Publicidade

 Alimentos em Geral por estado

 Alimentos em Geral por cidade

Alimentos em Geral

Você está vendo Alimentos em Geral em Ubaporanga

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Foram encontrados 0 anúncios de Alimentos em Geral na cidade de Ubaporanga em Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para consultar Alimentos em Geral em outra região.
Minas Gerais
X
Ubaporanga
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Alimentos em Geral em Ubaporanga/MG

Detalhes sobre a cidade de Ubaporanga

O topônimo Ubaporanga significa "árvore bonita". As palavras que formam o nome são ybyrá "árvore" e porang "bonito". Porém se a mesma formação fosse com a palavra ybáka "céu", segundo a morfologia tupi daria o mesmo termo. Na explicação dada caberia mais 'ybá "fruta" do que ybyrá "árvore".


História

A história do município se inicia a 19 de julho de 1891, quando o padre Ildefonso Bittencourt compareceu à fazenda de Domingos Gonçalves, situada à margem esquerda do rio Caratinga, para a celebração de um ano de falecimento de Francisco Gonçalves de Carvalho (pai do fazendeiro). Segundo a tradição oral, o religioso convenceu o proprietário a doar 15 alqueires de terra para a construção de uma capela e um cemitério. Em homenagem ao doador, o santo padroeiro escolhido para a localidade foi São Domingos.

O original povoado de São Domingos teve várias denominações a partir de sua fundação em 1891. Foi chamado sucessivamente de São Domingos do Pó, Ubá e de Ubaporanga que significa "árvore bonita" na língua tupi. Ubá devido a abundância deste capim na região. Pó porque o fundador cheirava rapé. Árvore Bonita por causa de uma gameleira que havia na praça da igreja matriz. Essa árvore foi destruída em 1982.

A energia elétrica chegou em 1925. O cartório foi aberto em 1939. A agência de Correios e Telégrafos em 1943. A primeira biblioteca em 1953. Em 1955, iniciou a construção da atual igreja matriz. A paróquia de São Domingos foi criada a 1º de maio de 1961. O município de Ubaporanga ganhou sua emancipação a 27 de abril de 1992.Com grande empenho do então vereador Geraldo Rodrigues(Geraldo Lopes Ferreira) , que logo apos veio de tornar o primeiro prefeito.


Geografia

Ubaporanga situa-se na microrregião de Caratinga, na mesorregião do Vale do Rio Doce. A altitude da Sede é de 505 m. A população total do município era de 11.682 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000). Sua área é de 190,89 km² representando 0.0325% do Estado, 0.0206% da Região e 0.0022% de todo o território brasileiro. Seu IDH é de 0.698 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD. O ano de instalação foi 1993.


Curiosidade

A única cidade da micro-região de Caratinga a contar com um aeroporto (construído por Caratinga, no até então distrito de Ubaporanga).

Mais detalhes sobre Ubaporanga

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado