Outros Tratores na cidade de Campo do Tenente no Paraná

Foram encontrados 0 anúncios de Outros Tratores na cidade de Campo do Tenente no Paraná.

Clique no menu ao lado para consultar Outros Tratores em outra região.
Paraná
X
Campo do Tenente
X
Anterior
Página 1 de 0
Proxima

Relação de preços de anúncios de vendedores de Outros Tratores em Campo do Tenente/PR

Detalhes sobre a cidade de Campo do Tenente

É termo de origem geográfica, que vem desde o século XVIII, constando em mapas cartográficos de grande importância histórica (Mapa Geográfico da América Meridicional de Olmidilla - 1775, e Mapa da Capitania de São Paulo - 1880). Segundo o IBGE, o termo "Tenente" deve-se a existência de um acampamento militar (em tempos de Guerra dos Farrapos), sob o comando de um tenente, ficando o local, desde então, conhecido pela denominação "Campo do Tenente".


História

Remontam ao ciclo do tropeirismo as origens históricas do povo tenenteano. Do tempo em que se transportava gado dos pampas gaúchos até a Capitania de São Paulo, através do histórico "Caminho Sorocaba-Viamão".

É fato que nesse caminho, única comunicação terrestre de São Paulo com a parte sul do país, permitiu que a longo de seu trajeto surgissem inúmeras povoações, mais tarde importantes cidades.

Comprova-se a antiguidade do lugar, pela citação de mapas datados a partir do século XVIII:

O Mapa da América Meridional, de Olmidilla, 1775, traça a estrada de São Paulo até a localidade de Pitanga, nas nascente do Rio Tibagi, daí em diante assinala as localidades por elas atingidas.—Romário Martins , (em português)História do Paraná, pg. 110

Segundo o historiador a reconstituição do itinerário incluiria entre tantas localidades, a de Campo do Tenente. Mais adiante, nesta ciranda secular, observamos que no ano de 1800, novamente Campo do Tenente é citado no Mapa da Capitania de São Paulo. Nesta época a região era um grande vazio demográfico, habitado quase que exclusivamente por povos indígenas.

Em 1816 João da Silva Machado investiu na tentativa de colonização da região e levou para Rio Negro cinquenta casais de açorianos, que não se fixaram, dispersando-se. Em 1829, chegaram à região da vizinha Rio Negro os primeiros imigrantes alemães. Estes fatores contribuiram decisivamente para o povoamento da imensa região, consequentemente ao povo tenenteano, que começava a se organizar. Registros históricos nos dão a data de 1847, como sendo o ano da povoação de Campo do Tenente.

Mais detalhes sobre Campo do Tenente

Consulte abaixo as categorias de produtos agrícolas divididas por estado