Veja mais detalhes de Carneirinho
Município de Carneirinho
[[Ficheiro:|270px|none|center|]]
""
Brasão de Carneirinho
Bandeira de Carneirinho
Brasão Bandeira
Hino
Aniversário
Fundação 28 de abril de 1992
Gentílico carneirinhense
Lema {{{lema}}}
Prefeito(a) Dalva Maria de Queiroz Tiago
(2005 – 2008)
Localização
Localização de Carneirinho
Localização de Carneirinho em Minas Gerais
Localização de Carneirinho em Brasil
Carneirinho
Localização de Carneirinho no Brasil
19° 41' 52" S 50° 41' 16" O19° 41' 52" S 50° 41' 16" O
Unidade federativa  Minas Gerais
Mesorregião Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba IBGE/2008[1]
Microrregião Frutal IBGE/2008[1]
Região metropolitana
Municípios limítrofes Itajá (GO), Limeira do Oeste, Iturama, Populina (SP), Mesópolis (SP), Santa Albertina (SP), Santa Rita d'Oeste (SP), Santa Clara d'Oeste (SP), Aparecida do Taboado e Paranaíba (MS)
Distância até a capital 823 km
Características geográficas
Área 2.060,720 km²
População 9.129 hab. est. IBGE/2008[2]
Densidade 4,0 hab./km²
Altitude m
Clima Não disponível
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,763 médio PNUD/2000[3]
PIB R$ 95.862 mil IBGE/2005[4]
PIB per capita R$ 11.482,00 IBGE/2005[4]

Carneirinho é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Frutal. Sua população estimada em 2008 pelo IBGE era de 9.129 habitantes[2] com área de 2.061 km², densidade demográfica, de 4,10 hab/km² e está situado a 470m de altitude em relação ao nível do mar, sendo que o relevo tem topografia caracterizada por superfícies planas ligeiramente onduladas, típicas da região do Planalto Central do Brasil. A temperatura média anual é de 30°C. A precipitação pluvial média dos últimos 10 anos é de 1.450 mm com 120 dias de chuvas concentradas.

Situado na confluência dos rios Grande e Paranaíba, no extremo oeste do Estado, o município tem limites com Itajá (GO) a norte, Limeira do Oeste (MG) a nordeste, Iturama (MG) a leste, Populina, Mesópolis e Santa Albertina a sudeste, Santa Rita d'Oeste e Santa Clara d'Oeste (estas cinco em São Paulo) a sul e Aparecida do Taboado e Paranaíba (no Mato Grosso do Sul) a oeste.

O município de Carneirinho é composto por:

  • Distritos: São Sebastião do Pontal, Estrela da Barra e Fátima do Pontal.
  • Vilas: Aparecida do Paranaíba "Barbosa" e Gracilândia "Pereira"

Índice

História

O povoado de Carneirinhos foi fundado em 15 de novembro de 1954, pela família Carneiro, daí a origem do nome do atual município. A história tem início na Fazenda Bom Sucesso, nas nascentes do córrego da Mutuca. No dia 12 de outubro de 1882, nascia Juvenal José de Queiroz, filho de José Rodrigues de Queiroz e de dona Rita Carneiro de Queiroz.

Juvenal José de Queiroz casou-se com Ana Maria de Lima, filha de José Alves de Lima e Rufina Perpétua de Toledo. Tiveram onze filhos, os quais foram apelidados de os "Carneirinhos" devido ao sobrenome da avó paterna Rita Carneiro.

Em 1941, às margens do córrego da Mutuca, abriu-se um armazém e em torno dele foram se agrupando algumas casas, sendo que a primeira capela foi construída em 1952, consagrada à Nossa Senhora Aparecida, cuja primeira missa foi celebrada neste mesmo ano pelo Cônego Osório, então vigário da Paróquia de Campina Verde.

Em 1952, foi doado pelo senhor Marcondes Alves de Queiroz um terreno para construção da escola. Com a necessidade de estudar seus filhos, muitas famílias foram construindo suas casas ao redor da escola, dando origem ao povoado, aumentando a população.

Em 1954 Marcondes Alves de Queiroz faz a doação de um terreno para a formação do futuro povoado, denominado de "Carneirinhos", em homenagem aos irmãos fundadores. O povoado foi fundado em 15 de Novembro de 1954.

Em 30 de dezembro de 1962, depois do esforço de vários líderes políticos, finalmente é instalado o distrito de Carneirinhos.

Em 28 de abril de 1992, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, através da Lei nº 10.704, é oficialmente criado o Município de Carneirinho pelo governador de Minas Gerais, Hélio Garcia. Foi nomeado pelo governador como intendente do município o senhor Cássio Rosa de Assunção.

Em 1º de janeiro de 1993 toma posse o primeiro prefeito eleito do município, senhor João Tiago de Queiroz, para um mandato de quatro anos.

Em 1º de janeiro de 1997 é empossado o segundo prefeito eleito do município, Cássio Rosa de Assunção, também para um mandato de quatro anos.

Em 1º de janeiro de 2001 toma posse o terceiro prefeito eleito do município, João Tiago de Queiroz, que permanece no cargo até dezembro de 2004.

Em 1º de janeiro de 2005 assume o cargo de prefeito Cássio Rosa de Assunção, sendo o quarto a assumir o município desde sua emancipação.

Em 1º de janeiro de 2009 assume a primeira mulher como prefeita do município de Carneirinho, a Srª Dalva Maria de Queiroz Tiago e como vice-prefeito o Sr. Osvaldo Alves de Matos "Buk".

Cultura

O Município de Carneirinho também é reconhecido na regiãopor suas festividades, sendo as mais tradicionais: a Expocar, o Carnaval de rua, entre outros.

Curiosidades

  • É o único município de Minas Gerais que faz divisa com o Mato Grosso do Sul.
  • É o município brasileiro onde nasce o Rio Paraná, do encontro do Rio Paranaíba com o Rio Grande (Minas Gerais), nas coordenadas georgráficas 20° 4'11.02"S e 50°59'57.60"O.


Quem nasce em Carneirinho é carneirinhense


Fonte: Wikipedia

Produtos Rurais à venda em Carneirinho

Aeronaves Colheitadeiras/Colhedoras Fazendas/Imóveis Rurais Medicamentos Sementes
Alimentos em Geral CPT Fertilizantes Agrícolas Mudas/Ramas Serviços
Alimentos para Nutrição Animal Defensivos Agrícolas Implementos Ônibus Shopping MF Rural
Animais Diversos Instalações Rurais Peças/Aditivos/Acessórios Tratores Agrícolas
Caminhões Embalagens Máquinas Pesadas Pneus Utensílios Agropecuários
Carrocerias/Furgões Exportação/Importação Máquinas/Equipamentos Procuro/Compro/Troco Veículos