Publicidade

 Serviços por estado


Serviços na cidade de Xanxerê em Santa Catarina

Foram encontrados 2 anúncios de Serviços na cidade de Xanxerê em Santa Catarina.

Clique no menu ao lado para consultar Serviços em outra região.
Santa Catarina
X
Xanxerê
X

Fabrica de raçao- orçamentos

A WMAQ Industrial desenvolve projetos para fábricas de rações completas ou apenas equipamentos, analisando-se a necessidade de cada cliente para que obtenha um melhor produto final...

Preço: R$ 0,00

Xanxerê/SC

Serviços de Licenciamento Ambiental

Realizamos elaboração e renovação de licenciamentos ambientais em geral, para todas as atividades licenciáveis, tais como loteamentos, chiqueirões, aviários, atividades agropecuári...

Preço: R$ 0,00

Xanxerê/SC
Anterior
Página 1 de 1
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Serviços em Xanxerê/SC

Detalhes sobre a cidade de Xanxerê

Xanxerê era habitada por índios guaranis e kaingangs até o início do Século XX, quando alguns fazendeiros estabeleceram-se na região, iniciando o ciclo da madeira e a criação de gado. Tempos depois, o deslocamento de imigrantes do Rio Grande do Sul trouxe descendentes de italianos e de alemães para a cidade, que pertenceu a uma área disputada por Brasil e Argentina.

História do Município de Xanxerê

Pelo decreto nº 2.502 de 16 de novembro de 1859, foram criadas duas colônias militares, a de Chapecó (Xapecó) e a de Chopim. Porém, a instalação destas colônias só ocorreu bem mais tarde. Foi designado o Capitão José Bernardino Bormann para tal tarefa, fundando a Colônia Militar de Chapecó em 1880 e efetivando sua instalação em 14 de março de 1882. José Bernardino Bormann foi diretor da Colônia Militar de Chapecó (também chamada colônia de Xanxerê) por dezessete anos, vindo a falecer mais tarde no Rio de Janeiro, já ocupando o posto de Marechal.

A colônia militar de Xanxerê foi extinta em 1890, tornando-se distrito do município de Palmas (atualmente pertencente ao Paraná, mas na época também pertencente a Santa Catarina), com a denominação de Distrito de Generozópolis.

Em 1916, houve a intervenção do presidente da república Dr. Wenceslau Brás, resolvendo a questão dos limites entre Santa Catarina e Paraná, juntamente com o General Felipe Schmidt, governador de Santa Catarina e o Coronel Cavalcanti, governador do Paraná.

Através da Lei Estadual nº 1.147, de 24 de agosto de 1917, Santa Catarina é dividida em novos municípios, entre os quais o de Chapecó. Foi nomeado o coronel Manoel dos Santos Marinho para exercer provisoriamente o cargo de superintendente municipal (o que hoje equivaleria ao cargo de prefeito).

Foram realizadas eleições em Passo Bormann, Xanxerê, São Domingos, Campo Erê e Barracão, todas pertencentes ao município de Chapecó, tendo sido eleito o próprio coronel Manoel dos Santos Marinho, que por sua vez nomeou através da Resolução nº 05 de 1 de Setembro de 1917 o Sr. José Julio Farrapo para atuar como intendente em Xanxerê.

Em 5 de novembro de 1919, pela Lei nº 1.260, o governador Hercílio Luz transfere a sede do município para o distrito de Xanxerê, e em 5 de dezembro de 1923 novamente efetua a mudança da sede municipal para a localidade de Passo Bormann. Em virtude de tal mudança, o distrito de Xanxerê passou a ser denominado Rui Barbosa, pertencendo à Comarca de Chapecó até fins de dezembro de 1929, quando teve novamente restabelecida sua denominação para Xanxerê, e através da Lei Estadual nº 1.645 de 3 de outubro de 1929, Xanxerê voltou a ser elevada à condição de sede do município de Chapecó.

Com a revolução de 1930, foi investido na função de governador do estado o General Ptolomeu de Assis Brasil, que por sua vez, designou para prefeito de Chapecó o cidadão Nicácio Portela Diniz, que novamente instaurou a sede do município na localidade de Passo Bormann. Com o falecimento do prefeito em fevereiro de 1931, assumiu o cargo João Candido Marinho, capitão da Força Pública do Estado, que sugeriu ao governador a transferência da sede para o povoado de Passo dos Indios, o que acabou acontecendo em maio de 1931.

Mais detalhes sobre Xanxerê

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado