Publicidade

 Defensivos Agrícolas por estado

 Defensivos Agrícolas por cidade

Defensivos Agrícolas

Você está vendo Defensivos Agrícolas em Iguatama

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Foram encontrados 0 anúncios de Defensivos Agrícolas na cidade de Iguatama em Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para consultar Defensivos Agrícolas em outra região.
Minas Gerais
X
Iguatama
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Defensivos Agrícolas em Iguatama/MG

Detalhes sobre a cidade de Iguatama

Iguatama é um nome indígena, tupi-guarani, Yguaterama e Igua-terrama. Este nome foi sugerido pelo farmacêutico Albertino Ferreira de Oliveira, que quer dizer "lugar onde o rio se abre em curvas", ou "enseada de minha terra" ou ainda "lugar onde o rio se abre em lagamar", uma clara alusão às curvas do Rio São Francisco que fica defronte da cidade. O povoado surgiu com as Entradas e Bandeiras de São Paulo para Goiás. Os bandeirantes pernoitavam às margens do Rio onde a travessia era feita em barco. Este local da travessia começou a ser habitado, onde muitos se entregavam á caça, pesca e ao aproveitamento das terras férteis. Os pesquisadores apontam que os primeiros moradores desta região foram os familiares de Faustino Lopes Camargos, que era um desgarrado de bandeirantes paulistas, cujos descendentes existem em São Paulo e Minas Gerais. Em Iguatama os descendentes deste barqueiro residem no bairro Perdizes. Em função da grande circulação e de ser o ponto mais favorável surgiu o Porto Real do São Francisco. Posteriormente passa a ser: Distrito de Nossa Senhora da Abadia de São Francisco,terras doadas por Dona Bernardina Corrêa Pamplona à Paróquia Nossa Senhora da Abadia, criada pela Câmara Municipal de Formiga. O antigo arraial se ergueu em terrenos do patrimônio de Nossa Senhora da Abadia, doados por Dona Bernardina na data de 041826. A paróquia era mitra do Bispado sediada na vizinha cidade de Luz, como ainda é até hoje. A Igreja Nossa Senhora da Abadia é considerada uma das mais bonitas da região, por ser uma obra de porte arrojado, tendo em seu interior altares de fino lavor com belas imagens importadas. Iguatama se destaca no cenário estadual e nacional, desde os primórdios.


Geografia

População estimada em 2007 era de 7632 habitantes. Fonte: IBGE


Economia

Iguatama, uma típica cidade mineira: seus habitantes fazem jus ao ditado que todo mineiro é hospitaleiro. Uma das características econômicas principais é a agropecuária. Há ainda no município empresas que produzem queijos, doces, iogurte. Outros tipos de produtos feitos na cidade são o calcáreo, biodiesel, carbureto de cálcio e adubos. As empresas atuantes no município são a White Martins, a Heringer,a Camões Ltda, o Grupo Cavalcante, a Minaslat, a SKAL,ICIL,Sementes São Felix, Supermercado Iguasuper dentre outras menores.


Turismo

A principal atração é o rio São Francisco, que corta seu território. Entretanto, o município é rico em lagoas que contribuem para a preservação de espécie de peixes que sobrevivem no Rio São Francisco. Uma destas lagoas de grande representação para a manutenção dessa biodiversidade é a Lagoa da Inhuma. Cercada por lendas e mitos, a Lagoa da Inhuma é uma área de preservação permanente, tombada pelo patrimônio natural do município através da Lei 913/93. A cidade ainda possui outros atrativos turísticos como as Pontes Gêmeas, a Estação Ferroviária no bairro de Garças de Minas, a Igreja Nossa Senhora da Abadia, os casarões antigos. Ultimamente os patrimônios turísticos da cidade estão em decadência e a população espera uma resposta da prefeitura sobre reforma e/ou conservação dos mesmos. Exemplos são Casarão da Ponte encontra-se abandonado, com uma placa indicando a futura instalação de uma clínica veterinária e o sobrado na Rua 4 que também está a mercê do tempo e da própria sorte. Iguatama também se orgulha de ser o primeiro município banhado pelo rio São Francisco, e se orgulha tambem pela iniciativa do atual prefeito que juntamente com a CODEVASF iniciaram no mês de abril a obra de tratamento de esgoto em toda a cidade.Sendo assim seremos a primeira cidade banhada pelo velho chico a não polui-la

Mais detalhes sobre Iguatama

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado