Publicidade

 Defensivos Agrícolas por estado

 Defensivos Agrícolas por cidade

Defensivos Agrícolas

Você está vendo Defensivos Agrícolas em São Gonçalo do Rio Abaixo

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Foram encontrados 0 anúncios de Defensivos Agrícolas na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo em Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para consultar Defensivos Agrícolas em outra região.
Minas Gerais
X
São Gonçalo do Rio Abaixo
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Defensivos Agrícolas em São Gonçalo do Rio Abaixo/MG

Detalhes sobre a cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo

O Arraial que deu origem ao núcleo urbano do município de São Gonçalo do Rio Abaixo, teve seu início ao alvorecer do século XVIII com a fixação do fenômeno bandeirante. Em 1704 o desbravador Antônio Bueno encontrou minas ricas e abundantes, ao longo do Ribeirão Santa Bárbara trajeto do qual originou São Gonçalo entre 1710 a 1720. Em 1831, Manoel Dias de Freitas, juiz de paz, relatava um número de 2834 habitantes sendo 1750 livres e 1084 cativos. A localidade contava com conjunto arquitetônico de antigas fazendas, 13 engenhos de cana, 3 fábricas de ferro e 8 mineiros. Sua vocação aurífera era explorada por ingleses ao longo do Ribeirão Santa Bárbara e suas terras compunham-se de pequenas planícies e campos de criar.

O nome da cidade tem estreita relação com a origem das famílias Aranda, Moreira e os Barcelos Costa, estes de origem portuguesa, visto que São Gonçalo do Amarante é santo Português.

Em primeiro de junho de 1850, o antigo curato de São Gonçalo do Rio Abaixo filial da matriz de Santa Bárbara foi elevado a paróquia e seu primeiro vigário foi Manuel Antônio de Souza Vinagre.

Sua emancipação ocorreu em 30 de dezembro de 1962.


Localização

São Gonçalo do Rio Abaixo está a 84 km da capital mineira, Belo Horizonte, e é centro geográfico de convergência das principais cidades da região: está a 26 km de João Monlevade, 33 km de Itabira e 22 km de Barão de Cocais. A posição geográfica da cidade é um privilégio e outro fator relevante é a rodovia BR 381, que corta a cidade e é a principal ligação de Minas Gerais com o litoral brasileiro, prova disso são as festas promovidas na cidade que estão sempre com recorde de público.

A localização do município beneficia comerciantes e empresários devido ao escoamento rápido e fácil da produção. Por meio das rodovias que passam pelo município é possível chegar em apenas 1:30h ao Aeroporto Internacional de Confins, o maior do Estado, localizado na região metropolitana de Belo Horizonte. A apenas 20 km da cidade passa a Estrada de Ferro Vitória a Minas, ligação ferroviária entre Belo Horizonte e Vitória que possibilita levar a produção de São Gonçalo e de outras cidades do Estado diretamente ao Porto de Tubarão, sendo essa mais uma alternativa para o escoamento, comercialização e exportação de produtos.


Economia

Além da agropecuária, a região é também um pólo industrial. Provas disso são as grandes empresas que operam próximas a São Gonçalo do Rio Abaixo. A menos de 30 km está uma usina siderúrgica da Arcelor-Mittal, a 120 km estão a Usiminas e a Acesita e a 40 km está instalada uma unidade da Gerdau. Porém, a atividade mineradora se sobressai. Em São Gonçalo está localizada a maior mina do mundo em capacidade inicial de produção de minério de ferro, pertencente à Companhia Vale do Rio Doce. Em uma raio de 70 km nesta região, a empresa mantém em operação pelo menos mais oito minas. No município de São Gonçalo do Rio Abaixo as principais culturas são o milho, o feijão, a horticultura e a fruticultura. Na pecuária, merecem destaque o elevado padrão genético do rebanho bovino e o gado leiteiro. Os setores de comércio e serviços no município tem segmentos bastante variados.

Indústria e Extrativismo

O extrativismo mineral em São Gonçalo do Rio Abaixo está representado pela Pedreira Brito e pela Vale. A Pedreira Brito, instalada as margens da BR 381, produz pó de pedra, pedra e brita de gnaes, sendo a sua produção comercializada em toda a região. A extração está autorizada por 10 anos pelos órgãos competentes, sendo possível a renovação da autorização por períodos maiores. O extrativismo vegetal está ligado à presença da CENIBRA, empresa produtora de celulose, que possui no município uma área total de 7.494,72 hectares e uma área de floresta de eucaliptos de 3.834,74 hectares. Há ainda a confecção de roupas e a agroindústria, que oferece inúmeros produtos como aguardente, biscoito, doces, fubá, queijos, rapadura, madeira e carvão.

Mais detalhes sobre São Gonçalo do Rio Abaixo

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado