Publicidade

 Georreferenciamento/Topografia por estado

 Georreferenciamento/Topografia por cidade

Georreferenciamento/Topografia

Georreferenciamento/Topografia na cidade de Uberlândia em Minas Gerais

Foram encontrados 0 anúncios de Georreferenciamento/Topografia na cidade de Uberlândia em Minas Gerais.

Clique no menu ao lado para consultar Georreferenciamento/Topografia em outra região.
Minas Gerais
X
Uberlândia
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Georreferenciamento/Topografia em Uberlândia/MG

Detalhes sobre a cidade de Uberlândia Origem

João Pereira da Rocha (1818) foi o primeiro, após o desbravamento da região pelos bandeirantes, a fixar-se por aqui, demarcando área próxima à Aldeia de Santana (atual Indianópolis). Ali ele instalou a sede da sesmaria que denominou por Fazenda São Francisco, dando origem ao nosso município. Demarcou ainda a fazenda Letreiro e a do Salto e deu o nome de ribeirão São Pedro a um curso d'água encontrado.

Fundação da cidade

A vinda de João Pereira atraiu muitas outras famílias, inclusive os Carrejos que, em 1835, adquiriram parte da fazenda São Francisco e de outras próximas, formando as sedes nas quais se instalaram aqueles irmãos: Olhos d'Água, Lage, Marimbondo e Tenda (a de Felisberto).

Felisberto Alves Carrijo que, em 1964, foi legalmente reconhecido como fundador da cidade, era professor com formação adquirida em colégios de missionários. Instalou em sua casa a primeira escola do município e, aos domingos, rezava o terço.

Primeira capela

A população elegeu Felisberto Alves Carrijo e Francisco Alves Pereira (filho de João Pereira) seus procuradores para as providências na construção de uma capela. Adquiriram a área entre o ribeirão São Pedro (atual Av. Governador Rondon Pacheco) e o córrego Cajubá (Av.Getúlio Vargas), pertencente à fazenda do Salto. Esta área foi paga com doações da população e constituiu o Patrimônio da Santa onde foi construída a capela de Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião, consolidando a formação do povoado.

Surge o nome Uberlândia

A capela era onde se encontra hoje, o prédio da Biblioteca Municipal e, ao seu redor, funcionou o primeiro cemitério local. Em suas proximidades, surgiram as primeiras casas do arraial de Nossa Senhora do Carmo e São Sebastião da Barra de São Pedro do Uberabinha, mais conhecida por São Pedro do Uberabinha que, em 1929, recebeu a denominação sugerida por João de Deus Faria: Uberlândia, que significa terra fértil.

Mais recentemente, alguns acreditam que o significado mais apropriado seria "Terra que mana leite" , pois "Uber" vem de úbere ou peito e "Lândia" significa "terra" , visto que por ser uma região de cerrado, jamais poderia ser considerada terra fértil naquela época.


Geografia
Clima

O clima de Uberlândia é semitropical, que se caracterizava pela alternância de invernos secos e verões chuvosos. A média anual da temperatura é de 23,1°C. Os meses de outubro a março são os mais quentes, tendo uma temperatura média de 24,3°C. Os meses mais frios são junho e julho, com uma média de 20,3°C. no verão, há grande instabilidade, sobretudo de origem frontal Frente Polar Atlântica e instabilidades de Noroeste, que provocam grandes chuvas, concentradas de outubro a março.

Os meses de dezembro a fevereiro são responsáveis por cerca de 50% da precipitação anual, que é de 1.622.4 mm.

Distância de algumas cidades do paísBelo Horizonte - 548 kmSão Paulo - 592 kmGoiânia - 336 kmBrasília - 415 kmRibeirão Preto - 280 kmUberaba - 100 kmCatalão - 108 kmItumbiara - 136 kmAraguari - 37 kmCampina Verde - 154 km Mais detalhes sobre Uberlândia

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado