☰ Ir para as Categorias
Produto Excluído

Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo

(Cód. 231125)
Visitas: 397
R$ 398,00

/Curso

Compre com segurança pelo MF PAGO

Curso Inseminação Artificial em Bovinos - Convencional e em Tempo Fixo



Sinopse:

Entende-se por insenimação artificial o ato de deposição do sêmen no útero da fêmea, por meio de materiais apropriados, em vez de ocorrer a cópula com um touro, com a finalidade de concepção. Apesar da evolução observada na utilização da inseminação artificial nos últimos dez anos, o Brasil insemina apenas cerca de 7% de suas vacas, número que demonstra o grande potencial de crescimento dessa técnica no cenário nacional. Neste curso você aprenderá sobre os seguintes assuntos: - Infraestrutura e equipamentos - Fisiologia reprodutiva dos bovinos - Técnica de inseminação artificial - Inseminação Artificial em Tempo Fixo - IATF - Protocolos de IATF para vacas de corte e de leite - Estratégias de IATF na estação de monta - Aumentando os lucros com a IATF.


Programa:

- Introdução - Definição de inseminação artificial - Situação atual da inseminação artificial no Brasil - Objetivos e vantagens da inseminação artificial - Infraestrutura e equipamentos - Cuidados gerais com manejo, sanidade e nutrição - Instalações necessárias - Curral de manejo - Seringa - Tronco de contenção - Sala de apoio - Material de inseminação - Tipos de embalagem de sêmen - Botijão de nitrogênio - Fisiologia reprodutiva dos bovinos - Anatomia do aparelho reprodutor masculino - Anatomia do aparelho reprodutor feminino - Ciclo estral em fêmeas bovinas - Fases do ciclo estral - Inseminação artificial - Aquisição e armazenamento do sêmen - Processamento do sêmen na central de inseminação - Identificação da vaca no cio - Momento ideal para inseminação - Sequência da inseminação artificial - Fatores que interferem negativamente no programas de inseminação - Inseminação artificial X estação de monta - Diagnóstico de gestação - Inseminação Artificial em Tempo Fixo - IATF - Por que utilizar a IATF - Vantagens da IATF - Fisiologia ovariana - Detalhes do ciclo estral - A ação dos hormônios - Ovulação - Controle hormonal da atividade ovariana para a IATF - Hormônios utilizados nos protocolos - Exemplo de protocolo - Aplicação dos hormônios para execução dos protocolos IATF - Glossário - Protocolos de IATF para vacas de corte e de leite - Aplicação de protocolos de IATF na pecuária de leite - Exemplos de protocolos para a pecuária de corte - Estratégias de IATF na estação de monta - Vantagens oferecidas pelo adoção da estação de monta - Fundamentos para a adoção da estação de monta em uma propriedade rural - Estação de monta e melhoramento genético - Seleção - Cuidados especiais - Uso da monta natural - Estratégias de IATF - Estratégias para inseminação de vacas de corte paridas - Escore corporal dos animais - Aumentando os lucros com a IATF - Cuidados para a implantação de um programa bem sucedido de IATF - Conclusão


Formato:

O Curso a Distância do CPT é constituído de um completo Livro Interativo e Filmes, em DVD. Este formato pedagógico permite que o aluno conheça tanto a teoria, através da leitura do livro e realização de exercícios, quanto a prática, por meio dos filmes com depoimentos dos professores e demonstração das técnicas.


Certicado:

Ao fazer um Curso a Distância do CPT, o aluno será submetido a uma avaliação e, sendo aprovado neste curso, receberá um certificado emitido pela UOV - Universidade Online de Viçosa. A UOV é uma Instituição Certificadora Oficial, Mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Nossos certificados são registrados, contendo em sua frente o nome da Instituição Certificadora e o do CPT - Centro de Produções Técnicas, o nome do aluno, o título do curso, a carga horária de 40 horas, a data da emissão do certificado e as assinaturas do responsável pelo Setor de Avaliação e do Diretor do CPT. Em seu verso, é descrito o Programa do Curso, com impressão do carimbo oficial da Instituição Certificadora, o número do Registro e assinatura do responsável pelo Registro. O Registro do Certificado fica oficializado e o Setor é responsável por prestar informações a qualquer pessoa, empresa ou instituição sobre a veracidade do documento. O certificado é impresso em papel especial e é enviado em envelope com proteção adequada, para que não seja danificado ou amassado. Veja um exemplo ilustrativo do Certificado de Conclusão de Curso.Este Curso foi elaborado para ser estudado em 40 horas e possui uma avaliação constituída de 20 questões elaboradas, criteriosamente, abordando todo o conteúdo do Curso. Para ser aprovado, o aluno deverá obter um desempenho igual ou superior a 70% (setenta por cento) no resultado final. Abaixo desta média, o aluno poderá solicitar ao Setor de Avaliação e Certificação, nova oportunidade, recebendo novo “Cartão-Respostas”. Por exigência oficial, o seu “Cartão-Respostas” original deverá ser enviado para o Setor de Avaliação e Certificação, onde ficará armazenado por, no mínimo, 10 anos.O aluno que não realizar a prova não receberá o certificado.


Duração:

90 min


Coordenação:

Professor Luis Fonseca Matos, Médico Veterinário e Doutor em Produção Animal, coordenador dos cursos de biotecnologia em reprodução bovina do CPT Cursos Presenciais e professor de Biotecnologia da Reprodução do curso de medicina veterinária da Univiçosa.


Você e mais 397 pessoas visitaram esse produto.

Publicidade