Publicidade

 Animais por estado


Você está vendo Animais em Lamim

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Foram encontrados 1 anúncios de Animais na cidade de Lamim em Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para consultar Animais em outra região.
Minas Gerais
X
Lamim
X

Vacas girolando Fazenda São Jose

Vacas girolando Fazenda São Jose

Vende-se vacas girolando com produção media 20 kg vale a pena conferir sendo 3 vacas em lactação e 6 vacas que vão segundá ate dezembro 2016 valor a partir de 4.300,00

Preço: R$ 4,30

Lamim/MG
Anterior
Página 1 de 1
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Animais em Lamim/MG

Detalhes sobre a cidade de Lamim

O povoado que deu origem a esta cidade surgiu em 1710, de uma expedição formada por, entre outros, José Pires Lamim, que lá se instalou à procura de ouro. Com sua morte, os amigos decidiram dar seu nome ao lugar. Hoje, emancipado, o município tem território pequeno e sua economia é baseada, exclusivamente, na agropecuária.


Cultura

A cultura da cidade retrata muito bem os povos que aqui se estabeleceram: os colonizadores portugueses e os escravos africanos.

Festa do Padroeiro

Dedicado ao Divino Espírito Santo, a festa sobressai-se como umas das principais atrações de Lamim, congregando a população de forma expressiva. Justamente dessa festa surgiu a lenda popular mais famosa da cidade. Segundo ela, todos os anos era feita uma grande festa em honra do padroeiro. O festeiro era sorteado e fazia toda a festa por sua conta. Certa vez, a sorte caiu em um agricultor muito humilde. Para não fugir à tradição, ele resolveu fazer uma plantação de feijão destinada a cobrir as despesas da festa. Ao visitar a lavoura, foi grande a surpresa quando notou que todas as folhinhas espelhavam a imagem do Divino. A colheita foi grande, e lhe rendeu dinheiro suficiente para fazer uma bela festa ao padroeiro.

Festa do Rosário

Em outubro de todos os anos é realizada a novena em homenagem a Nossa Senhora do Rosário. Festa essa, que reúne a tradição católico-portuguesa com simbolismos de religiosos africanos. A presença dos grupos de congadas e a devoção fervorosa do povo laminense dão o tom do evento.

Congadas e Folias de Reis

Dois tipos de eventos culturais revelam a musicalidade do povo laminense.

O congado, também chamado de congo ou congada mescla cultos católicos com africanos num movimento sincrético. É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros e música. Os instrumentos musicais utilizados são a cuíca, a caixa, o pandeiro, o reco-reco. Ocorre em várias festividades ao longo do ano, mas especialmente no mês de outubro, na festa de Nossa Senhora do Rosário. O ponto alto da festa é a coroação do rei do Congo.

Na celebração de festas aos santos, onde a aclamação é animada através de danças, com muito batuque de zabumba, há uma hierarquia, onde se destaca o rei, a rainha, os generais, capitães, etc. São divididos em turmas de números variáveis, chamados ternos. Os tipos de ternos variam de acordo com sua função ritual na festa e no cortejo: Moçambiques, Catupés, Marujos, Congos, Vilões e outros.

Folia de Reis é um festejo de origem portuguêsa ligado às comemorações do culto católico do Natal. Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltazar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.

Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro. As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê. Contudo ao contrário dos Reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas que são oferecidas aos foliões.

Mais detalhes sobre Lamim

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado