãe de criação de uns dos primeiros habitantes de Monjolos, o Sr. João Raimundo de Assis e Jordelino de Assis, apelidado Nenê.

Feliciano Correia de Melo, sua esposa e escravos cultivavam as terras da fazenda, sendo estimuladores da vida econômica, social, cultural e religiosa do lugar.

Um fator preponderante determinou marcante expansão do lugarejo de Monjolos: A construção da E.F.C.B ( Estrada de Ferro Central do Brasil ) ramal ligando Corinto à Diamantina, entre os anos de 1914 a 1918. para trabalhar na obra pessoas de várias regiões vieram para Monjolos, destacando-se lavradores, aventureiros com vários objetivos de conquista promovendo notável desenvolvimento do lugar. Destacam-se entre as pessoas que para cá vieram os senhores (alguns solteiros, outros trazendo duas famílias ) Nelson Fernandes, Regino Augusto da Silva, Otávio Nogueira, Daniel Lima, Raul Bruce, Beraldo Americano de Souza, Cristiano Neves, Antonio Carlos Nunes, José Rosa de Oliveira, entre outros que, juntamente com os moradores que j;a viviam no lugar e nos seus arredores, muitos contribuíram para o progresso do povoado.

Emancipação

A Lei Estadual nº 336, de 27.12.48, criou o distrito com sede no povoado de Monjolos, no município de Diamantina e pela Lei Estadual nº 2764, de 31.12.62, o distrito foi elevado a categoria de município, sendo instalado em 1º de março de 1963, ficando subordinado à Comarca de Diamantina. Compõe o município alem de Monjolos, cidade sede do Governo Municipal, um distrito (Rodeador) e vários outros pequenos povoados: ( Mangabeiras, São José dos Altos, Tamboril, Quebra-Pé, Olhos d’Agua, etc...).

A Emancipação de Monjolos gerou uma série de benefícios para o lugar; sua gente sentiu mais de perto o progresso, novas ruas sendo abertas, calçamento chegando as poucos, implantação de serviços úteis à comunidade como: CEMIG, COPASA, Agência de Correios, Banco, Telefonia, antenas de TV, crescimento do setor educacional e esportivo com a criação do 2º grau, do pré-escolar ( 5 e 6 anos), quadra poliesportiva. Dando oportunidade de trabalho a uma grande massa da população.

Instalação

Ao primeiro dia do mês de março de 1963, sobre a presidência do Senhor Antônio de Carvalho Cruz, reuniram-se em sessão solene as autoridades e pessoas gradas com numerosa assistência popular, para fim de proceder a instalação do município de Monjolos. Criado aos termos do Artigo 3o da Lei número 2.764 de 1962, tendo como sede a localidade que hoje recebe os foros de cidade e ao distrito de Rodeador que compõem o município de Monjolos. Após a abertura da sessão e constituída a mesa, o Senhor Presidente colocando-se de pé, pronunciou em voz alta e pausada, as seguintes palavras: "Em virtude dos poderes que me foram outorgados, declaro instalado o Município de Monjolos com jurisdição sobre as circunstância que tem por sede esta localidade que ora recebe os foros de cidade com a competência e atribuições que a confere e determina."

Mais detalhes sobre Monjolos

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado