SEMENTES PINHEIRO COREANO (PINUS KORAIENSIS) NOZES COMESTÍVEIS E MADEIREIRA DE EXCELENTE QUALIDADE

Descrição

AS NOZES RICAS EM ÔMEGA 3 SÃO DELICIOSAS E GERALMENTE DEGUSTADAS IN NATURA OU ASSADAS. NA CORÉIA, ATÉ MESMO O PÓLEN É RECOLHIDO PARA FAZER BISCOITOS E DOCES. A PRODUÇÃO INICIA MAIS CEDO, COMUMENTE QUANDO A ÁRVORE ATINGE 1,50 A 1,80 METRO DE ALTURA.

VOCÊ RECEBE:

4 SEMENTES FRESCAS DE PINUS KORAIENSIS (PINHEIRO COREANO) + FRETE (FAVOR CONSULTAR)


NOMENCLATURA BOTÂNICA: PINUS KORAIENSIS

NOME COMUM: PINHEIRO COREANO, PINHO COREANO, PINNOTHIN, PINHOLE

FAMILIA: PINACEAE

ORIGEM: ÁSIA ORIENTAL

ALTURA: ENTRE 20 - 50 METROS

LUMINOSIDADE: PLENO SOL, SOMBREAMENTO PARCIAL

CLIMA: VER DESCRIÇÃO


PINUS KORAIENSIS É UMA ESPÉCIE MUITO DIFUNDIDA, CUJAS SUBPOPULAÇÕES ESTÃO EM DECLINIO NAS PRINCIPAIS ÁREAS DE SEU ALCANCE, FAZENDO PARTE ATUALMENTE DA LISTA VERMELHA IUCN DE ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO.


A ESPÉCIE É NATIVA DA CHINA, JAPÃO, CORÉIA E FEDERAÇÃO RUSSA, CRESCENDO EM ALTITUDES QUE PODEM VARIAR DE 200 A 2500 METROS ACIMA DO NIVEL DO MAR; EM EXTREMOS DE TEMPERATURAS QUE PODEM VARIAR DE (+ 37º C) A (- 40º C) DENTRO DE SEU ALCANCE NATURAL. PINUS KORAIENSIS CRESCE EM LUGARES SECOS, ENTRE ÁRVORES DECIDUAS DE FOLHAS LARGAS, COMO CARVALHOS, CHOUPOS E VIDOEIROS, MAS NA COSTA RUSSA DO MAR DO JAPÃO É CODOMINANTE COM ABIES HOLOPHYLLA, FORMANDO BOSQUES DE CONÍFERAS EM UMA FLORESTA MAIS DIVERSSIFICADA. NO JAPÃO TAMBÉM OCORRE JUNTO COM OUTROS PINHEIROS. NA CORÉIA E NE DA CHINA (MANCHURIA) ESTE PINHEIRO TEM SIDO FORTEMENTE EXPLORADO.


A EXPLORAÇÃO MADEIREIRA LEGAL E ILEGAL ESTÁ REDUZINDO SUA ÁREA DE OCUPAÇÃO, ESTIMADO-SE UMA REDUÇÃO EM ATÉ 50% NAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS (CITES 2010). NO NORDESTE DA CHINA E NO NORTE DA CORÉIA, A SOBRE-EXPLORAÇÃO DA SEMENTE COMESTÍVEL (UMA VALIOSA FONTE DE RENDIMENTOS LOCAIS) LEVOU A UMA DEGRADAÇÃO DA FLORESTA.


AS NOZES RICAS EM ÔMEGA 3 SÃO DELICIOSAS E GERALMENTE DEGUSTADAS IN NATURA OU ASSADAS. NA CORÉIA, ATÉ MESMO O PÓLEN É RECOLHIDO PARA FAZER BISCOITOS E DOCES. A PRODUÇÃO INICIA MAIS CEDO, COMUMENTE QUANDO A ÁRVORE ATINGE 1,50 A 1,80 METRO DE ALTURA.


O PINHEIRO COREANO É UMA ÁRVORE DE MADEIRA ALTAMENTE IMPORTANTE, SUA MADEIRA É DE EXCELENTE QUALIDADE, LEVE E MACIA, É FÁCIL DE TRABALHAR TANTO PARA MOAGEM COMO CARPINTARIA. É BASTANTE RESISTENTE À DECOMPOSIÇÃO E, PORTANTO, ENCONTRA USOS COMO POSTES, TRAVESSAS FERROVIÁRIAS, PONTES DE MADEIRA E CONSTRUÇÃO DE BARCOS. NA CONSTRUÇÃO, FORNECE VIGAS DE CONSTRUÇÃO, BEM COMO PISOS, CONTRA-PLACADOS E FOLHEADOS. OS USOS MAIS ESPECIALIZADOS SÃO MÓVEIS, EQUIPAMENTOS ESPORTIVOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS. A RESINA É EXTRAIDA DA POLPA DA MADEIRA PARA PRODUZIR DIVERSOS PRODUTOS, AS SEMENTES SÃO RICAS EM ÓLEOS COM ALTO VALOR NUTRITIVO E MUITO USADO NA INDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS. AS SEMENTES TAMBÉM PODEM SER CONSUMIDAS NA TOTALIDADE E ATUALMENTE, A MAIOR PARTE DA PRODUÇÃO É EXPORTADA PARA EUROPA E EUA.


EM NOVEMBRO DE 2010, O GOVERNO RUSSO ANUNCIOU A PROIBIÇÃO DA EXPLORAÇÃO MADEREIRA DE PINUS KORAIENSIS EM SEUS TERRITÓRIOS, A FIM DE AUXILIAR A CONSERVAÇÃO DO TIGRE (PANTHERA TIGRIS ALFAICA), DOS QUAIS AS FLORESTAS DE PINHEIROS SÃO O HABITAT PRINCIPAL.


EM CONDIÇÕES ÁSPERAS COMO DA REGIÃO SIBERIANA, PODEM VIVER POR MAIS DE 300 - 500 ANOS, MAS EM CONDIÇÕES MAIS ADEQUADAS, PODEM ULTRAPASSAR 1.000 ANOS.


ESPÉCIE ADEQUADA PARA SOLOS LEVES (ARENOSOS) OU ARENO-ARGILOSOS, BEM DRENADOS, PODENDO CRESCER SATISFATORIAMENTE EM SOLOS NUTRICIONALMENTE POBRES.


AS SEMENTES PODEM SER CONSUMIDAS CRUAS, TOSTADA OU COZIDAS. UM AROMATIZANTE DE BAUNILHA É OBTIDO COMO UM SUBPRODUTO DE OUTRAS RESINAS QUE SÃO LIBERADAS PELA MADEIRA.


PINNOTHIN, COMO TAMBÉM É COMUMENTE CONHECIDO, VEM A SER UM NUTRACÊUTICO DESENVOLVIDO POR UMA EMPRESA HOLANDESA A PARTIR DO ÓLEO DO PINHEIRO COREANO E COMERCIALIZADO COMO COADJUVANTE EM REGIMES ALIMENTARES, PROPORCIONANDO PERDA DE APETITE E SACIEDADE.


PINUS KORAIENSIS POSSUI DIVERSOS COMPOSTOS ATIVOS, SENDO RELATADO A SUA UTILIZAÇÃO EM UMA INFINIDADE DE TERAPIAS MEDICINAIS.


UM EXEMPLAR MAGNIFICO, QUE ATUALMENTE VEM SENDO EXPLORADO EM JARDINS EUROPEUS.

Visualizações: 105 (Cód. 439503)

Produtos Relacionados