Publicidade

 Procuro/Compro/Troco por estado

 Procuro/Compro/Troco por cidade

Procuro/Compro/Troco

Você está vendo Procuro/Compro/Troco em Rochedo de Minas

Veja Também:
Notícias Agrícolas

Foram encontrados 0 anúncios de Procuro/Compro/Troco na cidade de Rochedo de Minas em Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para consultar Procuro/Compro/Troco em outra região.
Minas Gerais
X
Rochedo de Minas
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Procuro/Compro/Troco em Rochedo de Minas/MG

Detalhes sobre a cidade de Rochedo de Minas

Rochedo de Minas surgiu como povoado no município de São João Nepomuceno que, juntamente com Rio Pomba, só puderam ser colonizados por volta de 1767, quando o padre Manoel de Jesus Maria foi convidado pelo governador da Província, Luís Diogo Lobo da Silva, para substituir pela catequese a violência com que os desbravadores daquela época queriam submeter os violentos índios coroados e coropós. Filho do português João Antunes e da negra africana Maria de Angola, o padre Manoel de Jesus Maria foi o único do cabido de Mariana que se ofereceu para pacificar os guerreiros coroados e coropós, nos imensos sertões dos rios Pomba e Muriaé. Enfurecidos com a matança e aprisionamento de índios de sua nação, os coroados e coropós resistiram tenazmente às expedições dos capitães Luís Borges Pinto e Inácio de Andrade, passando a atacar e destruir as fazendas e povoados que os brancos iam estabelecendo na região. Decidido a não contribuir para aumentar o clima de violência, o governador da Província, Luís Diogo Lobo da Silva, resolveu apelar ao cabido de Mariana para a catequese dos índios. Foi assim que entrou em cena o padre Manoel de Jesus Maria, por volta de 1767. Em poucos meses começou a pacificação, com tal êxito que ficou ele conhecido como o Apóstolo dos Índios, possibilitando o avanço da colonização em toda essa importante parte da Zona da Mata de Minas Gerais. Um dos povoados surgidos entre fazendas deu origem à atual cidade São João Nepomuceno, em cujo município surgiu, em 1893, uma capela filial da Matriz de São João Nepomuceno, com a denominação de Rochedo. O patrimônio desse povoado foi doação da firma Henrique Lima & Cia., com área de 75mil853 m². Em virtude de grave epidemia que grassou na cidade de São João Nepomuceno, Rochedo funcionou como sede do município de 26 de dezembro de 1895 a 20 de junho de 1896. Depois que o nome do arraial foi mudado por lei para Japaraíba, em 1943, e restabelecido como Rochedo de Minas em 1948, Lei nº 336, emancipou-se a 30 de dezembro de 1962, pela Lei nº 2.764. Só possui o distrito da sede e pertence à Comarca de São João Nepomuceno, de 2ª Entrância.


Dados gerais
Localização

Na Zona da Mata de Minas Gerais, região de influência de Juiz de Fora, Rochedo de Minas fica na parte montanhosa entre a Serra do Mar e a Mantiqueira.

Área

91 km²

Altitude

Máxima: 920 m (Serra do Café) Mínima: 353 m (Foz do Córrego Cruzeiro)

Temperatura

Média anual: 20,60°C Média máxima anual: 25,20°C Média mínima anual: 15,60 °C Índice médio pluviométrico anual: 1.200 mm

Relevo

Pode ser assim representado: plano, 20%; ondulado, 30%; montanhoso, 50%. Suas principais elevações são a Montanha do Pensamento e as Serras da Demanda, do Recreio e de São Bento.

Hidrografia

Está na Bacia do Rio Paraíba do Sul, através do seu grande formador, o Rio Pomba. Apresenta numerosos cursos dágua, como o Rio Bonsucesso, o Ribeirão Roça Grande e os córregos Rochedo, União, Santo Antônio, Provisório, Pensamento, Barra Dantas, Araras, Mirante e da Cachoeira.

Coordenadas Geográficas

A sede está a 320 m de altitude, nas coordenadas de 21º37'50 de Latitude Sul e 43º01"46 de Longitude Oeste.

População

2035 habitantes (Censo de 2007)

Transportes

Distância dos principais centros: Belo Horizonte: 293 km Rio de Janeiro: 215 km São Paulo: 510 km Brasília: 1.045 km Vitória: 475 km Juiz de Fora: 54 km

Mais detalhes sobre Rochedo de Minas

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado