Detalhes sobre a cidade de Carazinho
As terras do atual município faziam parte da redução jesuítica de Santa Tereza, Província das Missões, por volta de 1634 e era subordinada ao Governo Espanhol. Em 1637 esta redução foi totalmente destruída pelos bandeirantes, ficando abandonada. Em 1750, com o Tratado de Madrid, passou a fazer parte do território português.
Em 1809 passou a fazer parte do município de Rio Pardo e, em 1817, de São Luiz de Leal Bragança. Em 1827, surgiu a primeira fazenda destinada à pecuária de propriedade do Alferes Rodrigo Félix Martins, nas proximidades do atual distrito de Pinheiro Marcado. Em 1833, passou a fazer parte de São Borja e, em 1834, de Cruz Alta.
Em 1872, Possidônio Ribeiro de SantAna Vargas doou, para a Mitra Diocesana, terras para a construção de uma capela e início da formação do povoado Arraial de Carazinho, em homenagem a Pedro Vargas. O povoado surgiu com a construção da capela do Senhor Bom Jesus de Iguapé, em 1880. Mais tarde, chegaram imigrantes estrangeiros, alemães e italianos, que passaram a se dedicar às pequenas propriedades para cultura de careias e fumo. Em 1896, o 4º distrito de Passo Fundo denominado de Jauizinho foi dividido em 3 seções e uma delas passou a se chamar de Carazinho. Em 1931, Carazinho foi emancipado e, em 1938, elevado à município.
Significado do nome
Seu nome se deve ao diminutivo do nome Cará, que seria um pequeno peixe arredondado e de formato chato existente na região.
Economia
É baseada na agricultura, mas conta também com algumas empresas de grande porte como a Nestlé (laticínios) e Semeato (implementos agrícolas), Rotoplastyc (Rotomoldagem), TW Transportes, SODER Tecno, GIHAL e Implementos Agrícolas MAX.
O comércio local é destaque entre os municípios da Região.
Educação
Conta com 46 escolas de ensino fundamental e médio além de duas universidades:
ULBRA (16 cursos em 2007) - Universidade Luterana do BrasilUPF (10 cursos em 2007) - Universidade de Passo Fundo
Conta ainda com instituições de ensino superior que atuam no sistema de ensino à distância.
Carazinho destaca-se pois conta com todos os segmentos do Sistema S. O SEST SENAT, SENAI e outra do SENAC onde são ofertados cursos profissionalizantes, e também com uma escola de aviação sediada no Aeroclube de Carazinho, onde são ministrados cursos de piloto privado, piloto comercial, piloto de planador, paraquedismo, aeromodelismo, além de vários outros homologados.
Energia
A Centrais Elétricas de Carazinho S/A - ELETROCAR é uma empresa de economia mista, sendo o maior acionista a prefeitura municipal de Carazinho. Tem duas usinas hidrelétricas: a PCH Mata Cobra, com 2,88 MW e a PCH Colorado com 1,12 MW; juntas produzem em torno de 10% da energia requerida pelo mercado da ELETROCAR, que tem aproximadamente 32.000 consumidores. Além de Carazinho a concessão da ELETROCAR abrange os municípios de Almirante Tamandaré do Sul, Chapada, Colorado, Coqueiros do Sul, Santo Antônio do Planalto e Selbach. Com o advento do programa de biodiesel do governo federal e da grande produção de soja da região, existe a possibilidade do município se tornar um grande produtor desse combustível.[carece de fontes?]
Mais detalhes sobre Carazinho