Login no MFRural

BRIZANTHA PIATÃ - VC 50 - SACARIA 20KG - Brachiaria brizantha

(Cód. 306895)
Visitas: 139
Acesso para entrar em contato com o vendedor
R$ 7,60

/Kilo

Compre com segurança pelo MF PAGO

Plante qualidade e colha os melhores resultados.



1. CaracterísticasFamília: Gramíneas
Espécie: Brachiaria brizanthaCultivar: BRS PiatãCiclo vegetativo: PereneConsorciação: Todas as leguminosasHábito de crescimento: touceiraTempo de formação: 80 diasAltura do corte (pastejo): 25 cmMatéria Seca: 12 t/ha/anoProteína bruta na MS: 10 % da MSAceitabilidade: boaExigência em fertilidade do solo: média

2. História sobre BRS PiatãBRS Piatã é uma Brachiaria brizantha que foi lançada pela Embrapa e por seus parceiros em 2006.Foi desenvolvida a partir de uma planta que faz parte da coleção de forrageiras da Embrapa e que, originalmente, foi coletada pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), entre 1984 e 1985 na África. 

3. Qual é o Origem do nome Piatã?O nome Piatã é de origem tupi-guarani e significa fortaleza e a cultivar recebeu esse nome devido às características de robustez e produtividade. 

4.Qual solo que é adaptado?É adaptada a solos de média e boa fertilidade das zonas tropicais brasileiras onde, tradicionalmente, outras cultivares de Brachiaria brizantha, como os capins marandu e xaraés, são largamente usadas. 

5.Qual é a Características do BRS Piatã
As qualidades forrageiras da cultivar foram comprovadas por avaliações realizadas em diversas regiões pecuárias do Brasil Central, mostrando que apresenta comportamento e produtividade semelhantes às duas cultivares mencionadas, porém com características diferenciadas em diversos aspectos, o que a torna uma importante alternativa para a diversificação de pastagens.Sua floração é mais precoce, nos meses de janeiro e fevereiro, permitido a recuperação das plantas e a produção de forragem de boa qualidade no final do período das chuvas.Seus colmos são mais finos e facilmente aproveitados pelo animal, o que favorece o consumo da forragem disponível ou reservada (diferimento) para a seca.Tem mais resistência às cigarrinhas típicas de pastagens que o capim-xaraés, ainda que, como as demais brizantas, sofra danos com a cigarrinha-da-cana, cujo gênero é muito comum na região Norte do Brasil.Não é tão sensível a solos com má drenagem quanto o capim-marandu.Consorcia-se muito bem com o estilosantes Campo Grande.É uma boa alternativa para integração lavoura-pecuária por ter seu crescimento inicial mais lento que os capins xaraés e marandu e por suas características favoráveis de manejo, arquitetura de planta e acúmulo de forragem no período seco. 

6. Resistencia a pragas e doenças É moderadamente resistente às cigarrinhas típicas de pastagens (Notozulia entreriana e Deois flavopicta), desfavorecendo a infestação e a sobrevivência das ninfas.?Quanto aos níveis populacionais em condições de campo, constataram-se, nessa cultivar, baixa infestação e danos moderados ao ataque da forma adulta.Assim como acontece com outras brizantas, não é resistente à cigarrinha-da-cana (Mahanarva fimbriolata), muito comum na região Norte do Brasil.O capim-piatã mostrou-se tolerante a fungos foliares e de raiz, sendo menos sensível ao encharcamento do solo que o capim-marandu. Por outro lado, é moderadamente resistente à ferrugem causada por Puccinia levis var. panici-sanguinalis e apresenta suscetibilidade ao carvão das sementes, uma doença fúngica causada por Ustilago operta.?A ocorrência dessa última doença está diretamente relacionada às condições de alta umidade relativa e muita chuva durante o florescimento. Como se trata de doença das sementes,não interfere com o uso da cultivar em pastejo.

7. Florescimento e produção de sementes Floresce cedo, nos meses de janeiro e fevereiro, e sua inflorescência apresenta até doze ramificações, o que diferencia essa cultivar das demais.?Produz de 150 a 450 kg de sementes puras por hectare ao ano, e cada grama contém aproximadamente 120 sementes. São, portanto, equivalentes em tamanho às do capim-marandu e menores que as do capim-xaraés. Quando colhidas do chão, por varredura, praticamente não apresentam dormência.

8.Calagem e adubação A cultivar BRS Piatã é de mediana exigência quanto à fertilidade do solo, sendo equivalente à cultivar Marandu quanto a esse aspecto e menos exigente que a cultivar Xaraés. Não é, portanto, indicada para solos de baixa fertilidade, mas adapta-se bem a solos arenosos de boa fertilidade.A quantidade de corretivos e de fertilizantes deve sempre basear-se na análise química do solo.?Sugere-se a aplicação de calcário suficiente para elevar a saturação por bases do solo ao mínimo de 40%. A cultivar Piatã responde melhor ao fósforo que as outras cultivares de B. brizantha. Sugere-se que sejam incluídos, na fórmula de adubação de plantio ou em aplicação isolada, 30 kg de enxofre por hectare.?Aplicar, também, de 50 a 75 kg/ha de nitrogênio, 30 a 45 dias após o nascimento das plantas ou, preferencialmente, após um leve pastejo de uniformização.?É recomendável a aplicação de 40 a 50 kg por hectare de uma fórmula de  FTE que contenha zinco, cobre e molibdênio, no plantio e repeti-la a cada três a quatro anos.Assim como ocorre com todas as pastagens cultivadas, é indispensável que se faça a reposição de nutrientes retirados pelo pastejo e exportados para fora do sistema na forma de produção animal.?A adubação de manutenção deve ser observada no sentido de se evitar a degradação da pastagem e queda da produtividade. O primeiro cuidado deve ser para que os teores de nutrientes no solo, principalmente de P e K, não caiam abaixo de 80% dos valores recomendados para o estabelecimento, na camada de 0 a 20 cm de profundidade. Quando isso acontecer, devem-se utilizar fórmulas que elevem os teores para esse patamar.Independente desse critério, também devem-se observar os níveis de produção animal obtidos na área e repor os nutrientes de forma a manter a sustentabilidade da produção.

9.Produção de forragem e qualidade O capim-piatã, assim como o capim-marandu, promove ganhos de peso diário, por animal, superiores aos do capim-xaraés, nas águas. Já as taxas de lotação nos capins piatã e marandu são menores que no capim-xaraés nos dois períodos (seco e águas), por causa da maior produção de forragem desse último. Como consequência, os ganhos de peso por hectare são maiores no capim-xaraés. Essas diferenças podem e devem ser aproveitadas para atender diferentes categorias animais em um sistema vantajoso de diversificação de pastagens.

Você e mais 139 pessoas visitaram esse produto.

Por favor aguarde...

{{ result.mensagem }}

Recuperando cidades... Selecione um estado

Atenção

O MF RURAL preza pela transparência e qualidade nos serviços que presta, por este motivo orientamos anunciantes vendedores e interessados em compras na melhor prática de negociação. No caso do preenchimento do formulário citamos os principais pontos que se deve ter atenção.

  1. Colocar os dados corretos para que o anunciante vendedor possa retornar o contato.
  2. Verificar se a pessoa que está negociando com você, pertence realmente à empresa que diz pertencer. Procure os dados completos da empresa na internet.
  3. Jamais deposite em conta de pessoa física quando tratar com empresa.
  4. Evite golpes e caso desconfie de algo, entre em contato conosco.

O MF Rural não se responsabiliza pela negociação e venda deste produto que é de responsabilidade exclusiva do anunciante.

O MF Rural não realiza intermediação das vendas e compras, trocas ou qualquer tipo de transação feita pelos usuários deste Site, tratando-se de serviço exclusivamente de disponibilização de mídia para divulgação.

A transação é feita diretamente entre as partes interessadas.

Cabe ao consumidor assegurar-se de que o negócio é idôneo antes de realizar qualquer transação.

Perguntas

Pergunta:
22/03/2019 12:02:05
qual o v/c dessa semente é safra 2018 quanto fica o frete para minha cidade , eu preciso de 18o kg

Publicidade

Esta página contém anúncios de BRIZANTHA PIATÃ - VC 50 - SACARIA 20KG - Brachiaria brizantha.


O MF Rural é um site de anúncios de compra e venda de produtos agrícolas para todo Brasil, com relação de ofertas de insumos ou produtos agropecuários de interesse do produtor rural.


Podem ser encontrados(as) produtos rurais usados ou novos com preços, fotos, vídeos, disponibilidade, cidade, estado de localização, quantidade e outros.


O sistema do site é diferente de sistemas de classificados onde os produtos simplesmente são apresentados com alguns dados e os interessados em comprar ou vender entram em contato para realizar negócio.


No MF Rural o sistema é de Mercado Físico, logo, todos os anúncios devem estar com valor de venda e caso um comprador queira negociar a mercadoria, através de nosso portal, ele consegue os dados como nome, telefone, cidade e e-mail do vendedor anunciante.


Assim o interessado comprador decide como irá fechar negócio, se vai pagar preço à vista, à prazo, em parcelas, financiado, como vai ser o transporte ou frete, quem vai pagar o valor do frete, se vai levar em transporte próprio, enfim, todos os detalhes de uma negociação normal com revenda, loja ou particular.


Os produtos são separados por categorias, mas também por marca, tamanho, modelo, localização, preço, região, novos ou usados, etc. Criamos também páginas onde as ofertas ficam separadas por estado, ou município do Brasil. Veja em BRIZANTHA PIATÃ - VC 50 - SACARIA 20KG - Brachiaria brizantha


Muitas pessoas usam o site para pesquisar preços de BRIZANTHA PIATÃ - VC 50 - SACARIA 20KG - Brachiaria brizantha e conseguir fazer melhores negócios, adquirindo produtos mais baratos ao alcance de um clique.


Essas pessoas procuram normalmente na internet pelos sites de busca onde encontrar, onde achar ofertas de algum produto agrícola, e fatalmente acabam caindo no site MF Rural, onde tem um grande número de anúncios rurais bem diversificados.


Muitas vezes encontram e conseguem adquirir produtos de qualidade, barato e com bom preço e condições que normalmente não encontrariam no comércio ou mercado livre local.


Portanto caso você pense algum dia, "quero vender" ou "quero comprar" produtos rurais ou agropecuários, acesse sempre o site MF Rural, onde a comercialização ocorre entre os próprios negociantes e onde você pode encontrar muitas informações a respeito de mercado de BRIZANTHA PIATÃ - VC 50 - SACARIA 20KG - Brachiaria brizantha, assim como algumas notícias ou informativos sobre agricultura ou pecuária no Brasil.


Com pouco trabalho você coloca toda sua produção à disposição de produtores rurais ou pessoas do Agronegócio de todo Brasil.


Na lavoura, no campo, na roça, na fazenda, no sítio, na chácara ou até mesmo em meio à sua plantação ou pastagem você consegue hoje acessar todas as ofertas rurais que estão anunciadas, através de um celular ou tablet conectado à internet. Isso é cada vez mais tendência e colocamos tudo isso disponível em seu próprio bolso.


Também poderá encontrar Leilões de gado on-line de gado, cavalos, ovinos, caprinos, jumentos, e também Leilão de trator, máquinas e implementos agrícolas.


No MF Rural é muito fácil Comprar e Vender.