Produto Excluído

Curso Processamento de Mandioca - Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa

(Cód. 231274)
Visitas: 517
R$ 338,00

/Curso

Compre com segurança pelo MF PAGO

Curso Processamento de Mandioca - Polvilho Azedo, Fécula, Farinha e Raspa



Sinopse:

A mandioca é uma raiz comestível de grande importância na culinária brasileira. É um alimento comum e indispensável para a nossa cultura desde os primórdios. Com este curso, elaborado pelo Centro de Produções Técnicas, você aprenderá como produzir alguns dos principais derivados da mandioca. polvilho azedo, fécula, farinha e raspa. Programa do Curso:: mercado para produtos de mandioca; cultivo da mandioca; variedades, preparo e armazenamento das mudas, plantio e condução da lavoura; colheita e transporte; instalações e equipamentos; como produzir farinha tipo Paulista; como produzir polvilho azedo; como produzir fécula; controle higiênico-sanitário; embalagem e armazenamento; comercialização e controle de qualidade.


Programa:

- Sistema de produção de mandioca - Exigências climáticas e época de plantio - Mudas - Preparo do solo - Adubação - Plantio - Tratos culturais - Colheita - Mandioca como matéria-prima industrial - Provisionamento da indústria - Preparação das raízes para a industrialização - Produção de farinha - Fabricação em pequena escala ou fabricação caseira - Produção industrial - Capacidade de produção - Fécula - Processos de obtenção - Processo rudimentar - Produção industrial de fécula - Indústrias de pequena e média capacidade - Instalações de grande capacidade - Limites físicos, químicos e microbiológicos para a fécula de mandioca - Água nas fecularias - Equipamentos para produção de fécula - Comparação entre instalações de média e grande capacidade - Polvilho azedo - Fermentação - Uso do amido - Raspas - Lavagem e descascamento - Obtenção das raspas - Secagem - Acondicionamento e conservação - Rendimento industrial - Composição química das raspas - Farinha de raspas - Rendimento industrial - Composição química da farinha de raspas - Farelo - Outros produtos - Processamento de mandioca para uso culinário - Colheita e transporte - Mandioca //in natura// - Processamento - Mandioca minimamente processada - Processamento de mandioca pré-cozida congelada (//french fries//) - Processamento de mandioca frita (chips) - Higiene - Matéria-prima - Pessoal - Instalações e equipamentos - Higienização - Resíduos e subprodutos - Manipueira - Água de extração da fécula de mandioca - Bagaço (casca, fibra) e farelo (crueira) - Massa, farelo ou bagaço - Tratamento dos resíduos - Cálculo do custo de produção - Custos fixos - Custos variáveis - Mercado - Farinha de mandioca - Fécula - Polvilho azedo


Formato:

O Curso a Distância do CPT é constituído de um completo Livro Interativo e Filmes, em DVD. Este formato pedagógico permite que o aluno conheça tanto a teoria, através da leitura do livro e realização de exercícios, quanto a prática, por meio dos filmes com depoimentos dos professores e demonstração das técnicas.


Certicado:

Ao fazer um Curso a Distância do CPT, o aluno será submetido a uma avaliação e, sendo aprovado neste curso, receberá um certificado emitido pela UOV - Universidade Online de Viçosa. A UOV é uma Instituição Certificadora Oficial, Mantenedora da ABED - Associação Brasileira de Educação a Distância. Nossos certificados são registrados, contendo em sua frente o nome da Instituição Certificadora e o do CPT - Centro de Produções Técnicas, o nome do aluno, o título do curso, a carga horária de 40 horas, a data da emissão do certificado e as assinaturas do responsável pelo Setor de Avaliação e do Diretor do CPT. Em seu verso, é descrito o Programa do Curso, com impressão do carimbo oficial da Instituição Certificadora, o número do Registro e assinatura do responsável pelo Registro. O Registro do Certificado fica oficializado e o Setor é responsável por prestar informações a qualquer pessoa, empresa ou instituição sobre a veracidade do documento. O certificado é impresso em papel especial e é enviado em envelope com proteção adequada, para que não seja danificado ou amassado. Veja um exemplo ilustrativo do Certificado de Conclusão de Curso.Este Curso foi elaborado para ser estudado em 40 horas e possui uma avaliação constituída de 20 questões elaboradas, criteriosamente, abordando todo o conteúdo do Curso. Para ser aprovado, o aluno deverá obter um desempenho igual ou superior a 70% (setenta por cento) no resultado final. Abaixo desta média, o aluno poderá solicitar ao Setor de Avaliação e Certificação, nova oportunidade, recebendo novo “Cartão-Respostas”. Por exigência oficial, o seu “Cartão-Respostas” original deverá ser enviado para o Setor de Avaliação e Certificação, onde ficará armazenado por, no mínimo, 10 anos.O aluno que não realizar a prova não receberá o certificado.


Duração:

62 min


Coordenação:

Doutora Marney Pascoli Cereda, professora titular da UNESP-Botucatu e pesquisadora do CERAT - Centro de Raízes e Amidos Tropicais.


Você e mais 517 pessoas visitaram esse produto.

Publicidade