1/9/2019 13:36 Cerimônia de troca da Bandeira do Brasil abre semana da Pátria

A tradicional cerimônia de troca da Bandeira do Brasil que fica hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, neste domingo (1), marcou também a abertura da semana da Pátria. Este mês, sob responsabilidade da Marinha do Brasil, a nova bandeira foi hasteada ao som do Hino Nacional e com salva de 21 tiros de canhão. O descerramento da antiga também é precedido de um protocolo marcado pelo Hino à Bandeira.

Todo primeiro domingo do mês, ocorre a cerimônia de Troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes
Todo primeiro domingo do mês, ocorre a cerimônia de Troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes - Valter Campanato/Agência Brasil

Apesar do calor de mais de 30 graus celsius e do tempo seco, típicos da capital Federal nessa época do ano, cerca de 200 crianças de escolas públicas e privadas do Distrito Federal participaram da cerimônia cívica, também conhecida como “troca do bandeirão”. Além delas, turistas e pessoas vindas de outras cidades próximas prestigiaram o evento. Para a professora Rosângela Albuquerque, que foi com um grupo de 14 crianças e adolescentes da Igreja Luterana de Taguatinga – DF, a troca da bandeira foi uma oportunidade de mostrar às crianças os símbolos nacionais. “Acho muito importante para que elas aprendam a ter amor ao país que é delas, a valorizar a cidadania”, disse.

A aposentada Odete Saraiva, de 85 anos, que mora em Fortaleza (CE) também estava encantada com a troca da bandeira. “Eu sempre via pela televisão, tinha muita vontade de participar e achei emocionante. Nosso sentimento de amor à pátria estava muito esquecido espero que a gente resgate isso”, ressaltou.

Pavilhão Nacional

A bandeira hasteada no coração de Brasília tem 286 metros quadrados e fica a 100 metros do chão. Ela é presa por 24 hastes de metal que significam o diálogo e a convergência entre as unidades da Federação e os três poderes da República. Na base do mastro está escrita a frase: “Sob a guarda do povo brasileiro, nesta Praça dos Três Poderes, a Bandeira, sempre no alto, visão permanente da Pátria”. A cerimônia de troca mensal é organizada em sistema de rodízio entre as Forças Armadas e o governo do Distrito Federal, desde 1992. 

Todo primeiro domingo do mês, ocorre a cerimônia de Troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes
Todo primeiro domingo do mês, ocorre a cerimônia de Troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes - Valter Campanato/Agência Brasil

*Colaborou Cleide Amorim da Tv BrasilGov

Edição: Aline Leal
2F%2Fagenciabrasil.ebc.com.br%2Fgeral%2Fnoticia%2F2019-09%2Fcerimonia-de-troca-da-bandeira-do-brasil-abre-semana-da-patria" class="google-plus fa fa-google-plus social-share-google-plus click-share" title="Google Plus" target="_blank" data-width="400" data-height="300">   

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Fonte: Agência Brasil - http://agenciabrasil.ebc.com.br

MAIS NOTÍCIAS DE SEMANA

16/9/2019 19:38 Balança comercial registra déficit na segunda semana do mês


14/9/2019 10:19 Vendas aumentam 12% em quatro dias na Semana do Brasil


9/9/2019 8:33 Começa nesta semana pagamento de R$ 500 por conta do FGTS


8/9/2019 15:52 Senado terá semana de negociações para votar reforma da Previdência


8/9/2019 14:59 Zoológico de Brasília inicia atividades da Semana do Cerrado


6/9/2019 5:49 Para estimular economia, Semana do Brasil vai até dia 15


3/9/2019 17:54 Governo lança campanha para estimular consumo na Semana da Pátria


3/9/2019 14:05 Maia quer votar nesta semana projetos ambientais que tenham consenso


18/8/2019 17:22 Projeto sobre porte de armas pode ser votado esta semana na Câmara


14/8/2019 12:16 CCJ do Senado terá semana dedicada a debates sobre Previdência