Publicidade

 Procuro/Compro/Troco por estado

 Procuro/Compro/Troco por cidade

Procuro/Compro/Troco

Você está vendo Procuro/Compro/Troco em Jequitinhonha

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Foram encontrados 0 anúncios de Procuro/Compro/Troco na cidade de Jequitinhonha em Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para consultar Procuro/Compro/Troco em outra região.
Minas Gerais
X
Jequitinhonha
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Procuro/Compro/Troco em Jequitinhonha/MG

Detalhes sobre a cidade de Jequitinhonha

As terras do atual município de Jequitinhonha estiveram ligadas, durante o século XVIII, à antiga Comarca do Serro Frio, e depois ao município de Minas Novas.

O povoado que deu origem à atual cidade surgiu no ano de 1811, pelo Alferes Julião Fernandes Taborda Leão.

O topônimo Jequitinhonha é de origem indígena e tem o significado de rio largo e cheio de peixes.

Seus habitantes primitivos foram os índios Botocudos.

A sede municipal de Jequitinhonha conserva até hoje algumas construções do século passado, mas o conjunto representativo teve início neste século, com casas nos estilos colonial, neoclássico e eclético.


Geografia

O município de Jequitinhonha, com uma área de 3.526 km e população de 22.855 habitantes, sendo 16.837 na zona urbana e 7.357 na zona rural, situa-se no nordeste do Estado de Minas Gerais e está inserido na região denominada Vale do Jequitinhonha, precisamente no Baixo Jequitinhonha, onde participa, juntamente com outros municípios da AMBAJ (Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha).

Fica localizada a 685 km de Belo Horizonte, às margens do rio Jequitinhonha. As principais fontes de economia são pecuária de corte e agricultura de subsistência.

Hidrografia

O Rio Jequitinhonha com a beleza de sua extensão, bem como sua praia, sempre atraiu banhistas de toda a região e capital, principalmente nos carnavais. Contando ainda com a Mata Escura, uma grande reserva biológica.


Cultura, Esporte e preservação

Na cultura,o vale do jequitinhonha possui uma ampla e rica cultura, contando com poetas, músicos e artesãos de grandes habilidades artísticas. As festas mais famosas são o carnaval, aniversário da cidade e as tradicionais festas juninas.

No esporte, temos o Handebol, futsal e outros esportes, que são praticados por diversos jovens e adultos e que são muito divulgados em escolas e feiras.


Turismo

No lazer, Jequitinhonha conta com os clubes AABB, ASDERJE, Clube Campestre e SESE laces. Tem também um Estádio de futebol, o Mineirinho e um Ginásio Poliesportivo que oferecem aos desportistas um espaço para prática de diversas modalidades esportivas. Dentre as praças, destaca-se a Praça Virgem da Lapa (Pça. da Matriz), Praça da Bandeira no bairro Unicampo, Praça Padre Emereciano e a Praça do bairro Alvorada.

Em épocas festivas como carnaval a cidade se torna muito atrativa reunindo inúmeras pessoas de toda a parte do estado e dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Distrito Federal e da Bahia.

Destacam-se, no Carnaval, o grande número de blocos carnavalescos, principalmente o Kambaliandos e Cordão do Calango (domingo de Carnaval) e o Bloco da Mulinha, na segunda-feira.

A quantidade de pessoas que visitam a cidade em épocas festivas é muito grande, chegando mais que o dobro da própria população urbana.

A feira livre acontece na quarta, sexta-feira e aos sábados, onde moradores da zona rural expõem seus produtos, como: mandioca, farinha, goma, milho, doces, hortaliças, verduras, frutas e produtos artesanais: panela e potes de barro, colher de pau, peneira, cestos.


Educação

Na educação, Jequitinhonha possui 9 escolas na rede estadual e 37 na rede municipal, sendo 35 destas na zona rural atendendo alunos do ensino fundamental e 13 escolas de ensino infantil e creches. Possui também uma biblioteca pública municipal.

Mais detalhes sobre Jequitinhonha

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado