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Ivinhema/MS

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Estruturas Metálicas em ivinhema-MS
Detalhes sobre a cidade de Ivinhema

A margem direita do Rio Ivinhema, entre os rios Piravevê ao norte e Guiray ao sul, localiza-se o município de Ivinhema, "TERRA HÁ MUITO DESEJADA", ou ainda, "TERRA PROMETIDA". Ivinhema existe graças a visão, arrojo pioneiro, confiança e a fé de um paulista de nome Reynaldo Massi, que sempre acreditou na pujança deste Estado, adquirindo terras, grandes áreas de matas, com a finalidade de construir e implantar uma cidade, projetada dentro da mais avançada técnica de urbanização.

Com esse pensamento, em 25 de novembro de 1957 foi constituída uma empresa que teria sob sua responsabilidade a orientação, os estudos da região, planejamento das áreas adquiridas e sua racional utilização, bem como traçar um programa para a sua infra-estrutura e a realização de um sonho. Nascia a SOMECO S/A (Sociedade de Melhoramentos e Colonização), que durante dois anos forneceu dados, elementos e condições para que o grande urbanista brasileiro Francisco Prestes Maia pudesse projetar a sede do município de Ivinhema, para uma população de 60.000 habitantes, numa área de 400 alqueires paulista, dividida em quatro zonas distintas: área central, comercial, residencial, operária e industrial, distribuída em oito bairros: Piravevê, Guiray, Vitória, Água Azul, Triguenã, Itapoã, Centro e Industrial.

Com a chegada das primeiras turmas de trabalhadores braçais em 1961, iniciou-se a derrubada da mata virgem. A golpes de machados, foices, enxadões e outras ferramentas manuais, foi aberta uma clareira em plena mata para servir de campo de pouso para pequenos aviões, único meio de transporte que se poderia utilizar para chegar à região. No dia 23 de agosto de 1961 pousou o primeiro avião trazendo administradores da empresa que iriam coordenar, intensificar e fiscalizar os trabalhos de derrubada. No dia 1º de setembro de 1961, data histórica para Ivinhema, foi colocado fogo na área recém derrubada destinada à cidade. Deste momento em diante era iniciada a demarcação de uma área de 7.788 alqueires paulista de mata bruta, onde, vez por outra, deparavam-se com cruzes de ferro fundido de bronze e vestígios de antigos acampamentos, contando a história dos primeiros colonizadores ou "ervateiros" fronteiriços e paraguaios que se dedicavam a exploração de erva-mate, por concessão do Governo Federal e a Companhia Mate Laranjeiras.

Os primeiros tratores chegaram após a abertura da estrada até a barranca do Rio Ivinhema, a altura do Porto Someco, onde está localizada a ponte que liga à Nova Andradina. As máquinas iniciaram a abertura de novas estradas rumo a Angélica, para o sul em direção à Naviraí, para leste em direção a Nova Andradina e para o oeste na direção de Dourados, num total de mais de 200 quilômetros. Enquanto isso, a Someco ia instalando a sua infra-estrutura numa área anexa destinada à cidade, que denominou de "acampamento industrial". Ali foram construídos panificadora, posto de gasolina, farmácia, armazéns, hotel, serraria, oficina mecânica, marcenaria, um hospital e uma escola com quatro salas de aula e escolas rurais remunerando todos os profissionais, médicos, enfermeiras e professores.

Em 1962, novas glebas foram abertas: Cristalino, Itapoã, Vitória. Em 1963 é colocada à venda o setor urbano, bairro Piravevê destinado à cidade de Ivinhema, quando foi construída a primeira residência neste setor. Em 28 de Julho de 1963 foi celebrada a 1ª Missa Campal junto ao cruzeiro no marco zero da cidade, bênção da cidade e do cruzeiro pelo Padre Alderige Baggio. Observando o vertiginoso desenvolvimento da colonização, o governo estadual sancionou a Lei nº 1.949 de 11 de novembro de 1963, criando o município de Ivinhema em área antes pertencente ao município de Dourados, que era festivamente instalado em 24 de abril de 1965, com a presença das principais autoridades da região.



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