Publicidade
Classificados
Produtos relacionados Espiga de Milho

Guandú -MATSUDA (Cód. 250094)

  • Guandú -MATSUDA
Preço Sob Consulta


Visitas: 400


Loja Exclusiva do Vendedor
Compartilhar
Descrição


Guandú -MATSUDA



Cajanus cajan cv. Caqui 
( GUANDÚ )  


Fertilidade do solo: Baixa, média e Alta
Forma de crescimento: Arbustivo
Altura: 2 a 3 m
Utilização: Pastoreio, banco de proteína, adubo verde
Digestibilidade: Muito boa
Palatabilidade: Muito boa
Precipitação pluviométrica: Acima de 500 mm anuais
Tolerância a seca: Alta
Tolerância ao frio: Média
Teor de proteína: 10 a 14% na MS
Consorciação: Depende da finalidade
Profundidade de plantio: 3 a 4 cm
Ciclo vegetativo: Anual, bianual ou semiperene até 3 anos
Produção de forragem: 8 a 14 t MS/ha/ano
Fixação de Nitrogênio: 90 kg/ha/ano
 

ORIGEM

 

Da África Tropical Ocidental e cultivado na Índia desde a antigüidade.

 

CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS

 

Leguminosa arbustiva com folhas alternadas trifolioladas; folíolos largos e ovais (oblonco-elípticos), folíolo terminal peciolado, enquanto que os laterais são sésseis; pubescência acentuada em todos os folíolos, de coloração verde-escura (da parte posterior) e acinzentadas (parte anterior); inflorescências em racemos menores que as folhas, formando panículas sobre pedúnculos erguidos; flores amarelas ou amarelas com estrias castanhas e com várias sementes (4 a 7). Sementes de coloração variável: marrom (claro, escuro), acinzentada, às vezes com pintas avermelhadas, creme, roxa. Facilidade de polinização cruzada.


 

CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS

 

Planta anual, bianual ou semiperene, atingindo de dois a três anos quando podada anualmente, que cresce bem em solos tropicais e subtropicais, com bastante resistência à seca. Temperaturas médias mais favoráveis entre 20 e 30º C. Requer ao menos 500 mm anuais de precipitação. Algumas variedades têm apresentado certa resistência ao frio, embora não suportem geadas fortes. É planta de dias longos (fotoperíodo longo). 

Tem apresentado bom desenvolvimento em solos arenosos e argilosos. Não tolera umidade excessiva nas raízes. É pouco exigente quanto à fertilidade, desenvolvendo-se em solos com pH de 5,0 a 6,0. Condições de elevada fertilidade repercutem em altas produções de fitomassa. É planta rústica que pode ser utilizada como adubação verde, produtora de grãos ou forrageira rica em proteínas para a alimentação animal.

É recomendável o plantio a partir de setembro até dezembro nos locais onde ocorrem geadas em abril/maio; e locais onde não ocorrem geadas pode ser plantado até o mês de março. Em condições de baixa temperatura(-3º C) perde as folhas e em condições mais extremas pode morrer.

O plantio poderá ser exclusivo ou consorciado com milho, mandioca, etc. ou ainda, intercalado às frutíferas (Citrus, macieira, etc.) e a outras culturas perenes.

O plantio em linha e sozinho, normalmente recomenda-se um espaçamento de 40 a 60 cm, com 15 a 20 sementes por metro linear, o que representa 50 a 70 kg de sementes/ha e consorciado usar espaçamento de 0,7 a 1,5 m entre linhas, com 10 a 18 sementes/m com 20-50 kg/ha. Quando a lanço, a quantidade de sementes poderá ser um pouco maior. No plantio com matraca, recomenda-se 2 a 3 sementes por cova, espaçadas em 20 cm uma da outra, com 25 kg/ha. Para consorciar com forrageira colocar 1,5 m entre linhas e 0,5 m entre plantas e 2-3 sementes por cova. O peso das sementes é de 134 gramas.
Há possibilidades do ataque da lagarta das folhas e flores (Heliothis virescens) e das vagens (Acanthoscelides obtectus); em termos de doenças, algumas plantas poderão sofrer ataques de Fusarium sp.
-  Para adubação verde, as plantas deverão ser manejadas no florescimento (140 a 180 dias) com roçadeira, rolo-faca ou incorporação pela aração;
-  Para alimentação animal, segundo Seiffert e Salerno (1.986), os trabalhos experimentais de manejo para corte grande têm indicado que as melhores produções de forragem são obtidas quando a planta é colhida a cada 30 dias e o corte efetuado de 40 a 60 cm acima do solo (altura do joelho). Esse processo garante que ocorra abundante rebrota após cada colheita de forragem.
-  Caso sejam plantados cultivares de guandú de porte alto (2,0 a 3,5 m) entre
as fruteiras, em função da competição por luz, recomenda-se que, ao atingirem 1,0 a 1,2 m, se faça um corte de 15 a 20 cm na extremidade superior. Repete-se essa operação por 3 a 4 vezes e, após o último corte, a massa vegetal deverá, preferencialmente, ser deixada na superfície como cobertura morta.
Para produção de semente deve-se utilizar um espaçamento de 0,6 a 1,5 m entre linhas com 10 a 15 sementes por metro linear. Plantando-se preferencialmente em janeiro, há uma tendência do lenho ficar mais fino facilitando a colheita mecânica.
A maturação do guandú normalmente não é uniforme. Pode ser colhido através de automotriz (plantas de caules não muito grossos). Os cultivares de porte anão poderão ser colhidos mecanicamente sem qualquer problema. A colheita das vagens poderá, em algumas situações, ser manual. Posteriormente são secas em terreiros e trilhadas ou beneficiadas através da golpes de "mangual" ou haste de madeira, ou do movimento de vaivém de trator de pneu sobre as vagens.
Produz em torno de 1.000 a 2.000 kg de semente/ha e pode ser armazenadas em condições ambientes por mais ou menos 1,0 a 1,5 ano.

 

VANTAGENS

 

O guandú é uma planta com capacidade de fixar elevada quantidade de nitrogênio e produzir uma fitomassa bastante satisfatória. 

Pode ser empregado:
-  Como adubação verde;
-  Em rotação e associação de cultivos;
-  Em consorciação com gramíneas anuais;
-  Em cultivo intercalar a culturas perenes (café, frutíferas);
-  Como banco de proteína;
-  Na alimentação animal (pastejo, corte da planta verde, silagem e fenação);
-  Na produção de grãos (alimentação animal e alimentação humana).

É uma planta que apresenta sistema radicular com grande capacidade de reciclar nutrientes no solo. Sua raiz pivotante, A sua forragem, bastante apreciada pelos animais, apresenta, na fase de florescimento, teores que variam de 10 a 16% de proteína bruta.
As variedades de porte anão possuem caule tenro, razoável uniformidade de maturação e boa adaptabilidade, além das facilidades para a colheita mecanizada. O manejo do guandu-anão para adubação verde deve ser entre 90 a 100 dias. O ciclo completo é de aproximadamente 140 dias.

Atualizado em 22/05/2017
 


Fale com vendedor
Ver Empresas de Frete


Atenção! O MF Rural não se responsabiliza pela venda deste produto "Guandú -MATSUDA" que é de responsabilidade exclusiva do anunciante.

O MF Rural não realiza intermediação das vendas e compras, trocas ou qualquer tipo de transação feita pelos usuários deste Site, tratando-se de serviço exclusivamente de disponibilização de mídia para divulgação.

A transação é feita diretamente entre as partes interessadas.

Cabe ao consumidor assegurar-se de que o negócio é idôneo antes de realizar qualquer transação.

Ao negociar com qualquer pessoa ou empresa, sugerimos que não efetue qualquer pagamento através de transferência bancária ou outro tipo de pagamento sem a garantia da entrega do bem que está negociando.



Perguntas

Pergunta:
2/12/2018 19:32:11
Olá. Favor cotar preço de semente guandu BRS Mandarim, para 10 ha de chão. Frete, para esse CEP, quantos dias para entregar. obirgado, att. Alzemar

Pergunta:
26/11/2018 16:07:39
[Moderado]

Pergunta:
23/10/2018 13:11:08
PREZADO SENHOR, ESTOU PRECISANDO COMPRAR SEMENTES DE FEIJÃO GUANDU PARA UTILIZAR EM PROJETOS DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS. COMO DEVO FAZER E QUAL SERIA O PREÇO DO QUILO. ATT, GUILHERME DE CASTRO GAMA ENG. AGRÔNOMO

Pergunta:
22/10/2018 9:23:26
Preciso de sementes para plantar 3 alqueires vc tem ?

Pergunta:
27/9/2018 13:22:26
Gostaria de cotaçao para compra de sacas de 60kg

Pergunta:
22/9/2018 23:34:43
Gostaria de saber o valor do kg? É a variedade brs mandarim da embrapa? Obrigado

Pergunta:
12/9/2018 10:01:19
Olá, preciso de 60 kg de feijão guandu, para recuperação de área, e 40 kg de feijão de porco, para entrelinhas de citurs. Favor enviar cotação com frete.

Pergunta:
7/9/2018 10:52:23
Qual valor com frete para buri obg.

Pergunta:
25/8/2018 9:51:01
gostaria de saber preço da semente do feijao guandu

Pergunta:
28/5/2018 9:04:23
gostaria do contato para negociação.

Pergunta:
26/2/2018 17:50:36
Qual o menor pacote e qual o preço com frete para a minha localização?

Pergunta:
11/12/2017 11:12:11
Tenho interesse me passa o contato

Pergunta:
16/10/2017 18:59:40
Gostaria de saber qual representante mais próximo na minha regiao

Pergunta:
21/6/2017 18:49:45
Olá, gostaria de cotar 30 kg de semente para plantio do guandu de preferencia o mandarim, seria possível entrega em Alfenas-mg.Obrigado.

Pergunta:
14/6/2017 9:36:00
Prezado bom dia, Gostaria de saber qual a quantidade mínima de semente, pois gostaria de fazer uma experiencia em minha região e verificar sua adaptação. (o preço tb). Att. Rosimar Marchiori

Pergunta:
13/6/2017 17:29:44
Gostaria de saber o preço do guandu (2000 kg)? E se vocês​ entregam aqui, na fazenda?

Pergunta:
13/6/2017 16:41:39
Qual o valor da semente de feijão guandú? Agradecido

Pergunta:
10/6/2017 17:57:20
preciso de sementes de legumonosas e inoculantes

veja todas as perguntas

Faça também busca por: Guandu Guandu -MATSUDA MATSUDA

Leguminosas em Álvares Machado

Leguminosas em São Paulo




Esta página contém anúncios de Guandú -MATSUDA.

O MF Rural é um site de anúncios de compra e venda de produtos agrícolas para todo Brasil, com relação de ofertas de insumos ou produtos agropecuários de interesse do produtor rural. Podem ser encontrados(as) produtos rurais usados ou novos com preços, fotos, vídeos, disponibilidade, cidade, estado de localização, quantidade e outros.

O sistema MF Rural é diferente de sistemas de classificados onde os produtos simplesmente são apresentados com alguns dados e os interessados em comprar ou vender entram em contato para realizar negócio. No MF Rural o sistema é de Mercado Físico, logo, todos os anúncios devem estar com valor de venda e caso um comprador queira negociar a mercadoria, através de nosso portal, ele consegue os dados como nome, telefone, cidade e e-mail do vendedor anunciante. Assim o interessado comprador decide como irá fechar negócio, se vai pagar preço à vista, à prazo, em parcelas, financiado, como vai ser o transporte ou frete, quem vai pagar o valor do frete, se vai levar em transporte próprio, enfim, todos os detalhes de uma negociação normal com revenda, loja ou particular.

Os produtos são separados por categorias, mas também por marca, tamanho, modelo, localização, preço, região, novos ou usados, etc. Criamos também páginas onde as ofertas ficam separadas por estado, ou município do Brasil. Veja em Guandú -MATSUDA

Muitas pessoas usam o MF Rural para pesquisar preços de Guandú -MATSUDA e conseguir fazer melhores negócios, adquirindo produtos mais baratos ao alcance de um clique. Essas pessoas procuram normalmente na internet pelos sites de busca onde encontrar, onde achar ofertas de algum produto, e fatalmente acabam caindo no site MF Rural, onde tem um grande número de anúncios bem diversificados. Muitas vezes encontram e conseguem adquirir produtos de qualidade, barato e com bom preço e condições que normalmente não encontrariam no comércio ou mercado local.

Portanto caso você pense algum dia, "quero vender" ou "quero comprar" produtos rurais, acesse sempre o site MF Rural, onde a comercialização ocorre entre os próprios negociantes e onde você pode encontrar muitas informações a respeito de mercado de Guandú -MATSUDA, assim como algumas notícias ou informativos da agricultura ou pecuária no Brasil. Com pouco trabalho você coloca toda sua produção à disposição de produtores rurais ou pessoas do Agronegócio de todo Brasil.

Na lavoura, no campo, na roça, na fazenda, no sítio, na chácara ou até mesmo em meio à sua plantação ou pastagem você consegue hoje acessar todas as ofertas rurais que estão no site MF Rural, através de um celular ou tablet conectado à Internet. Isso é cada vez mais tendência e o MF Rural coloca tudo isso disponível em seu próprio bolso. Também poderá encontrar Leilões de gado on-line, bovinos, equinos, ovinos, caprinos jumentos, e também Leilão de trator, máquinas e implementos agrícolas.

No MF Rural é muito fácil Comprar e Vender.



Guandú -MATSUDA