SEMENTES DE PINUS NIGRA SSP LARICIO - PINHEIRO NEGRO DA CÓRSEGA, MADEIRA DE QUALIDADE EXCEPCIONAL

Descrição

A GRANDE QUANTIDADE DE RESINA PRODUZIDA A PARTIR DO TRONCO E A ROBUSTEZ DO PRÓPRIO TRONCO, TEM SIGNIFICADO QUE NOS ÚLTIMOS SÉCULOS A SUA MADEIRA FOI AMPLAMENTE UTILIZADA NO FABRÍCIO DE NAVIOS E A SUA RESINA COMO UM ISOLANTE E COMO COMBUSTÍVEL.

VOCÊ RECEBE:

10 SEMENTES DE PINUS NIGRA SSP LARICIO (PINHEIRO NEGRO DA CÓRSEGA) + FRETE (FAVOR CONSULTAR)


NOMENCLATURA BOTÂNICA: PINUS NIGRA SSP LARICIO (CÓRSEGA)

NOME COMUM: PINHEIRO CÓRSEGA, PINHEIRO LARÍCIO CÓRSICO, CORSICAN PINE, PINHEIRO NEGRO DA CÓRSEGA

FAMILIA: PINACEAE

ORIGEM: FRANÇA (CÓRSEGA) E ITÁLIA (ITÁLIA (CONTINENTE), SICILIA)

ALTURA: 40 - 50 METROS

LUMINOSIDADE: PLENO SOL, SOMBREAMENTO PARCIAL

CLIMA: VER DESCRIÇÃO


PINUS NIGRA SSP LARICIO DA CÓRSEGA TEM UMA DISTRIBUIÇÃO LIMITADA NO MEDITERRÂNEO: FRANÇA (CÓRSEGA) E ITÁLIA (APENINOS, SICILIA).


A POPULAÇÃO GLOBAL DESTA SUBESPÉCIE É NATURALMENTE DIVIDIDA EM SUBPOPULAÇÕES DISJUNTAS, DAS QUAIS A CÓRSEGA É A MAIS CONHECIDA E MAIS EXTENSA, FORMANDO ARQUIPÉLAGOS EM GRANDE PARTE DAS MONTANHAS CENTRAIS DA ILHA. OUTROS GRANDES ESTANDES ESTÃO NA CALÁBRIA, NO SUL DA ITÁLIA. SUBPOPULAÇÕES MENORES ESTÃO NO LESTE DA SICÍLIA (MONTE ETNA) E ESPALHADOS POR TODA A METADE SUL DOS MONTES APENINOS.


O PINHEIRO DA CÓRSEGA É UMA IMPORTANTE ÁRVORE DE MADEIRA (QUALIDADE EXCEPCIONAL), MAIS HOJE EM DIA NOS PLANTIOS FLORESTAIS DO QUE NA SUA EXTENSÃO NATURAL. É A SUBESPÉCIE DE PINUS NIGRA QUE TEM SIDO MAIS FREQUENTEMENTE INTRODUZIDA NOS PAÍSES EUROPEUS (ESPECIALMENTE NO REINO UNIDO) E EM OUTROS CONTINENTES, PRINCIPALMENTE NO HEMISFÉRIO SUL. TAMBÉM É AMPLAMENTE PLANTADA COMO UMA ÁRVORE ORNAMENTAL EM PARQUES E FAZENDAS.


ATUALMENTE VÁRIAS LOCALIDADES DESTE PINHEIRO ESTÃO SITUADAS DENTRO DE ÁREAS PROTEGIDAS.


UMA ESPÉCIE NOTÁVEL POR SUA GRACIOSA SIMETRIA, RAMIFICAÇÕES MAIS ABERTAS E MENOS DENSAS E FOLHAS COMO AGULHAS FLEXÍVEIS MAIS LONGAS (8 - 15 CM) VERDE, SEMPRE-VERDE.


A ÁRVORE É PIRAMIDAL QUANDO JOVEM, EMBORA TENHA UMA COROA MAIS LARGA E REDONDA, QUASE EM FORMA DE UM GUARDA-CHUVA QUANDO MADURA. A CASCA É CINZA CLARO A MEDIANO, E AS PLACAS DE CASCA SÃO MAIORES QUANDO COMPARADAS AO PINUS NIGRA SSP NIGRA. É PROFUNDAMENTE ESTRIADA E MUITO DECORATIVA, ESPECIALMENTE EM ÁRVORES MAIS ANTIGAS. OS GALHOS SÃO LARANJA-ACASTANHADOS. AS FOLHAS AGULHAS SÃO MAIS CLARAS E NITIDAMENTE MENOS RÍGIDAS DO QUE EM P.NIGRA SSP NIGRA. FLORES AMARELAS E PERFUMADAS. OS CONES PENDENTES CASTANHOS CLAROS ESTÃO PENDURADOS EM PARES OU SOLITÁRIOS (5 - 10 CM).


ESPÉCIE QUE RESISTE MUITO BEM ÀS MUDANÇAS DE TEMPERATURA. É ENCONTRADO DE 600 METROS A 2.000 METROS DE ALTITUDE, E REGULARMENTE PASSA POR CONSIDERÁVEIS MUDANÇAS TÉRMICAS QUE PODEM IR DE (30 º C ) OU MAIS NO VERÃO, A (-15 º C) OU MENOS NO INVERNO. ADEQUADA PARA DIVERSOS TIPOS DE SOLO E TAMBÉM CRESCE EM SOLO CALCÁRIO. TOLERANTE A SALINIDADE E VENTOS MARÍTIMOS E NÃO É SENSÍVEL À POLUIÇÃO DO AR.


A GRANDE QUANTIDADE DE RESINA PRODUZIDA A PARTIR DO TRONCO E A ROBUSTEZ DO PRÓPRIO TRONCO, TEM SIGNIFICADO QUE NOS ÚLTIMOS SÉCULOS A SUA MADEIRA FOI AMPLAMENTE UTILIZADA NO FABRÍCIO DE NAVIOS E A SUA RESINA COMO UM ISOLANTE E COMO COMBUSTÍVEL.


EXEMPLAR MAJESTOSO, UMA ÁRVORE BELÍSSIMA.

Visualizações: 147 (Cód. 439506)

Produtos Relacionados